Que tal se tornar o monstro e tocar o terror em uma base secreta para ficar forte e achar a saída? Bom … Esse é um breve resumo de Carrion. O jogo, lançado em julho, foi desenvolvido pela Phobia Game Studio e distribuído pela Devolver Digital para PC, Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch. Ele foi incluso ao catálogo do Xbox Game Pass juntamente com seu lançamento.
Em sua história controlamos uma massa amorfa que acabou de se libertar de seu cativeiro em uma base de experimentos científico. No controle da criatura o jogador deve explorar a base e encontrar uma forma de sair de lá e para isso destruir tudo pela sua frente e evoluir. Parte dessa evolução consiste em adquiri novas habilidades e consumir os humanos que estiverem no seu caminho. Dado a introdução, que tal detalharmos mais sobre o visual impactante do jogo e sua ótima jogabilidade?
Uma representação visual marcante
O jogo é graficamente simples e segue um padrão de pixel arte para os ambientes e demais personagens que existem dentro da base. Os ambientes são bastante diversificados e cada uma das áreas podem ser consideradas únicas e diferenciáveis, o que ajuda muito na navegação pelo mapa. Os personagens distribuídos pela base seguem um padrão bastante claros e funciona muito bem para mostrar a função e o nível de ameaça que apresenta.
O ponto alto do visual dos personagens é o monstro que controlamos, pois o aumento de sua massa corporal é muito bem feito e as suas mudanças de estado são rápidas. Por exemplo, ao adquirir a habilidade de se transformar em ambientes aquáticos o monstro faz uma mudança brusca de sua forma sem impactar a parte que ainda não está submersa. Além disso, ao enfrentar os npcs espalhados pela base o cenário se modifica com as marcas de sangue e mesmo em pixels a sensação de violência e terror causado é bastante impressionante.
Mecânica desengonçada e ágil
Com um deslocamento inicialmente desengonçado, o jogador deve se adaptar com a movimentação rápida e o controle dos tentáculos da criatura. Mesmo diferente, as formas de atacar, usar habilidades e percorrer os cenários são de fácil assimilação. Em determinados momentos, e ao adquirir a habilidade, poderemos possuir o corpo de npcs humanos que são fundamentais para abrir portas e vencer os inimigos de muitos cenários. Os humanos também servem como um recurso para a recuperação de vida da criatura ao serem consumidos.
Ao avançar no jogo novas habilidades são adquiridas , o que permite o acesso a novas áreas e resulta no crescimento corporal da criatura. A upgrade é adquirido um novo tipo de ataque e habilidade especial, entre eles espinhos para atacar oponentes e destruir barreiras e invisibilidade temporária. Para a utilização dos ataques especiais é utilizado como recurso eletricidade que pode ser obtida em caixas de energia. Mas nem sempre o tamanho da criatura é uma vantagem, pois para superar parte dos desafios e puzzles é necessário depositar parte da massa em um local específico e regredir sua habilidade para ativar alavancas ou passar por leasers, por exemplo.
Em pouco tempo de jogo já nos sentimos confortáveis em manipular a massa disforme pelo mapa. Nos acostumamos ao ponto de controlar um humano sentir falta de todo o acesso que a movimentação da criatura nos dá, mostrando também o quão limitado é a movimentação dos nossos inimigos por não poder se agarrar no teto ou puxar uma alavanca a uma certa distância.
Exploração
A exploração pelos cenários é intuitiva, mesmo que pareça deixar o jogador um pouco perdido pela ausência de mapa para guiar a jornada. Novas habilidades dará acesso a caminhos que você talvez já tenha tentado acessar, porém a estrutura do jogo só usa as indas e vindas no cenários quando necessário e trazendo um norte melhor para o jogador. Desta forma, cada área pode ser comparada a puzzle cujo objetivo é ativar os pontos para invadir a próxima área. O level design é bem feito e quando unimos o mapa e a forma de movimentação da criatura obtemos uma exploração divertida, prática e fluida.
Veredito
Carrion é um jogo que inverte o papel de presa e predador, assim, rapidamente o jogador se vê no controle de uma criatura que pode destruir praticamente tudo. Tal abordagem trouxe um sentimento de querer avançar cada vez mais, destruir as próximas áreas e obter cada vez mais poder para tornar a destruição mais eficiente. Suas mecânicas são de fácil compreensão, a jogabilidade é fluida e seu visual simples é cativante. A sua história é interessante e contada de forma fragmentada, o que torna o que torna o jogo misterioso e instigante.