Resgatando jogos com mais de 30 anos de idade, Capcom Fighting Collection reúne diversos títulos da produtora lançados no auge da era dos arcades e tivemos a oportunidade de conferir essa coleção, desde os jogos incluídos até as novidades de qualidade de vida implementadas.

Darkstalkers Saga

Darkstalkers é o grande destaque dessa coleção, ela traz todas as 5 versões que o jogo teve nos Arcades, incluindo duas versões que só haviam sido lançadas no Japão até então. Darkstalkers é um clássico que não precisa de apresentações. É um jogo extremamente charmoso e que foi e ainda é inspiração para outros jogos de luta.

Capcom Fighting Collection

De certa forma essa coleção de jogos mostra como foi no mínimo curiosa a forma como a Capcom lidou com Darkstalkers. Todos os jogos de Darkstalkers são basicamente revisões e adições em cima do jogo original, assim como foi com Street Fighter 2. Contudo, não existe uma “versão final” de Darkstalkers que contenha todos os personagens já que algumas versões do jogo favorecem a presença de alguns acima de outros.

Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition

Toda a coleção de jogos da Capcom é obrigada a ter uma versão de Street Fighter 2 e não é diferente com a Fighting Collection. Hyper Street Fighter 2: The Anniversary Edition seria basicamente a versão ultimate de Street Fighter 2 se não tivéssemos ganhado Ultra Street Fighter 2 no Switch alguns anos atrás.

Capcom Fighting Collection 

Nesta edição de Street Fighter 2 não só temos todas as adições de New Challengers como também temos a opção de escolher com qual versão de balanceamento podemos jogar. Anos atrás tivemos Street Fighter 30th Aniverssary Collection contendo 5 edições diferentes de SF2 e Hyper SF2: Anniversary Edition é uma ótima maneira de condensar todos esses jogos em apenas um.

Red Earth

Red Earth é um jogo realmente único. Contando apenas com 4 personagens jogáveis, Red Earth é na verdade, um jogo de luta singleplayer feito para os Arcades e que pela primeira vez está sendo portado para o PC e consoles. 

Um jogo de luta singleplayer nos arcades dos anos 90 por si só é um conceito louco de se imaginar. Todas as lutas durante a campanha são contra chefes e cada personagem tem sua história contada através de curtas cutscenes entre as batalhas. 

Capcom Fighting Collection

Há um sistema de progressão onde o seu personagem pode acumular experiência e desbloquear novos golpes à medida que ganha mais níveis. O jogo também provê uma senha para o seu personagem ser “salvo” para as suas próximas sessões.

Red Earth também foi o primeiro jogo feito para a placa CPS-3, a mesma que seria a casa de Street Fighter III. O jogo é absolutamente lindo mostra como foi grande o salto de uma placa para outra já que os outros jogos dessa coleção foram projetados para a CPS-2.

Cyberbots Fullmetal Madness

Cyberbots Fullmetal Madness é um daqueles jogos que é raro de se achar material sobre até hoje e só se tornou conhecido pois o protagonista, Jin Saotome, fez uma aparição em Marvel vs Capcom e talvez isso seja uma grande injustiça histórica? Como um jogo de luta onde os jogadores utilizam mechas pode ser tão ignorado tanto na época quanto hoje? 

Cyberbots é cheio de pequenos elementos que compõem os sistemas principais de gameplay que sua combinação acabam criando lutas que parecem terem saído direto de um anime de robôs gigantes. Desde um cenário que reage à ação na tela se tornando cada vez mais destruindo a medida que a partida avança, a possibilidade de usar “boosts” de movimento que proporcionam partidas mais energéticas, a escolha de pilotos que enchem a barra de super com a própria força de vontade e até desmembramento dos mechas que é semelhante a mecânica de desarmar em Samurai Shodown.    

Puzzle Fighter & Gem Fighters

Super Puzzle Fighter II Turbo e Super Gem Fighters Mini Mix são quase que uma duologia e a presença de Puzzle FIghter, que é essencialmente um Puyo-Puyo competitivo com personagens da Capcom, é quase que um abraço na parte da FGC que promove eventos competitivos de jogos que não são considerados jogos de luta até hoje sem sair nem um pouco do tema da coleção.

Capcom Fighting Collection

Já Super Gem Fighters Mini Mix pode até usar o nome e visuais de Puzzle Fighter, mas na realidade é uma grande carta de amor a todos os jogos dessa fase da vida da Capcom e que estão presentes nessa coleção, com uma abordagem bem casual e com mecânicas únicas. Gem Fighters possui apenas 3 botões e usá-los em combinações ou sequências diferentes geram diversos resultados além de sempre terem itens a serem colecionados pelo cenário e os movimentos especiais serem capazes de subir de nível à medida que você coleta mais gemas. É o jogo perfeito para jogar com os amigos e tirar umas risadas.    

Qualidade de vida, extras e online

A maior mudança de qualidade de vida nessa coleção, além da capacidade de salvar o jogo em qualquer ponto, é a introdução de um novo modo de treino em todos os jogos. Todos os jogos da coleção são basicamente uma versão sem tirar nem pôr do quê foram lançados nos Arcades e por isso não havia sido planejado a inclusão de um modo de treinamento quando esses jogos foram feitos décadas atrás.

O modo museu é realmente algo impressionante e muito curioso caso você seja fã dos jogos. O museu conta com literalmente mais de 500 artes e 400 músicas vindas de todos os jogos, desde artes promocionais até designs preliminares dos personagens, storyboards utilizados para as animações de certos ataques e também novas artes e músicas feitas para essa coleção.

Todos os jogos dessa coleção são agraciados com um modo online tendo rollback como a base para o netcode. Temos partidas ranqueadas, casuais e lobbies dentre os modos online disponíveis além da possibilidade de esperar por uma partida enquanto joga o modo arcade ou de treino de qualquer jogo disponível na coleção. Até o momento da publicação desta review, não tivemos como jogar os modos online da Capcom Fightinhg Collection para podermos avaliar a qualidade do netcode e matchmaking.

A coleção traz menus traduzidos para português enquanto os jogos estão intocados na sua língua original. Os menus traduzidos estão quase sempre presentes de alguma forma, logo é fácil se achar e navegar o jogo não deve ter um problema se você não domina o inglês.

Veredito

Capcom Fighting Collection é uma janela do tempo de como eram os Arcades nos anos 90, a coleção reúne muitos títulos que respiram todo o charme e encanto que havia em conhecer uma nova cabine no seu arcade local. A coleção apresenta uma seleção de títulos bem sólida tematicamente apesar de 5 deles serem só Darkstalkers. Red Earth, Cyberbots e Super Gem Fighters Mini Mix finalmente terem uma casa em consoles modernos e com suporte à rollback netcode é a verdadeira vitória dessa coletânea. 

Com o lançamento da Fighting Collection e de Street Fighter 30th Anniversary Collection, há esperanças que mais coleções de jogos de luta da Capcom possam acontecer. Talvez uma só com os jogos de um 3D como Star Gladiator e Rival Schools ou até mesmo uma VS Collection com Capcom vs SNK e Tatsunoko vs Capcom? 

Capcom Fighting Collection está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC via Steam.

*Chave para review concedida pela Capcom.