Com o fim do segundo programa e a vitória do grupo de Akira, a recém-formada equipe se separa e avança para o terceiro programa. Em Caçador, conhecemos um novo tipo de competição por pontos que permeia uma disputa entre facções. É nesse cenário que Akira e Yuuri se reencontram.

Battle Game in 5 Seconds EP 04 | Crítica

Terceiro programa

Após se separar do resto de seu antigo grupo, Akira entra em uma sala escura com uma mesa no centro – em cima desta mesa há um smartphone. A voz de Yang ressoa em alto falantes, explicando que o terceiro programa é uma competição por pontos. Akira começará com 100 pontos e deverá atingir 1000 para avançar.

Uma porta se abre e ele se encontra em uma floresta. Yang fala novamente, dizendo que ele está no bloco A: pelos próximos trinta minutos, cada abate nesta área valerá 10 pontos. Sem hesitar, Akira decide fugir mas é emboscado por um homem loiro que diz que não deseja lutar, mas sim recrutá-lo.

O homem não tem tempo de explicar – um barulho estranho vem na direção deles e se trata de Yuuri, que está fugindo de um grupo estranho de quatro homens vestidos de vermelho. O homem loiro diz que eles fazem parte do grupo Vermelho e ele faz parte do grupo Verde.

Os homens em vermelho se chamam Red Dragon e também desejam recrutar novas pessoas para a equipe vermelha, especialmente Yuuri, já que ela é uma garota e aparentemente eles não tem muitas em seu grupo. O homem loiro se dispõe proteger Akira e Yuuri usando seu poder de transformar um galho em um arco com flechas infinitas.

Matsushita, um dos integrantes da Red Dragon, ativa seu poder e, para a surpresa de Akira, ele é capaz de usar um canhão. Akira também ativa seu poder e ambos atiram um no outro, criando uma grande explosão que os permitem fugir.

Battle Game in 5 Seconds EP 05
O grupo Red Dragon se apresentando.

Quartel General dos Verdes

Agora em segurança, o homem loiro se apresenta para Akira e Yuuri: seu nome é Katsuya Saitou. Ele explica que a maioria dos participantes do terceiro programa prefere jogar em grupos, e que o time Vermelho é o mais perigoso. Eles conversam um pouco, mas o que Akira quer mesmo é ver o que se trata esse time Verde, então os três partem.

Chegando no quartel general dos Verdes, eles não encontram bem o que esperavam – lá é uma verdadeira comunidade, com pessoas de diferentes idades trabalhando em plantações e construções. Há até um bebê que nasceu naquele vilarejo porque a mãe foi mandada para lá quando estava grávida.

Os três se dirigem até a sala de reuniões, e depois de um momento constrangedor entre Akira e Yuuri, que não achavam que se reencontrariam tão rápido assim, eles conhecem o líder do time Verde: Shirasagi. Akira imaginava que esse time deveria ter pessoas incrivelmente fortes e que seria a única possibilidade de manter um vilarejo desta forma, aceitando todos os tipos de pessoas que chegassem ali. Porém, não foi isso que encontraram a princípio.

Tanto Shirasagi quanto Katsuya se demonstram emocionados por terem dois novos membros no time, e inclusive choram quando descobrem qual é o poder de Yuuri – eles o classificam como um poder A+, enquanto o “canhão” de Akira é de nível A. Ambos seriam capazes de mudar o rumo das coisas.

Battle Game in 5 Seconds EP 05
Akira e Yuuri após se reencontrarem.

Batalha de facções

Shirasagi explica que o terceiro programa é centrado nos pontos que são ganhos no smarphone através de missões, que podem ser usados como moedas para adquirir as mais diversas coisas como materiais de construção, comida e até informações privilegiadas.

No início, alguns poucos times menores eram formados por ser mais fácil de dividir os pontos assim. Porém, em algum momento, um grande time se juntou e passou a atacar participantes sem seguir ordens de missões, formando uma espécie de reino para eles no local, sem intenção de passar para o próximo programa. O time Verde existe como uma forma de resistência contra a violência dos vermelhos. Ele também explica que existe um time Azul, mas que eles são neutros e não se envolvem.

Por isso, Shirasagi espera que os dois se juntem aos Verdes. Yuuri aceita prontamente, mas Akira hesita e se sente incomodado quando escuta que não tem escolha. Ele decide então ameaçar Shirasagi com seu canhão, que demora a aparecer, causando certa curiosidade no líder. Ele incita Akira a atirar, e o episódio termina com o clarão do canhão sendo disparado.

Battle Game in 5 Seconds EP 05
Akira ameaçando Shirasagi.

Veredito

Com uma virada no mínimo interessante de eventos, o enredo de Battle Game está se tornando cada vez menos clichê a medida que os episódios passam. A dinâmica de batalha por pontos permeada por uma guerra entre facções tem potencial para tirar mais dos personagens, fazendo com que eles sejam menos monocromáticos como no início do anime.

Também é interessante ver a adição de personagens com mistérios em ambos os lados, fazendo oposição a Akira – ele não pode ser capaz prever tudo. A aparição de um vilarejo formado por vários tipos de pessoas lembra um pouco The Walking Dead, principalmente nesse cenário de confronto entre humanos que aparentemente não dão tanto valor a vida de outros.

Dito isto, nos resta esperar para ver se a expectativa de melhora irá se concretizar: tudo indica que sim, mas é sempre bom manter os pés no chão. Um ponto que tem se mostrado consistentemente positivo é a animação, que se mantém bastante expressiva e com cores vibrantes e que não dá indícios de piora. Vamos ver o que nos aguarda no próximo capítulo.

Battle Game in 5 Seconds tem novo episódio toda segunda, na Crunchyroll.