Lançado em 05 de novembro, Chicken Police – Paint it Red foi desenvolvido pelo estúdio The Wild Gentlemen e distribuído pela HandyGames. O game chegou para as plataformas PC (via Steam), Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. Entre suas principais propostas está uma variação curiosa, porém muito focada na narrativa. Inicialmente, a escolha visual pode causar estranhamento, mas vencida a barreira o jogo se torna muito envolvente. Vamos entrar em mais detalhes desse noir animal?

A base do enredo

O enredo coloca o jogador assume o papel de Sonny, um detetive particular atormentado por acontecimentos de seu passado que mora em Clawville. Certo dia, com clima chuvoso e triste, o detetive vai para seu escritório e  recebe uma visita inusitada com uma proposta de trabalho muito suspeita. Apesar do início clichê do gênero este é apenas o começo. O game desenvolve bem o mundo e seus personagens, assim, transmitindo todo clima com uma mistura de tensão e humor sarcástico a essência da história.

Um noir animal

O “noir animal” é entendido de forma literal. Todos os personagens apresenta o corpo de humanos com cabeças de animas. Por exemplo, Sonny, o detetive, é representado com cabeça de um galo, enquanto que  Natahsa é uma gata. Da mesma forma temos personagens que são ratos, crocodilos, cabrito e outros. Inicialmente os personagem causam um choque visual, mas ao relacionar a antropomorfização de cada um deles com seu jeito de agir  e o papel que desenvolvem na sociedade, nos é apresentado uma outra dimensão além de simples animais.  

 As animações remetem bastante aos clássicos jogos de click point e se encaixam bem com a narrativa como um todo. Os cenários – e personagens –  apresentam uma variação de tons de cinza e preto com a utilização da cor vermelha mais intensa em momentos pontuais e significantes.  Esses elementos bem trabalhados, juntamente com a trilha sonora, passam o melhor de um cenário de época e correspondente ao gênero noir.

Chicken Police - diálogo
Chicken Police – diálogo

Diferentes formas, muitos diálogos

A gameplay é divida em três estruturas: a narrativa e exploração, FPS e investigação. Os momentos narrativos e exploração são basicamente os mesmos, pois a escolha de diálogos está relacionada com a observação do ambiente e descoberta de elementos que neles são encontrados. Já os momentos de FPS se apresentam em menor quantidade e são um pouco travados. Entretanto, é necessário para a construção da história cujo foco principal é o enredo.

Chicken Police FPS
Chicken Police – gameplay FPS

Os diálogos e interações com personagens geram informações que preenchem o caderno de pistas e fatos. Os fatos descobertos serão usados para o desenvolvimento dos diálogos e são fundamentais para a mecânica de investigação. Com ela relacionamos acontecimentos a lugares e personagens, assim, construindo conclusões.  

Chicken Police - perfil do personagem
Chicken Police – perfil do personagem

Veredito

Chicken Police – Paint it Red é um jogo surpreendente. Sua construção de mundo e personagens é boa, apresenta uma gameplay com diferentes mecânicas  para o gênero e prende a atenção do jogador. Além disso, o visual e trilha sonora são bem compostos e seu charme principal é o foco narrativo.

NOTA: 4/5

Cedido por: HandyGames