Lançado em abril de 2024 para PC (via Steam), Busway Island chegou para os consoles Xbox e PlayStation em 10 de julho do mesmo ano. O game, que é desenvolvido pela Rising Moon Games e publicado pela QUByte Interactive, foca seu gameplay na resolução de puzzle e traz como cenários a ilha em que devemos levar ônibus e trens do ponto A ao ponto B.
Desafios graduais
Por Busway Island focar no gênero de puzzle, todo o seu foco se concentra em proporcionar ao jogador cenários com o mesmo objetivo: levar o ônibus, ou os ônibus, e às vezes o trem para seu destino. Para desenvolver a estrutura, o game utiliza-se de 35 ilhas – que representam as fases – e diferentes formas de transporte que são levados do ponto A ao ponto B.
Partindo desta premissa a proposta de Busway Island pode parecer repetitiva e com desafios que serão enjoativos. Porém, o jogo se destaca na forma com que aplica as dificuldades para resolução dos puzzles ao ponto que adiciona diferentes elementos de forma natural para a variação de jogabilidade. São eles: novas peças, veículos e estrutura básica do mapa. Estruturas essas que são utilizadas de formas modulares.
As novas peças e estrutura básica de mapa estão diretamente ligadas, isso porque, entre os mapas há variações de relevo que exigem novas combinações de peças e preocupações para seus direcionamentos. A adição destes elementos é feita de forma gradual, por exemplo, inicialmente é proposto um mapa plano, para então serem adicionadas elevações e peças que trabalhem as passagem de mais de um veículo por ela.
Falando em veículos, o outro elemento anteriormente citado são adições de veículos. As fases que inicialmente são compostas por um ônibus, ganham novas dificuldades com a adição do trem e também de outro ônibus. Essas adições fazem com o jogador elabore melhor o seu caminho e utilize as peças com mais precisão, já que os três veículos devem atingir seus respectivos pontos.
Puzzle relaxante
Se tem um elemento que também chama a atenção, esse elemento é a trilha sonora do game. Utilizando sons calmos e relaxantes, as músicas são agradáveis e ajudam a se concentrar na resolução dos desafios. Diferente de outros puzzles que buscam colocar pressão nos jogadores, aqui temos um jogo para relaxar e pela sua trilha sonora é passada a impressão que deixa o jogador à vontade para resolver os desafios em seu tempo.
Visualmente o jogo é bonito, mas simplista. Para a proposta apresentada o gráfico e comandos são funcionais e combinam bem para dar o enfoque no desafio de resolver os quebra-cabeças.
Veredito
Busway island é um jogo que cumpre de forma completa com sua proposta de ser um puzzle. O título balanceia bem a dificuldade entre as fases e consegue adicionar elementos de forma discreta que aumentam a complexidade da resolução. São exemplos destas adições o relevo, sinais para manejar a locomoção de trens e a adição de mais um veículo para ter seu trajeto direcionado. Assim, com a dificuldade gradual, ele é agradável e traz elementos desafiadores de forma natural.
Quanto ao seu visual, seus gráficos são interessantes e funcionais para a proposta do game. Como já mencionado, elementos como relevo e novos veículos no mapa ajudam a criar cenários variados dentro de uma situação que poderia cair em repetição chata. Além disso, sua trilha sonora combina bem com sua temática e traz um grau de relaxamento ao jogador pelo tom calmo de suas faixas.
Esses elementos tornam um game despretensioso muito interessante e com potencial de envolver os fãs de puzzle e também um público mais casual que busca um título para jogar esporadicamente. Assim, é uma indicação certa para sua biblioteca de jogos!
*Chave para review enviada pela QUByte Interactive para Xbox Series