Conscript foi lançado em 23 de julho de 2024 para as plataformas Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC (via Steam). O game foca em trazer para o jogador uma experiência retro em meio ao ambiente aterrorizante das trincheiras da Primeira Guerra Mundial.

Focando nisso, ele apresenta um horror bastante real e que é passado ao jogador pelas limitações de recursos e combates cadenciados em meio a visuais lowpoly e com câmera isométrica fixa.

Ambientação narrativa

Sua narrativa se passa no ano de 1916 durante a Primeira Grande Guerra, mais especificamente nas trincheiras da batalha de Verdun que ocorreu na França. Neste cenário, nosso protagonista se encontra desolado e cercado por inimigos enquanto busca encontrar o seu irmão que foi ferido e está em algum lugar da região das trincheiras.

A premissa simples é um dos charmes do jogo, que ao colocar o jogador em meio às trincheiras, abdica do terror sobrenatural e foca em elementos da guerra para a construção narrativa. Assim, a narrativa é contada por documentos e em partes pela evolução do cenários que sofre alterações devido a bombardeios e ataques inimigos ao avançar das missões.

House
Reprodução/Team17

Graças a união destes elementos, o mapa é um elemento vivo que é constantemente alterado. Isso faz com que mesmo passando repetidas vezes por uma região, ela não se torne enjoativa, já que novos desafios serão adicionados e será necessário as idas e vindas para encontrar os itens que precisamos para liberar novos caminhos.

Por exemplo, o mapa inicial apresenta alguns bloqueios, porém podemos encontrar balas de morteiros que podem destruir os entulhos. Outro caso é a presença de ratos nas trincheiras, que inicialmente vemos apenas as tocas, porém se não forem destruídas, se tornam presenças frequentes após o capítulo um.

Escassez e gerenciamento

As idas e vindas pelo cenário, como comentado anteriormente, se mostram propositais e trazem ao jogo elementos bastante conhecidos e vistos em títulos dos anos 90, como nos primeiros jogos da franquia Resident Evil. Este elemento nos faz ter mais atenção durante a gameplay para a obtenção de itens que podem ser combinados para gerar recursos ou criar ferramentas utilizadas para a abertura de caminhos. Isso porque além de chaves específicas, podemos precisar de isqueiro cujo uso só pode ser feito após encontrar diferentes componentes para fazê-lo funcionar.  

Falando em recursos, o game apresenta a mecânica de combinação para diferentes itens do jogo, não somente para itens chave. Por exemplo, podemos combinar diferentes tipos de pólvoras para criar munição, unir uma garrafa de álcool com tecido para fabricar armas arremessáveis, entre outros. Ainda sobre recursos, vale destacar que em qualquer dificuldade do jogo eles são limitados, o que traz o elemento de gerenciamento ao game.

O gerenciamento também não se limita a usar ou não o que é encontrado, mas também o que será carregado com nosso personagem. O protagonista apresenta um inventário limitado – que pode ser expandido com o mercador – e que quando cheio é preciso deixar itens nos baús nas salas de salvamento para pegar o que for encontrado. Os elementos citados neste tópico não são bons somente pelo fator nostálgico, mas sim, porque funcionam de forma efetiva e fazem sentido dentro do que é proposto no game.

Conscript - 1
Reprodução/Team17

Escolha seus combates

Em meio a recursos escassos e que devem ser bem gerenciados, temos um combate equilibrado e que pede cuidado do jogador. Mesmo que os inimigos não sejam encontrados em grandes hordas, os encontros são frequentes e contra pequenos grupos que podem ser letais. Dito isso, o jogo não te obriga a enfrentá-los e oferece pontos para se esconder e tentar passar despercebido, o que é interessante por permitir diferentes abordagens no combate ou em sua fuga.

Quando o assunto é variedade  para o combate temos diferentes tipos de armas e inimigos. Sobre as armas podemos utilizar desde armas brancas, como pá , faca e picareta, até as de fogo e arremessáveis do período em que Conscript se passa. As munições são encontradas com uma frequência boa, porém alguns inimigos exigirão bastante balas ou recursos, o que torna tudo bastante equilibrado. 

Já quando falamos dos inimigos estamos lidando com uma variação mais limitada, mas que se mostra suficiente à medida que são combinados nos diferentes ambientes com o avançar do game. A dificuldade proposta por cada um pode ser medida segundo seus uniformes, que indicam mais ou menos proteção.

Sobre a dificuldade, o jogo se mostra desafiador em praticamente todas. Porém, caso o jogador queira jogar ainda mais “a moda antiga”, é possível alterar as configurações e adicionar limite de salvamentos e outros aspectos que tragam um desafio ainda maior. 

conscript - 3
Reprodução/Team17

Veredito

Conscript tem um visual retro e uma narrativa interessante, que combina com sua proposta e gameplay. Sua ambientação na batalha de Verdun – que ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial – transmite a sensação claustrofóbica das trincheiras e intensifica a ameaça iminente pelos acontecimentos que se desenrolam com o passar do capítulo. A trilha sonora, ou sua ausência em alguns momentos dando lugar ao som ambiente, adiciona tensão e diferentes graus de preocupação com o que será encarado nos próximos espaços do mapa. 

Mesmo parecendo inicialmente travada, sua gameplay é funcional e de fácil assimilação. A sensação de lentidão passa ao ver combate cadenciados e com inimigos que prezam mais pelo desafio de serem derrotados do que quantidade. Outro ponto alto é o gerenciamento de itens, que lembra os primeiros jogos da franquia Resident Evil, não só pelo espaço limitado e baús, mas também pelo uso estratégico que tem que ser feito para avançar nos puzzles e para ganhar vantagens contra os inimigos.

Sem dúvida, Conscript é uma indicação certa e que vai te surpreender! Além disso, analisando o jogo como um todo, ele mostra que é possível criar um ambiente de terror sem elementos sobrenaturais. O uso da temática como foi aplicado aqui é inovador, aterrorizante e muito divertido. 

*Chave para review cedida por Team17

REVER GERAL
Narrativa
Gameplay
Ambientação
Imersão
Visual
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
critica-conscript-mostra-que-o-terror-nao-depende-do-sobrenaturalConscript tem um visual retro e uma narrativa interessante, que combina com sua proposta e gameplay. Sua ambientação na batalha de Verdun - que ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial - transmite a sensação claustrofóbica das trincheiras e intensifica a ameaça iminente pelos acontecimentos que se desenrolam com o passar do capítulo.