A Editora Intrínseca lançou em julho de 2021 o primeiro volume da Biblioteca Gaiman, reunindo cindo histórias do escritor Neil Gaiman adaptadas para quadrinhos por diferentes artistas. Assim como em outras de suas obras, o autor de Sandman, Orquídea Negra e outras narrativas fantásticas, trabalha com real e o mitológico de forma harmonica e natural em cada uma das histórias.

Antes de falarmos das histórias que compõe o compilado é importante comentarmos do trabalho gráfico feito pela editora. O material foi lançado em capa dura e papel de muita qualidade, com 288 páginas. Diferente de outros materiais que compilam histórias e trazem o mesmo formato de outros países, aqui temos um trabalho gráfico feito pela própria editora, sendo uma coletânea exclusiva para os leitores brasileiros.    

Parte do que torna o material exclusivo é também sua arte de capa, desenhada pelo quadrinista Shiko (Lavagem, Três Buracos, O Azul Indiferente do Céu), e com prefácio de Cris Peter (Pétalas). Como material extra o compilado é acompanhado por três marcadores e um poster com  a mesma arte da capa.

vol1

Falando das histórias

A história que abre o compilado é As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro”, com adaptação e arte de Shane Oakley. Na narrativa vemos um escritor em uma crise criativa, pois não consegue escrever uma fantasia, somente sobre a realidade que o cerca. Na sequencia temos duas histórias curtas desenhadas por Michael Zulli que compõe “Criaturas da Noite“. A primeira delas chamada Sacrifício que traz como protagonista um gato; e a segunda Filha das Corujas, que mostra a história de uma órfã.

A terceira história, adaptada por P. Craig Russel, se chama “Mistérios Divinos” e mostra um encontro casual de um homem com um andarilho que lhe conta a história do primeiro assassinato da criação. Sem dúvida é uma das melhores entre as cinco e a presenta um tom bem sério e que prende o leitor do inicio ao fim com o desvendar dos mistérios e os acontecimentos pelo qual o personagem passou. Também por Michael Zulli temos “A Verdade Sobre o Desaparecimento da Srta. Finch”, que narra a visita de u grupo de quatro amigos a uma apresentação no mínimo estranha.

Por fim, temos o “Arlequim Apaixonado”, por John Bolton. Em pleno dia dos namoras, um Arlequim encontra sua Arlequínea e  deixa em sua porta um presente surpreendente, um coração. Explorando o real e o fantasioso como ninguém e com uma arte que puxa para o foto realismo, temos aqui uma história curiosa e que impressiona pela imprevisibilidade e viradas além das esperadas.

Veredito

Não vale a pena se questionar se é válida ou não a leitura de Biblioteca Gaiman – Volume 1, pois as opções seriam sim ou com certeza. As adaptações estão muito bem feitas, as histórias são bem escrita e um prato cheio para os fãs de Sandman e das demais obras literárias do próprio Gaiman. Por mais que algumas delas se destaquem entre as favoritas, seria difícil elaborar uma lista em ordem das melhores. Cada uma trás um tom e propósito diferente, assim, tornando cada uma delas únicas.

Material cedido pela Editora Intrínseca