Desenvolvido pela Tamsoft Corporation e distribuído pela Bandai Namco Entertainment, Captain Tsubasa: Rise of New Champions é baseado na história do anime Captain Tsubasa, conhecido no Brasil como Super Campeões, muito conhecido e amado no país durante o fim dos anos 90 e começo dos anos 2000 e que teve um remake em 2018. O game adapta a história de Ozora Tsubasa, fanático por futebol que sonha em ser o melhor do mundo e levar o Japão ao topo da Copa do Mundo, em sua jornada no time da escola Nankatsu e na seleção juvenil japonesa.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions

História e Modos de Jogo

O modo campanha do game tem duas partes: o episódio Tsubasa e o episódio Novo Herói. O episódio Tsubasa conta a história do terceiro e último ano do protagonista na escola Nankatsu em sua busca pelo tricampeonato da Liga Juvenil, algo nunca antes alcançado por time nenhum.

A grande final do campeonato juvenil do Japão é um embate entre Tsubasa e seu rival, Hyuga.

Jogar esse modo é como assistir ao anime – são muitas cenas de diálogos bastante longos, que contam o dia a dia dos personagens, seus treinamentos e suas motivações, e pouco tempo de gameplay de fato, as partidas sendo bem fáceis uma vez que o jogador se acostuma com a jogabilidade.

Apesar do pouco tempo de gameplay, as disputas ainda são muito divertidas.

Já o episódio Novo Herói permite que o jogador personalize seu próprio personagem e escolha uma entre três escolas para começar sua carreira: o Colégio Furano, que tem como destaque seu capitão Matsuyama; o Colégio Musashi, onde o gênio Jun Misugi é o principal jogador; e o Colégio Toho, que tem o atacante Kojiro Hyuga, principal atacante do time e rival de Tsubasa.

Apesar das escolhas possíveis, não há muitas mudanças na história da rota escolhida, exceto pelo time em si e os acontecimentos com os membros do time.

As opções de customização de personagem não são muito variadas, mas um ponto positivo é que o personagem feito pelo jogador aparece nas cenas de diálogo e interage com os outros personagens do time, sendo possível escolher suas falas em alguns momentos específicos.

Existem algumas opções engraçadas, como colocar óculos de sol no personagem.

Independente da escolha de rota, a história central gira em torno de participar de uma competição chamada Liga Novo Herói e vencer, se destacando para ser chamado para a seleção japonesa e participar do campeonato mundial juvenil.

Katagiri é o responsável por organizar o torneio e escolher os representantes da seleção japonesa.

Já no campeonato mundial, a seleção japonesa enfrenta os times mais fortes do mundo, como Brasil, Alemanha e França, sendo possível, após finalizar o modo pela primeira vez, escolher uma rota que leve o jogador a enfrentar a Alemanha, o Brasil ou os EUA na final.

A seleção alemã está entre os adversários mais fortes do jogo.

Além desses dois modos de jogo, é possível jogar partidas contra amigos offline, em um versus local, e também partidas online, além de modos de treinamento e de edição de times. Apesar disso tudo, o fator replay não é muito atrativo, já que o jogo não oferece muitas variações de jogabilidade.

Jogabilidade e Gráficos

A jogabilidade do game é basicamente a mesma de qualquer outro jogo de futebol, com o acréscimo do estilo de jogo mostrado no anime, onde os jogadores realizam jogadas e chutes especiais – esse é um ponto alto do jogo, ver os chutes feitos no anime sendo feitos por você mesmo.

O chute de trivela de Tsubasa é provavelmente a primeira coisa que vem à cabeça quando se fala em Super Campeões.

Outro ponto interessante do jogo está nos carrinhos e empurrões que nunca resultam em falta – em alguns momentos o jogo parece mais com um jogo de luta do que de futebol. Mas apesar de relativamente divertida, a jogabilidade é bem travada e é frequente o jogador dar um comando e o personagem não responder a tempo.

Hyuga é um jogador particularmente violento, que talvez se desse muito bem sendo personagem de Jump Force.

Já os gráficos estão bem abaixo da capacidade gráfica da geração e do próprio traço do anime, e é possível perceber essa diferença nas cenas de diálogo feitas com a engine do jogo e nas cutscenes, que usam cortes do anime. É comum também ocorrerem bugsslow downs, principalmente durante as partidas.

Conclusões

O jogo tem muitos defeitos, principalmente com cenas de diálogos longas demais, gráficos abaixo do potencial da geração e falta de variedade na gameplay. Apesar dos problemas, ainda consegue ser um jogo relativamente divertido, principalmente para aqueles que são fãs do anime original, permitindo aos jogadores viver e relembrar um pouco da história de Ozora Tsubasa, seus amigos e seus rivais. Captain TsubasaRise of New Champions já está disponível para Playstation 4, Nintendo Switch e PC via Steam.

Nota: 3,0/5,0

Cedido por: Bandai Namco