Crisis Core Final Fantasy VII Reunion | Primeiras Impressões – Com data de lançamento marcada para o dia 13 de dezembro de 2022, já estamos conferindo o tão aguardado Crisis Core -Final Fantasy VII- Reunion, que veio com a grande promessa de revitalizar a amada e clássica aventura do Soldier Zack Fair.

O título que foi originalmente lançado para PSP em 2007 carrega o grande legado do sétimo título da franquia e muitos fãs estão afoitos para descobrir se de fato essa repaginada vale a pena. Esse texto só conterá curiosidades gerais sobre o combate, dublagem, gráficos e algumas novidades notáveis presentes até o final do capítulo três do jogo.

Crisis Core -Final Fantasy VII- Reunion Primeiras Impressões
Reprodução/Square Enix

Sinônimo de Nostalgia

O jogo segue o enredo de seu título base, ou seja, ocorre sete anos antes dos eventos principais de Final Fantasy VII onde a Shinra governa Midgar, a cidade de Mako, exercendo um enorme nível de influência e poder militar. A trama é protagonizada pelo até então Soldier de segunda classe, Zack Fair. Zack, junto de seus superiores Angeal e Sephiroth, é enviado em uma missão para investigar o desaparecimento em massa se seus companheiros da Soldier.

Assim como já havia sido falado anteriormente, Crisis Core -Final Fantasy VII- Reunion agora apresenta dublagem durante todo o jogo. O elenco de voz já conta com as vozes apresentadas no Remake e novas escalações para personagens que até então não tinham sido apresentados nessa nova revitalização do clássico.

A boa e velha troca de mensagens, ou “Mails”, ainda está lá! Zack ainda recebe suas mensagens, dicas e ordens em seu icônico celular flip. E por falar em antiguidades queridas, a trilha sonora de Crisis Core ganhou um cuidado especial e todas as suas trilhas ganharam novos rearranjos de arrancar lágrimas.

Os antigos e novos fãs agora também vão poder aproveitar todos os mini-games dentro do Crisis Core de forma repaginada, e vale ressaltar que o jogo ainda utiliza batalhas “aleatórias” na exploração dos mapas até que Zack chegue ao seu objetivo.

Um fator que ainda pode afastar muitos fãs novos que a franquia conquistou no Remake é pelo jogo só contar com legendas e dublagens em inglês e japonês – tendo em vista que Crisis Core é um jogo abundante em tramas e subtramas.

Crisis Core -Final Fantasy VII- Reunion Primeiras Impressões
Reprodução/Square Enix

Proteja a sua Honra, Soldier!

O sistema de combate consiste em combinações de esquivas, uso de matérias, troca de alvos e ataques físicos. Crisis Core Reunion apresenta um adeus respeitoso ao combate de turnos do jogo original e apresenta uma mistura de ação intuitiva em tempo real.

Para os jogadores do Remake e fãs mais antigos certamente o modo “Hard” será mais atrativo, já que o “Normal” apresenta um nível de dificuldade bem baixa para quem já conhece os oponentes e suas fraquezas.

Já sobre as materias, elas podem ser facilmente equipadas com apenas um comando, no meu caso pressionando L1 já que testei no PlayStation 5. Pressionando esse botão, abrirá o seu menu de materias equipadas e o jogador poderá selecionar entre magias e habilidades que foram equipadas antes de entrar em um combate.

Crisis Core -Final Fantasy VII- Reunion
O combate está bem similar ao de Final Fantasy VII Remake, porém de forma simplificada –
Reprodução/Square Enix

O combate está bem similar ao de Final Fantasy VII Remake, porém de forma simplificada. Apesar desse fator ajudar os jogadores que já estão familiarizados com o Remake, ele deixa o jogador um tanto quanto mal acostumado. Quando o jogador aciona o uso de materias o tempo não desacelera, o que te força a memorizar cada espaço equipado enquanto a luta está ocorrendo em tempo real. As magias continuam usando o famoso MP, já as habilidades o AP.

A maior novidade em questão é o sistema exclusivo chamado “Digital Mind Wave”, que aciona efeitos aleatórios, como status aprimorados e a capacidade de usar os famosos “Limit Breaks” para todas as batalhas mais estratégicas. Esses ataques também guardam uma repaginada surpresa de acordo com os personagens e números presentes na roleta.

Crisis Core
O sopro nostálgico que os fãs do sétimo título da franquia estavam esperando – Reprodução/Square Enix

Uma revitalização necessária?

Com gráficos remasterizados em HD, controle total de câmera, novo sistema de combate e modelos de personagens repaginados – e algumas outras novidades, Crisis Core -Final Fantasy VII- Reunion é o sopro nostálgico que os fãs do sétimo título da franquia estavam esperando.

Assim como a maioria dos jogos produzidos pela Square Enix, Crisis Core Reunion também não apresenta nenhum tipo de sistema voltado para pessoas PcD.

Crisis Core -Final Fantasy VII- Reunion será lançado no dia 13 de dezembro de 2022 para PS4, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One, Nintendo Switch e Steam.

Key para PS5: Cedida pela Square Enix