Blasphemous 2 foi lançado no final de agosto de 2023, sendo desenvolvido pelo estúdio The Game Kitchen e distribuído pela Team17. O título chegou para as plataformas Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Com uma história carregada com um background religioso, o segundo game da franquia adiciona novas mecânicas em cenários bem trabalhados.
Narrativa
Sua narrativa mostra a volta do Penitente, não o mesmo do primeiro jogo, mas um novo no mesmo mundo, na terra de Cvstodia. Seguindo uma fórmula básica, devemos eliminar os líderes do culto que dominam a localidade e reestabelecer a predominância do milagre.
Por mais seja um plano de fundo para esta macabra aventura, é elogiável o desenvolvimento do universo como um todo. Quando lido com atenção, os diálogos conseguem explorar bem os personagens que existem neste mundo, aprofundando e deixando mais complexa uma história que perderia muito conteúdo caso permanecesse em uma estrutura superficial.
Mapas e Gameplay
Seguindo a lógica dos jogos metroidvanias, Blasphemous 2 apresenta sua exploração bastante semelhante ao primeiro game, com a diferença que o avançar nos mapas não levam somente a novas habilidades e upgrades, mas também a novas armas. Isso porque, quando começamos a campanha podemos optar por uma de três armas: Centella, Veredictoe Sarmiento e Ruego Al Alba. Elas são caracterizadas por:
- Centella: um kit de duas espadas caracterizadas por ataques rápidos e vinculada a eletricidade;
- Veredictoe Sarmiento: uma bola de ferro que possui habilidades de fogo;
- Ruego Al Alba: Uma espada vinculada a sangue e semelhante a espada Mea Culpa do primeiro game.
Além de habilidades e ataques distintos, cada uma delas permite acesso a áreas especificas do game. Assim, sendo funcionais para a resolução de puzzles, exploração de novas áreas e um forte fator de quais áreas o jogador terá acesso primeiro. Durante a exploração é necessário encontrar as outras duas armas para avançar nos cenários.
Voltando aos mapas, eles se apresentam memores em extensão em relação ao primeiro game, mas não menos interessantes. Cada um apresentando seu bioma e ambientação distinta, também estão recheados com inimigos bizarros e um pouco repetitivos. Os chefes apresentam design e movimentações únicas e se mantém bem desafiadores.
Na gameplay é passível de crítica a dificuldade do game. Por mais que a proposta seja mesclar mecânicas de metroidvania com soulslike, o segundo título flerta mais com o primeiro gênero citado. Permitir que o jogador pudesse escolher uma forma menos punitiva de jogar não seria um demérito, mas sim, uma forma de ampliar eu público ao torna-lo mais acessível.
Visual e trilha sonora
Se a gameplay e mapas chamam a atenção, a trilha sonora e a ambientação é parte fundamental para a imersão dos jogadores. Com ambientações 2D que trazem como inspiração localidades da Espanha, os cenários são detalhados e dignos de admiração, também trazendo elementos do catolicismo europeu e evocando elementos do gótico e renascentismo. Uma aspecto muito importante é a beleza visual apoiando a gameplay, que no caso aqui se mostra ao deixar claro pontos acessíveis e sinais gráficos não explícitos que induzem a exploração.
A trilha sonora se enquadra nestes elementos adicionando a tensão com composições certeiras para situar o clima de forma exata. Por exemplo, a escolha de uma trilha sonora mais melancólica e desesperançosa, como na Cidade do Santo Nome, e mudando sua intensão em batalhas com faixas que provocam desde urgência.
Veredito
Blasphemous 2 dá uma boa continuidade ao primeiro game e adiciona mecânicas muito interessantes. A variedade de armas gera combates ágeis e puzzles interessantes que normalmente levam a recompensas impactantes no game. Os mapas são variados e não muito longos, porém os inimigos são repetitivos. A trilha sonora combina bem com o design visual, conseguindo criar um clima que transmite toda a estranheza que narrativa se propõe.
Em relação a sua dificuldades, assim como o primeiro game, ele se mantém bastante desafiador, porém mais focado nos aspectos de metroidvanias. A adição de outras dificuldades seria muito bem vinda. Sua ganmeplay funciona bem e apresenta não só batalha memoráveis, mas também explorações divertidas e descobertas de habilidades recompensatórias.
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