Em Attack on Titan EP 70 conhecemos o MENTIROSO! Se no episódio 68 vimos mais sobre os Soldados Voluntários e a construção do poderio bélico da ilha Paradis, e no episódio 69 nos deparamos com o “Argumento Correto” e mais sobre a família de Mikasa, aqui temos um episódio densamente emocional!
3 procedimentos de Zeke para proteger a Ilha do “Rugido da Terra”
Attack on Titan EP 70 se inicia com Gabi fingindo ter uma espécie de ataque de pânico para então matar o soldado brutalmente a base da pedrada/madeirada ~foi bem pesado~ e fugir da cela com Falco. Ambos sem direção vagam por toda a noite correndo pelas florestas da Ilha Paradis e Falco questiona Gabi sobre a faixa de identificação que ela ainda carrega.
Aqui notamos o quão Gabi está cegamente tomada pelo ódio por seu próprio povo, a jovem quando tem sua identificação arrancada pele seu amigo diz aos berros: “Eu sou uma boa Eldiana! Se eu não tiver isso, eu vou me tornar igual aos demônios desta ilha!”. Vale frisar que já falamos mais sobre esse Ciclo de ódio que é presente na obra.
É curioso que esse episódio nos remete a chegada de Reiner a sua casa depois de muitos anos, quando ele está sentado na mesa com seus parentes e acaba os humanizando (os demônios da Ilha) e Gabi fica chocada com aquelas informações. Mas como todo mundo gira, agora Gabi se encontra na pele da “Boa Eldiana” que está tendo que conviver com o seu povo e fica relutante em acreditar que de fato aqueles cidadãos são iguais a eles, ou seja, não são demônios.
A situação se torna ainda mais intensa quando Falco e Gabi se infiltram na casa de um fazendeiro e passam a conviver com eles e fazer parte de sua rotina, o que até arranca uma faísca de humor em ambos. Porém todo esse teatro quase acaba após Gabi ficar frustrada por Kaya ter falado que todos ali presentes eram órfãos que sofreram com ataques dos titãs há alguns anos atrás.
Gabi então com todo seu argumento carregado de rancor e puro ódio ~totalmente alienada e extremista~ é pega de surpresa quando Kaya os perguntam se eles ensinam esse tipo de coisa em Marley. Kaya então revela que havia escutado a conversa deles anteriormente e a fim de mostrar que aquele povo que vive ali não é o que os Marleyanos falam, a jovem mostra onde sua mãe foi comida viva por um titã.
Como se a cena não pudesse ficar mais mais tensa e com uma trilha sonora extremamente carregada, Kaya releva ao espectador que ela foi a criança salva por Sasha, que foi assassinada a sangue frio por Gabi ~ai, meu coração~. Enquanto os flashs são mostrados, Kaya confronta Gabi perguntando a jovem o motivo pelo qual os Eldianos ali da Ilha Paradis tinham que sofrer por algo que ocorreu há muitos anos atrás ~o que obviamente deixou Gabi sem resposta~.
Em um momento desesperado, Gabi que se encontra sem argumentos revela que há pouco tempo “eles” destruíram a sua cidade e então Falco revela que na verdade há quatro anos tudo isso ocorreu por conta de uma missão de reconhecimento de poder e se desculpa com Kaya por todo esse ocorrido ~Falco cristalzinho sem defeitos~.
Kaya a fim de tentar mudar a opinião que a Gabi (Mia) tem formada sobre os Eldianos da ilha revela que aprendeu um ensinamento com Sasha: “não abandonar quem não têm para onde ir”. Então do mesmo jeito que Sasha fez por ela, Kaya revela que eles foram convidados para um restaurante onde trabalha uma pessoa de Marley ~seria o Nicolo? Lembrem-se que no episódio passado ele apareceu mostrando um certo vinho para Griez~ e que deseja levar eles para que consigam achar uma forma de voltar à Marley.
Em contrapartida no núcleo de Marley temos Reiner acordando assustado após o ocorrido ao lado de Porco e Pieck. “Seria melhor que tudo isso fosse um sonho” diz Porco quando Reiner o questiona sobre o paradeiro de Gabi e Falco. Magath os revela que eles investigaram o corpo do Titã Bestial e descobriram que a morte de Zeke foi armada e que ele provavelmente deveria ter se aliado às forças inimigas, além de ter dado informações da tecnologia de Marley.
O núcleo final do episódio vemos a Nação Hizuru parabenizando “à ilha mais perigosa do mundo” com relação ao sucesso da operação externa em Marley e apresentando o primeiro avião anfíbio do mundo que utiliza gelo explosivo como combustível.
Por fim os rumores que Eren foi confinado e os soldados voluntários foram presos tomam forças e Hange se vê em uma posição para lá de complexa ao ser questionada pela população que está do lado de fora do quartel.
Hange revela que a situação mudou e diz que tudo que ela está fazendo nesse momento é para o bem do povo de Eldia, e então segue até a sala onde decreta a prisão de Holger, Wim, Louise e Floch por terem espalhado essa informação ~o bonde extremista, meu pai!~.
Ao guiar Louise para cela, Mikasa escuta da jovem ~que agora está com um semblante feliz~ que ela não se arrepende de ter descumprido as regras militares, pois a vitória é o objetivo do esquadrão de reconhecimento. Mikasa ao escutar Louise falando, diz para jovem parar de falar sobre isso, apesar dela se inspirar na própria Mikasa e ao final dessa “conversa”, Mikasa é tomada pela lembrança do dia em que Eren a salvou.
O ponto mais importante desse episódio é quando Pix revela que há 10 meses, na festa de inauguração da linha férrea no distrito de Trost o responsável por observar Yelena foi alterado repentinamente, Floch Forster. E durante o banquete, ele a levou até um alojamento próximo que ficava apenas a algumas dezenas de quilômetros da residência de Eren Jaeger. Curiosamente a partir desse momento o Eren começou a agir de forma independente. Eita, que climão, hein?!
Com Reiner propondo que eles devem realizar um ataque surpresa na Ilha Paradis o quanto antes Attack on Titan EP 70 se encerra. Quem devemos odiar? Do que devemos guardar rancor? No próximo episódio: “Quem conduz”.
No próximo episódio veremos a fuga de Gabi e Falco da prisão. Os episódios dessa nova temporada são lançados todos os domingos às 17h45 no site da Crunchyroll.