Attack on Titan EP 72 | Crítica – No episódio passado tivemos a revelação do verdadeiro idealizador dos planos que estão movendo Eren. Se lembram que no episódio 69 falamos sobre o Marleyano Griez e o conselho de Nicolo por um certo vinho? Pois bem, essa realmente foi uma das engrenagens principais do episódio 72!
Se em Attack on Titan EP 71, vimos um episódio extremamente denso politicamente, em Attack on Titan EP 72 temos revelações que deixam qualquer um a ponto de arrancar os cabelos!
O episódio já se inicia com um flash narrado por Zeke, que a pedido de Levi conta sobre o misterioso armamento gasoso. Esse gás estratégico contém o fluido espinhal de Zeke, e de acordo com o próprio, os súditos de Ymir que inalarem esse gás ~até mesmo em pequenas quantidades~, se enrijecem logo em seguida.
Essas pessoas então tem a liberdade de seus corpos roubadas e perdem suas consciências, o que as tornam marionetes de Zeke; “Assim quando são mandados para a coordenada onde está o poder dos titãs através do “caminho”.
É revelado então que esse é o motivo pelo qual os titãs do vilarejo Ragako moviam-se conforme as ordens de Zeke. É interessante notar que em toda a conversa entre Zeke e Levi, é notório que o portador do Titã Bestial não tem um pingo de empatia por aqueles que já foram exterminados. Zeke sem muito esforço para tentar convencer Levi do contrário se apoia no argumento que causou toda essa dor porque não queria que eles descobrissem que a sua verdadeira intenção era restaurar Eldia ~será mesmo?~.
Quando Zeke revela a Levi que está a espera de Eren para começarem os testes, o capitão revela que esse também é seu desejo, mas ambos são interrompidos por uma notícia para lá de chocante ~que a Facção Jaeger é quem tem o controle dentro das muralhas~. A fim de instigar ainda mais o espectador, a direção optou por nos levar ao núcleo que intitula esse episódio, as “Crianças da Floresta”.
Como tinha sido revelado no episódio passado, Kaya revelou para Gabi e Falco que nesse restaurante eles encontrariam um representante que os ajudaria a voltar para Marley, mas por força do destino Gabi desabafa com ninguém menos que Nicolo, o cozinheiro que tinha sentimentos por Sasha ~que ironicamente foi assassinada por Gabi~.
Toda essa situação ainda é agravada quando o esquadrão de Hange chega ao restaurante para conversar com Nicolo, já que eles estavam suspeitando dos soldados voluntários, como havia dito no episódio passado. O que torna a situação ainda mais tensa foi quando Nicolo tira das mãos de Jean um vinho que era oferecido apenas para soldados de alta patente.
Esse mesmo “vinho” que Nicolo arranca das mãos de Jean de forma rude para botar um ponto final nessa história, ele acerta Falco com uma garrafada quando Gabi relata que foi ela quem assassinou Sasha a sangue frio do dirigível.
Em uma cena comovente e de desespero, o pai de Sasha quebra o famoso ciclo de ódio que Gabi e Eren estão perpetuando e revela que deseja que tudo isso mude, o que deixa Gabi em extremo choque, já que a jovem sempre foi criada para um propósito. Com todos ali estarrecidos com o ocorrido, Kaya é tomada pela raiva e tenta dar uma facada em Gabi, mas surpreendentemente é parada por Mikasa que retira a jovem da sala juntamente com Armin.
Chegando na sala ao lado, Gabi insiste em seu apego ao ódio e tenta inflamar a raiva pelo o assassinato cometido, porém Mikasa e Armin se negam a dar continuidade e deixam claro para Gabi que não é esse o caminho que eles querem trilhar.
Nicolo em contrapartida, arrependido de suas ações recentes, revela que naquela garrafa de vinho que acertou na cabeça de Falco ~e escorreu para a boca do jovem~ continha fluido espinhal de Zeke. Ao tocarem nesse assunto, somos levados ao núcleo onde Levi recebe a notícia sobre Eren e sua Facção. É levantada a hipótese que esse plano pode ter sido elaborado por Zeke e executado por Eren e Yelena.
Nesse cena temos um dos pontos altos do episódio que é Levi pensando em todas as vezes que arriscou sua vida e a de seus companheiros para salvar Eren, pois achava que ele era a esperança da humanidade. Toda essa cena se torna ainda mais impactante devido a escolha do diretor de refletir nas árvores ao fundo alguns eventos passados.
Retornando ao núcleo do restaurante e a reta final do episódio, Nicolo diz que desde o primeiro navio de reconhecimento, eles sempre vieram cheios desse vinho ~apesar da viagem ser curta e não precisar dessa quantidade de álcool~. É revelado que desde quando a posição de Nicolo como cozinheiro se estabilizou, foi dito à ele por Yelena para servir esse vinho para as mais altas patentes do exército.
Após essa revelação, nos ficamos sabendo que na verdade ela não estava trabalhando sozinha, como disse no episódio passado na conversa com Pixis, e sim com diversos outros soldados voluntários e outros infiltrados. Connie preocupado com toda essa situação começa a se perguntar se os Eldianos que bebem o fluido espinhal do Zeke ficam “enrijecidos”, mas essa informação foi passada por Zeke, que agora teve sua credibilidade totalmente desestabilizada.
Afinal, o efeito dessa mentira é imenso, como disse Hange. Se eles não viram o primeiro sintoma que seria o enrijecimento, eles provavelmente devem ter bebido o fluido espinhal sem nem ao menos perceber. Vale ressaltar que o fluido espinhal de Zeke até o momento foi usado como golpes estratégicos de invasão e destruição de cidades, e é nesse momento que temos um flash de 10 anos atrás quando Marley derrubou a capital de um país inimigo em uma noite ~agora não passa nem sinal de wi-fi~.
Como se não bastasse toda essa desgraça ocorrendo, Eren invade o restaurante com a sua Facção, e com sua mão cortada entra na sala onde estão Armin, Mikasa e Gabi ~dizendo que quer conversar~.
Floch rende o esquadrão de Hange para saber o paradeiro de Zeke com a ajuda de Griez que revela que Nicolo “se aproximou demais dos Eldianos”. Floch corrompido pela raiva e pelo ódio deixa “escapar” que estava ciente sobre o fluido espinhal e revela que os membros da Polícia Militar vão virar “idiota gigantes”, segundo suas próprias palavras.
No próximo episódio uma conversa tensa ~bem casos de família~ nos aguarda, com direito a prisão do grupo de Hange pela Facção Jaeger. A “Selvageria” nos espera! Os episódios dessa nova temporada são lançados todos os domingos às 17h45 no site da Crunchyroll.