A Nintendo lançou em 19 de junho o remaster do sétimo game da série Burnout, intitulado Burnout Paradise e lançado em 2008 para as plataformas PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Para os fãs de rock vale ressaltar que o nome e mapa do jogo foram inspirados no clássico Paradise City da banda Guns n’ Roses. Depois 12 anos seu lançamento, o jogo desenvolvido pela Criterion Games, ainda é um dos melhores títulos de corrida para os fãs do gênero, pois se mantem na lista de “TOP 10 GAMES DE CORRIDA” em uma geração com vários concorrentes de peso.

No início ele explica a cidade de Paradise City e te da algumas instruções do que fazer no jogo para manter sua habilitação com maior reputação. Mesmo sendo um game de corrida nem sempre os objetivos são apenas correr e ficar em primeiro lugar, o jogo traz diversos modos para você se divertir na cidade.

A clássica Colisão

Em Burnout a colisão é essencial, na maior parte do jogo você precisa causar acidentes para ganhar corridas e até carros novos. Tal mecânica já é conhecida na série, mas não deixa de ser algo um pouco bizarro mesmo que agrade quem gosta de jogos mais “punk” quando se trata de automobilismo.

Um modo que chama bastante a atenção quando se fala em colisão é o “Marked Man”. Neste modo o objetivo é alcançar um certo ponto sofrendo o menor número de colisões possíveis, porém outros dois carros farão de tudo para tirar você da pista e dar de cara em um muro ou em outro carro pela rua. Lembrando que o jogador não está indefeso, pois é possível revidar e tentar explodir o carro que te persegue, fazendo um jogo mais justo.

As cenas dos impactos são realistas, sendo o respawn do carro inimigo a única coisa que pode incomoda alguns jogadores, pois os carros inimigos aprecem misteriosamente ao lado sem nem aparecerem antes no retrovisor. Apesar de dificultar a gameplay vale lembrar que  estamos falando de um game de 2008 com apenas os gráficos remasterizados.

Manobras, atalhos e supersaltos

Drifts não ficaram de fora dessa e o jogador pode fazer derrapadas longas, buscar bater seus próprios records e buscar sempre melhorar suas habilidades. Também existem lugares específicos para certo tipo de manobras ou corridas, alguns atalhos secretos e até mesmo objetivos difíceis de encontrar.

Durante a corrida o jogador tem a opção de seguir o caminho normal que está no mapa ou entrar numa esquina desconhecida que pode te levar até a vitória ou te afastar bastante dela. O mapa não tem uma rota marcada, ele indica apenas a direção que o objetivo está e você que se vire pra chegar até la. Os corredores bots conseguem adivinhar o caminho exato até o objetivo, o que faz jogadores os seguirem e quando o alarme de proximidade da chegada toca basta ativar o turbo e acabam ganhando a corrida, algo estratégico e que pode ficar repetitivo.

Os picos de adrenalina do game são as “Supers Jumps” que são rampas enormes onde você pega velocidade e pula por cima de uma ponte ou até mesmo prédios e casas, saltar rende pontos e a descoberta de novos lugares para pular.

É hora da reparação!

Burnout teve alterações gráficas, mas ainda faltou melhorias na sua imersão com algumas animações e uma certa atenção aos detalhes que faltaram na versão original. Um exemplo que pode ser citado é a reparação e reabastecimento de combustível nitro. Caso seu carro esteja danificado é só passar em uma calçada com uma placa de “reparo de automóveis” e ele estará novo. A mesma mecânica aplicada ao turbo que é recarregado automaticamente apenas passando em um determinado ponto. As ações acontecem sem nenhuma animação ou outra forma de representação. O sistema de ir até um Junkyard para escolher seu novo carro é realmente uma falha, algo que poderia ter sido alterado para o Remaster.

Veredito

Burnout Paradise Remaster é bem divertido, traz vários modos pra você se divertir além das corridas tradicionais. Sua melhoria gráfica faz uma grande diferença, porém ainda há bugs, como objetos invisíveis, que atrapalham a corrida. Erros como esse ainda podem ser acertados com uma atualização pequena, lembrando que estamos falando de um game de 2008 com gráficos atualizados. O título pode ser encontrado na loja da Nintendo por  R$200, um valor muito alto pra um jogo que foi lançado a mais de 10 anos atrás com apenas gráficos melhorados.

NOTA: 4/5,0