Quando a Ninja Theory anunciou Bleeding Edge, junho de 2019,  foi uma grande surpresa para boa parte dos jogadores. O estúdio vinha de games como DmC: Devil May Cry e Hellblade: Senua’s Sacrifice, ambos single player, com foco na história e bastante polidos. Com Bleeding Edge o foco foi dado para o multijogador e destoou bastante das produções anteriores. Nesta época o estúdio já estava sobe o guarda-chuva da Microsoft, porém o desenvolvimento do game já vinha ocorrendo anterior a compra da empresa.

Após períodos de teste, sendo os mais recentes o closed beta em fevereiro e março de 2020, o jogo foi lançado em 24 de março de 2020 para as plataformas Xbox One e PC. Aqui no Megascópio você pode conferir as impressões do período de testes que foi disponibilizado para os assinantes do Xbox Game Pass. No jogo, duas equipes de quatro jogadores se enfrentam para cumprir a missão do modo de jogo  e vencer a partida. Bom, já sendo feitas algumas considerações anteriormente, aqui será feita uma análise mais completa da versão lançada do game.

Modos de jogo

Assim como em sua fase de testes, o lançamento do game ocorreu com apenas dois modos de jogo. São eles: Captura de Pontos e Depósitos de Células. A Captura consiste em pontos específicos do mapa, que são liberados de tempos em tempos, em que o time deve dominar para fazer pontos. O primeiro time que conseguir acumular 600 pontos de dominação ganha a partida. O depósito de células funciona basicamente da mesma maneira, porém ao invés de capturar pontos, deve-se pegar capsulas pelo mapa e depositar nos locais determinados. A equipe vencedora será a que depositar 50 capsulas primeiro. Os jogos ocorrem em cenários com diferentes temáticas, mas no geral todos pode ser explorado na forma horizontal, e um pouco na vertical, possuindo armadilhas que podem matar ou tirar boa parte da vida do personagem atingido.     

Personagens e suas builds

No lançamento estão disponíveis 11 personagens, sendo 3 da classe tanker, 3 suportes e 5 assassinos. Um novo tanker, chamado Mekko, já foi anunciado mas não lançado. Os personagens possuem funções que são necessárias dentro do time e cada um deles apresentam habilidades e características diferentes, assim como, variadas dificuldades de gameplay. É válido comentar que a interação entre os jogadores é fundamental para o sucesso da partida, assim, as classes são complementares e caso alguma delas falte no time a partida pode ser comprometida. Entretanto, caso seu time não possua um suporte, por exemplo, não se preocupe, porque os personagens podem ser trocados no meio da partida e o time se readequar de diferentes formas.

A personalização também é bem interessante no game, sendo possível não só customizar a aparência, mas também formas de melhorar o conjunto de características do personagem e seu ataque especial. Com o uso de chips, os jogadores podem melhorar aspectos como a movimentação, ataque e defesa do personagem, bem como deixar pronta três configurações de chips que podem ser alteradas antes da partida começar. As melhorias são liberadas ao subir de level com os personagens.

Problemas e problemas

Mesmo sendo bastante divertido, o jogo apresenta alguns problemas que afetam diretamente a jogabilidade. Um dos deles é a falta de balanceamento dos personagens, assim, apesar das proposta de cada personagem ter sua própria jogabilidade, o equilíbrio de poder de ataque e vida podem ser balanceados. Um bom exemplo deste desequilíbrio é a personagem Buttercup (tanker) e Maeve (Assassina).   Buttercup é uma personagem indicada para novos jogadores, lenta e com bastante vida e ataque, enquanto que Maeve é indicada para jogadores mais experientes, tem bem pouca vida e habilidades fortes. Um exemplo de balanceamento seria diminuir o ataque da Tanker e melhorar um pouco a vida da Assassina, para assim, as personagens ficarem mais equilibradas e dentro de suas funções.

O outro problema é mais grave e mexe mais com a impressão do jogador do que o balanceamento. O caso é que os servidores do game estão com uma atraso e consequentemente a movimentação e ataques são afetados. Então, é comum que durante a batalha ou na movimentação os personagens se teletransportem. Isso mexe com a jogabilidade e frusta o jogador, podendo causar mortes ou derrotas por culpa do próprio jogo.    

Bleeding Edge é um jogo com boa jogabilidade, os personagens são atrativos, cenários dentro do padrão para o estilo de jogo e tem um potencial muito grande para compor o cenário de e-sports. A interação entre os jogadores é fundamental, pois os personagens se complementam e apresentam diferentes variedades em relação a suas complexidades. Um ponto alto do game, além das interações, é uso de chips e os diferentes slots para configurar as builds dos personagens.

Mesmo com muitos pontos positivos, o jogo está com prolemas relacionados ao balanceamento e atrasos nas partidas que fazem com que os personagens se teletransportarem pelo mapa. Ambos os problemas afetam bastante a experiencia do jogador e pode mexer drasticamente com a impressão sobre o game. Isso pode ser corrigido para melhorar a gameplay e fazer com que o total do jogo possa ser aproveitado.

NOTA: 2,8/5