Colocar diversos personagens de jogos diferentes em uma arena para batalharem não é novidade. O que realmente faz a diferença nos jogos deste gênero de jogos é o quão carismático os personagens conseguem ser fora de seu universo base e o funcionamento das mecânicas individuais e de cenários. Seguindo essa linha, em 10 de setembro foi lançado Bounty Battle, desenvolvido pela Dark Screen Games e distribuído pela Merge Games, para as plataformas PC (via Steam), Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch.

Em sua construção de universo  o jogo reúne diversos personagens de jogos indies e os coloca para batalhar com um visual 2D inicialmente convidativo. Sua história – assim como outros jogos do gênero – não é o foco principal e os eventos que os reúne servem apenas como uma desculpa para a conclusão da proposta. Mas e quando a proposta é boa, porém com uma execução problemática? Vamos falar mais sobre isso então …

A salada de personagem

Entre os personagens encontrados no jogo estão protagonistas de jogos independentes bastante famosos como: Dead Cells, Blasfemous, Jotun, Deaths Gambit, Guacamelee!,  Darkest Dangeon e outros. O mais interessante da presença destes personagens é o seu design – bem fiel ao jogo original – e suas habilidades que visualmente parecem diferentes, porém apesar de se relacionam com as que são mostradas nos jogos originais elas modificam pouco a jogabilidade de cada um deles. Assim, apesar de visualmente diferente os golpes se mostram genéricos, respeitando apenas o alcance de ataque de cada personagem.

Normalmente quando se fala em jogos de luta deste gênero é comum encontrarmos cenários que se diferenciam por ações que ocorrem durante a luta, como algo que cai do céu ou até mesmo a rotação do ambiente. Entretanto este não é o caso de Bounty Battle. Com referencias aos diversos personagens, as arenas servem apenas como um lembrete da mistura já que nada de diferente acontece de um para o outro.  

Problemas e mais problemas

Se os problemas se limitassem ao quão genérico é o jogo, creio que ainda sim seria divertido. Porém, temos poucos modos de jogo e falhas graves que atrapalham diretamente a jogabilidade. Em relação aos modos de jogo estão disponíveis: tutorial, modo arena, torneio, desafio e multijogador local (com tela dividida). Cada luta pode ocorrer com até quatro personagens com possibilidade de ser cada um por si ou em duplas. O problema dos modos de jogo é que eles parecem o mesmo o tempo todo,  mesmo escolhendo as diferentes opções.

Já em relação à jogabilidade ocorrem problemas mais graves como comandos que não correspondem a tempo, falha nas animações de ataque e queda de quadros de uma forma drástica durante a luta. Além disso, as interfaces de menus e escolha de personagens possuem um efeito que de tempos em tempos passa uma faixa alterando as cores, lembrando televisores antigos mal sintonizados. Esse efeito é incomodo e não acrescenta nada no visual/proposta do jogo.

Veredito

Bounty Battle é um jogo com uma proposta interessante, porém recheado de problemas que o torna praticamente injogável mesmo para fãs das  franquias que tem  seus personagens presentes.

Plataforma: Xbox One

NOTA: 1,0/5

Cedido por: Merge Games