Que tal aceitar um emprego misterioso e que irá te controlar em praticamente todos os aspectos de sua vida? Isso mesmo! Até um pensamento desalinhado pode acabar com você. Essa é a proposta de Inhuman Resources: A Literary Machination, desenvolvido pelo estúdio Finnegan Motors e publicado pela Indie Asylum, lançado em 16 de abril para PC (via Steam).
Narrativa simbólica?
Em sua narrativa criamos um personagem que inicia a história sem uma perspectiva de futuro e com alguns problemas para lidar. Precisando pagar suas contas, ele aceita a indicação de sua tia para uma vaga em uma empresa bastante misteriosa. A partir deste ponto somos introduzidos a este trabalho que vai exigir muitos sacrifícios pessoais e ações na maioria das vezes desumanas. Com esta introdução já são deixadas no ar perguntas como: qual o trabalho? qual o produto desta empresa? Até onde você iria e se deixaria se levar pelas situações?

Questões do produto e natureza do trabalho são respondidas de forma bastante prática. Porém, a parte mais interessante é o desenrolar da história a partir da escolha dos jogadores. Mesmo que limitadas, o jogo te dá possibilidades de tomar diferentes rumos com o personagem e sentir suas escolhas de forma bastante únicas e impactantes. Em diferentes situações o tom dos personagem são indicados por mudanças na cor da tela em combinação com a trilha sonora, que ambienta bem o jogador e prende sua atenção.
Por mais absurdo que o que é contado possa soar, os subtextos são explícitos e literalmente gritam em seus ouvidos. Assim, seu roteiro não só consegue trazer um cenário tenebroso, mas também dialoga bem com situações cotidianas na qual somos expostos e o seguir da vida fazem parecer banais. Então, mergulhando mais nos subtextos, iremos nos deparar com questões importantes como o limite tênue do trabalho e vida pessoal, a necessidade de estar bem o tempo todo e a construção do indivíduo como um ser funcional para o trabalho, caso contrário, pode ser descartado.

Leitura diferenciada
O que mais diferencia o jogo e causa um estranhamento inicial é justamente seu gameplay, que consiste em leitura e escolhas de decisão. Essas escolhas ganham contornos mais profundos ao ponto que suas decisões adicionam atributos e itens para seu personagem, assim podendo liberar novos diálogos baseados em o que você está carregando ou a área de formação que escolheu como seu background. Por exemplo, escolher uma formação na área psicológica pode dar vantagens ao lidar com pessoas, enquanto que seguir uma ideia mais tecnológica pode render um melhor entendimento de computadores para a obtenção de informações.
Quando nos referimos aos atributos, estes funcionam como melhorias, mas atribuídos a resiliência do personagem. Tomando como base escolhas que levaram seu protagonista a ser sensível a situações mais cruéis, a exposição e instância neste tipo de ação leva a melhoria no atributo referente. Como que indicando que você está menos sensível a isso e pode realizar decisões do mesmo tipo com menos resistência. Com esta evolução que se assemelha bastante ao que vivemos no dia a dia e situações estranhas (mas não sobrenaturais) qual o seu limite? Este ponto é bem interessante porque pode nos atingir como jogador e também nos testar em diferentes aspectos.

Veredito
Inhuman Resources: A Literary Machination é um jogo que começa de forma curiosa pelo seu gameplay e prende pela narrativa instigante repleta de escolhas que pode levar o rumo do nosso personagem para diferentes caminhos. A sua arte chama a atenção, mesmo que mostre apenas feições e situações esporádicas, o texto é bem elaborado o suficiente para trazer um grande peso para suas aparições. O fator de ambientação é enriquecido pela música ambiente e efeitos sonoros que complementam tudo muito bem.
Em jogos deste estilo é fácil usar expressões mais batidas como “não é para todo mundo”. Porém, temos aqui um game que pode fisgar diferentes públicos pelo seu impacto narrativo e por seus elementos se encaixarem tão bem que podem provocar as mais tensas emoções. Um dos únicos pontos que joga contra seu potencial são as línguas na qual Inhuman Resources: A Literary Machination está disponível. Até o momento da escrita desta análise, o jogador pode escolher entre inglês, alemão e francês. Por ser baseado em texto essas opções tornam o jogo limitado a estes países ou falantes delas.
*Chave para análise enviada pela Indie Asylum para PC (Steam)