Attack on Titan EP 75 | Crítica – Após o episódio 73 de Attack on Titan ter sido interrompido devido a um terremoto no Japão e no último domingo os episódios 73 (Selvageria) e 74 (A Única Salvação) terem sido exibidos no mesmo dia, agora chegou a vez do episódio final dessa primeira parte da última temporada de Attack on Titan.
Vale lembrar que já foi confirmado que a segunda parte da temporada final de Attack on Titan tem previsão de estreia para a temporada de inverno de 2022, ou seja, podendo estreiar entre janeiro e março.
Em Attack on Titan EP 75 vemos agora a guerra “no Céu e na Terra”. No episódio 74, Zeke falou mais sobre o funcionamento do seu fluido espinhal e teve seu verdadeiro plano “desmascarado”. O episódio 75 se inicia exatamente onde o anterior se encerra, na cena em que Zeke ative a lança e acaba se explodindo junto com a carroça e Levi, deixando o futuro dos personagens em aberto.
Um ponto que vale destacar é que Floch e seu grupo juntamente com Hange que está como “prisioneira” escutam o barulho da explosão, pois estavam muito próximos do local onde Levi havia parado a carroça, o que consequentemente deixou todos em choque e assustados.
A cena da lança trovão foi de tirar o fôlego, com uma animação que valorizou o ambiente, temos Zeke caído na chuva seu corpo do tronco para baixo completamente explodido se perguntando se aquilo seria a calmaria que ele tanto almejou. Logo após vemos um titã ~misterioso~ se arrastando pelo campo e inserindo Zeke em seu estômago recém aberto.
Após a abertura somos levados ao núcleo de Yelena e seu exército, onde ela e Pixis tem uma nova conversa, porém agora em posições diferentes. Ao lado de Onyankopon, ela ironicamente pergunta a Pixis se agora ele entendeu a situação atual e o que está ocorrendo no distrito de Shiganshina.
É durante essa conversa que o Comandante espertamente faz uma rápida sacada, ele compreende rapidamente o uso dos lenços (e sua importância por cores) no braço e ainda faz uma comparação com a demarcação usada em Marley. Vale frisar que ingeriram os vinho com fluido espinhal usam o pano vermelho, ou seja, aqueles que foram forçados a obedecer. Novamente após um breve deslize ao escolher suas palavras, Yelena revela que o “mundo já teria sido salvo há muito tempo” se eles tivessem confiado neles.
Pixis então rapidamente entende que vão colocar Eren e Zeke em contato para ter um Rugido da Terra em grande escala e por fim executar o plano que nós espectadores descobrimos episódio passado, o “plano de eutanásia dos Eldianos”, já que eles acreditam que essa seria a única forma de trazer paz ao seu povo e ao mundo.
Depois somos levados a cela em Shiganshina onde estão Armin, Connie, Jean e Mikasa presos discutindo sobre a conversa que ocorreu com o Eren e o fato dele ter perdido sua compaixão ~e ter virado ou louco extremista~. Mikasa particularmente se recusa a falar diretamente sobre o que Eren disse para ela.
Yelena depois surge na cela onde estão os heróis de Shiganshina ao lado de Onyankopon e conta para eles sobre o plano de eutanásia, onde a mesma fala que deseja que não nascessem mais Eldianos, botando um fim na linhagem dos descendentes de Ymir. Nas palavras de Yelena: “Nosso verdadeiro objetivo não é uma coisa vazia, como nos vingarmos de Marley. Nos queremos livrar o mundo dessa reação de ódio em cadeia.”. É curioso notar que nessa frase temos o pilar de sustento da obra, o grande ciclo do ódio.
Após Yelena explicar que o plano de Zeke é para evitar que ocorra o sofrimento causado pela existência dos titãs nesse mundo, e mostrar toda a sua adoração pelos irmãos Jeager, ela conta que para poderem usar o “Rugido da Terra” como poder de dissuasão, eles vão manter a sucessão do fundador e da família real utilizando a rainha Historia.
É ai que então temos uma cena para lá de curiosa, Armin provavelmente finge estar emocionado com essa causa “nobre” e deixa Yelena comovida, mas aquela cena é interrompida pelos boatos de uma intrusa.
Na reta final do episódio somos levados ao núcleo onde está Gabi; e Eren ao querer usá-la de isca por sua proximidade com Falco e atrair o inimigo, logo é rendido por Pieck que finge estar ao lado dele e ser a favor de suas convicções. Eren então pede para que Pieck se dirija ao terraço e entregue a localização de seus companheiros.
Enquanto eles se dirigem ao terraço, Eren revela que Falco acabou ingerindo o fluido espinhal de Zeke que estava no vinho. Mais uma vez vemos Gabi carregada pela culpa, por ter causado isso ao seu amigo. Por fim Pieck antes de revelar sua verdadeira intenção, tenta obter informações sobre Zeke e o seu poder, mas ao notar que não vai conseguir alcançar esse objetivo ela põem o plano em ação.
É nessa hora que Galliard surge quebrando o chão e quase consegue engolir Eren de surpresa e por fim, e a verdadeira guerra se inicia! Com Galliard protegendo Pieck e Gabi, o sinalizador é disparado e os antigos companheiros de Marley chegam pelos ares.
“Eu não acredito em Marley. Eu acredito nos companheiros que vinham lutando ao nosso lado.” diz Pieck ao avistar os seus companheiros chegando para que comece a revanche pelo que ocorreu em Liberio.
Os episódios dessa nova temporada já estão disponíveis na plataforma da Crunchyroll.