Ele está de volta! Após quatorze anos do primeiro filme, o melhor jornalista do Cazaquistão retorna com muitas ações duvidosas e engraçadas. Entretanto, abordando temas sérios de uma forma primorosa. O longa Borat: Fita de Cinema Seguinte de 120 minutos foi lançado no Amazon Prime Vídeo e conta com a Sasha Baron Cohen como Borat Sagdiyev e Maria Bakalova no papel de Tutar Sagdiyev, filha do repórter. A direção está ans mãos de Jason Woliner.
Enredo
A trama tem início mostrando as repercussões do primeiro filme. Por ter envergonhado seu país, Borat é enviado a um gulag. Certo dia ele é chamado voltar a ativa em uma missão para trazer de volta a honra a seu país. Sua tarefa é simples, ele será enviado para os Estados Unidos para entregar um presente especial para Mike Pence.
Agora livre, ele descobre que foi rejeitado pelo seus filhos, mas ainda lhe resta uma filha que fica amarrada em um estábulo. Já em seu destino ele descobre que o macaco morreu e sua filha veio na caixa que transportava o animal. É importante destacar que o filme foi gravado e é situado no período da corrida eleitoral americana de 2020 e durante a pandemia de Covid-19.
Humor, absurdo e constrangimento
Assim como outros filmes de Sasha Baron Cohen, a continuação de Borat apresenta duas estruturas: uma totalmente roteirizada, onde todos os participantes estão cientes da cena, e outra que os demais envolvidos acreditam ser uma situação do dia-a-dia.
As cenas com figurantes se passam no Cazaquistão, mostrando sua vila e o plano de sua viagem. Já as cenas gravadas de forma espontânea apostam em falas absurdas que elevam expõe pensamentos correntes em sociedades e grupos a níveis alarmantes. Fica nítido o constrangimento dos envolvidos e como isso se torna engraçado pela ótima interpretação do personagem.
A falas de Borat chegam a tal ponto que fazem teóricos da conspiração acharem que as ideias propostas pelo personagem são incomestíveis e sem noção. Além disso, temos uma ótima com Rudy Giuliani, o advogado de Donald Trump e ex-prefeito de Nova York, pego em uma das “pegadinhas” de forma extremamente constrangedora.
Um filme necessário
A camada de comédia deixa claro a mensagem que quer passar e não tem medo de de abordar assuntos delicados. Entre eles estão a reescrita da história com as redes sociais, a situação da mulher, aborto, os movimentos anti vacinas, xenofobia, entre outros. Por trás de cada cena e cada riso fica o desconforto de saber que é real.
Veredito
Borat: Fita de Cinema Seguinte é um filme divertido e que traz críticas cabíveis ao mostrar absurdos que são considerados “normais”. A atuação de Sasha Baron Cohen e Maria Bakalova são impecáveis e traz credulidade aos personagens que estão vivendo. Além disso, o jogo de câmeras é muito bem feito e muitas vezes ficamos nos perguntando como foi possível obter ótimas imagens em situações inusitadas em que os envolvidos não sabiam inicialmente que estavam sendo filmados. Se vale apena assistir? Com certeza!
Nota: 5/5
Cabine Virtual: Imprensa