Desenvolvido pela Tamsoft Corporation e distribuído pela Bandai Namco Entertainment, Captain Tsubasa: Rise of New Champions é baseado na história do anime Captain Tsubasa, conhecido no Brasil como Super Campeões, muito conhecido e amado no país durante o fim dos anos 90 e começo dos anos 2000 e que teve um remake em 2018. O game adapta a história de Ozora Tsubasa, fanático por futebol que sonha em ser o melhor do mundo e levar o Japão ao topo da Copa do Mundo, em sua jornada no time da escola Nankatsu e na seleção juvenil japonesa.
História e Modos de Jogo
O modo campanha do game tem duas partes: o episódio Tsubasa e o episódio Novo Herói. O episódio Tsubasa conta a história do terceiro e último ano do protagonista na escola Nankatsu em sua busca pelo tricampeonato da Liga Juvenil, algo nunca antes alcançado por time nenhum.
Jogar esse modo é como assistir ao anime – são muitas cenas de diálogos bastante longos, que contam o dia a dia dos personagens, seus treinamentos e suas motivações, e pouco tempo de gameplay de fato, as partidas sendo bem fáceis uma vez que o jogador se acostuma com a jogabilidade.
Já o episódio Novo Herói permite que o jogador personalize seu próprio personagem e escolha uma entre três escolas para começar sua carreira: o Colégio Furano, que tem como destaque seu capitão Matsuyama; o Colégio Musashi, onde o gênio Jun Misugi é o principal jogador; e o Colégio Toho, que tem o atacante Kojiro Hyuga, principal atacante do time e rival de Tsubasa.
As opções de customização de personagem não são muito variadas, mas um ponto positivo é que o personagem feito pelo jogador aparece nas cenas de diálogo e interage com os outros personagens do time, sendo possível escolher suas falas em alguns momentos específicos.
Independente da escolha de rota, a história central gira em torno de participar de uma competição chamada Liga Novo Herói e vencer, se destacando para ser chamado para a seleção japonesa e participar do campeonato mundial juvenil.
Já no campeonato mundial, a seleção japonesa enfrenta os times mais fortes do mundo, como Brasil, Alemanha e França, sendo possível, após finalizar o modo pela primeira vez, escolher uma rota que leve o jogador a enfrentar a Alemanha, o Brasil ou os EUA na final.
Além desses dois modos de jogo, é possível jogar partidas contra amigos offline, em um versus local, e também partidas online, além de modos de treinamento e de edição de times. Apesar disso tudo, o fator replay não é muito atrativo, já que o jogo não oferece muitas variações de jogabilidade.
Jogabilidade e Gráficos
A jogabilidade do game é basicamente a mesma de qualquer outro jogo de futebol, com o acréscimo do estilo de jogo mostrado no anime, onde os jogadores realizam jogadas e chutes especiais – esse é um ponto alto do jogo, ver os chutes feitos no anime sendo feitos por você mesmo.
Outro ponto interessante do jogo está nos carrinhos e empurrões que nunca resultam em falta – em alguns momentos o jogo parece mais com um jogo de luta do que de futebol. Mas apesar de relativamente divertida, a jogabilidade é bem travada e é frequente o jogador dar um comando e o personagem não responder a tempo.
Já os gráficos estão bem abaixo da capacidade gráfica da geração e do próprio traço do anime, e é possível perceber essa diferença nas cenas de diálogo feitas com a engine do jogo e nas cutscenes, que usam cortes do anime. É comum também ocorrerem bugs e slow downs, principalmente durante as partidas.
Conclusões
O jogo tem muitos defeitos, principalmente com cenas de diálogos longas demais, gráficos abaixo do potencial da geração e falta de variedade na gameplay. Apesar dos problemas, ainda consegue ser um jogo relativamente divertido, principalmente para aqueles que são fãs do anime original, permitindo aos jogadores viver e relembrar um pouco da história de Ozora Tsubasa, seus amigos e seus rivais. Captain Tsubasa: Rise of New Champions já está disponível para Playstation 4, Nintendo Switch e PC via Steam.
Nota: 3,0/5,0
Cedido por: Bandai Namco