Lançado em 2023 para as plataformas Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC (via Steam) e Nintendo Switch, Death Elevator mostra uma estética simples, com proposta roguelike e mecânicas de tiro bem estruturadas. Desenvolvido pela Games From The Abyss e publicado pela QUByte Interactive, o jogo foca em um público casual e apresenta desafios com um aumento gradual de dificuldade.
Foco total na gameplay
Em Death Elevator o jogador começa em uma sala onde obtém sua arma básica, um revólver. A partir deste ponto entramos em um elevador, vamos para um novo andar e começamos a enfrentar os inimigos. Quando todos estão derrotados um novo elevador é aberto e a dinâmica se repete, sendo possível encontrar novas armas nas salas posteriores. Sem história ou cutscenes, o título aposta em gameplay direta e cadenciada para cativar o jogador em seu loop roguelike de jogabilidade.
A travessia dos andares cria um senso de urgência no jogador, pois nosso tempo de jogo é cronometrado, servindo tanto para sabermos o nosso desempenho em um andar como para a obtenção de uma das conquistas do jogo, liberada caso o jogador termine todos os andares em até 666 segundos. Em um determinado ponto a dinâmica do jogo fica tão frenética que ao encarar um andar executivo onde não há inimigos é sentida uma sensação de que algo está errado. Porém não está! A sala é simplesmente um ponto de travessia que esconde uma conquista – chamada “Para que isso?” – liberada ao atirar em um dos bonecos pacíficos antes da saída do andar.
Sobre os inimigos, eles não são variados. Na maior parte do tempo iremos enfrentar bonecos sem características específicas, sendo eles diferenciados pelas armas que estão usando. Assim, fica nítido referências e inspirações em Superhot quanto a parte de sua gameplay, porém aplicando a ideia do roguelike – que ao perdermos a fase devemos reiniciar no primeiro andar – e dos embates serem mais lentos e com tempo para os jogadores esquivarem das balas.
Visual minimalista
Seus visuais são bastante simples, com pouca utilização de cores e ausência de formas mais trabalhadas. Então, boa parte dos cenários e personagens irão carregar consigo fortes traços poligonais. A escolha desta estética não atrapalha a proposta de Death Elevator e assim como citado anteriormente na gameplay, carrega inspirações aos visuais mostrados em Superhot, porém mais simplistas ao não trazer a questão das diferentes cores dos inimigos. Mesmo se diferenciando a seu modo, a opção é cansativa.
Roguelike para todos?
Quando falamos de jogos roguelike, muitos jogadores podem pensar em títulos penosos e punitivos de serem jogados. Entretanto, aqui temos um game que coloca a dificuldade na pressa do jogador. Ao avançar pelos andares uma quantia maior de inimigos podem aparecer e com armas mais poderosas que muitas das vezes não poderemos parar as balas. Mas o segredo é a calma, porque o tempo em tela pode colocar pressão, fazendo com que o player cometa erros bobos como errar um simples pulo ou não desviar de uma bala óbvia.
Isso faz com que o jogo seja acessível a um público mais casual ao colocar o jogador em situações que a dificuldade acaba sendo imposta por ele mesmo ao querer avançar rápido demais. Apresentado desta forma, mais a gameplay simples e divertida, temos um jogo bem interessante!
Veredito
Death Elevator trás em sua estética poucos detalhes e cores, sendo seus objetos majoritariamente poligonais, não destacando o cenário, mas mudando o foco para a dinâmica rápida com que os embates acontecem em cada andar. A gunplay é divertida e são dadas opções variadas de armas para o jogador, incentivando-o a repetir o loop de gameplay para tentar sempre superar e alcançar novos desafios nos andares superiores. Assim, ele é honesto em sua proposta e deixa claro suas intenções de ser um roguelike bastante simples.
Com claras inspirações em títulos como Super Hot, tanto em sua estética como na modelagem de ambientes, a já citada gunplay consegue trazer um tom mais cadenciado ao jogo. Isso faz com que passar avançar no ambiente seja feito no ritmo do jogador, se aproveitando de momentos em câmera lenta para destruir as balas dos inimigos caso seja possível. Death Elevator é um jogo bastante coringa, que não exige uma dedicação profunda e pode ser jogado de forma casual e despretensiosa que será diversão na certa!
*Chave para análise enviada pela QUByte Interactive para Xbox Series