Lançado no último dia 12 de setembro, NanoApostle é um game de ação ao estilo Boss Rush com combate intenso e temática de ficção científica.

Desenvolvido pelo estúdio 18Light Game Ltd e distribuído pela PQube, o jogo acompanha a jornada de Anita, uma criança sem memórias da sua vida e que se vê envolvida em experimentos cibernéticos dentro de um complexo cheio de mistérios.

Ambientação e história

Ao acordar em um local que não reconhece e sem saber quem é, uma garota é cumprimentada por uma nanoprótese de combate chamada Apostle. A entidade, que a garota passa a chamar de Kuro por ser mais simples de lembrar, explica que elas existem apenas no computador de uma câmara de cultivo em um local chamado Pioneer, um laboratório de armas bioquímicas.

Ao perambular pelo local, a garota encontra uma outra pessoa, que se apresenta como Wenny, a primeira tentativa da Pioneer de criar um protótipo de bioarmas. Nossa protagonista – que ganha o nome de Anita – é apenas a mais recente dessas tentativas, e precisará enfrentar uma série de outros protótipos para sair desta simulação.

A ambientação relativamente simples é reforçada pela parte visual do game: os cenários são bastante simplistas, com a já normalizada ambientação em laboratório que referencia a própria história do jogo. Essa, por sua vez, é contada na forma de pequenas cutscenes que aparecem a medida que os protótipos são derrotados.

NanoApostle
Reprodução: 18Light Game Ltd/PQube

Gameplay

Por ser um Boss Rush, NanoApostle se apoia fortemente no seu sistema de combate formado pela mistura de ataques físicos e à distância, assim como diferentes formas de defender e evadir ataques dos inimigos.

Os inimigos variam de uma forma bastante saudável para o game, contando com chefes que usam machados, que cospem fogo ou que até mesmo atacam com telecinese. Para lidar com esses inimigos, o jogador pode fazer uso do sistema de Ponto Destrutivo, onde cada inimigo oferece uma pequena janela para ser paralisado e ser atacado com suas melhores habilidades.

Falando em habilidades, Anita também conta com uma árvore de habilidades bastante diversa e que contempla diferentes tipos de abordagens: por exemplo, se você é o tipo de jogador que gosta de atacar o tempo inteiro e não se importa com pequenos danos, Anita pode aprender habilidades que aumentam substancialmente seu ataque. É possível balancear a personagem, mas o game brilha mais quando o jogador escolhe uma linha para seguir.

NanoApostle
Reprodução: 18Light Game Ltd/PQube

Veredito

NanoApostle é o típico jogo que não chama muita atenção do grande público mas que oferece tudo que um jogador que curte um game de ação possa querer: grande foco no combate com variações de estilo, inimigos interessantes visualmente e desafiadores, além de uma arte simples mas eficaz.

A protagonista Anita é uma personagem que características bem definidas que, apesar de não ter uma história particularmente profunda, entrega o suficiente para que os jogadores sintam apreço por ela. Isso acontece com todo o – curto – elenco do game, com destaque para a relação entre Anita e Kuro, que pode arrancar boas risadas e sorrisos ao longo da gameplay.

NanoApostle
Reprodução: 18Light Game Ltd/PQube

NanoApostle está disponível para PC e Nintendo Switch com localização dos textos para PT-BR.

*Key para Review cedida por PQube para PC

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Design
Matheus
Fã de Yu-Gi-Oh!, Drakengard/NieR e Tomb Raider. Nas horas vagas, analista de Relações Internacionais e professor de inglês.
critica-nanoapostle-se-apoia-em-bom-sistema-de-combate-e-dificuldade-para-entregar-boa-experienciaNanoApostle é o típico jogo que não chama muita atenção do grande público mas que oferece tudo que um jogador que curte um game de ação possa querer: grande foco no combate com variações de estilo, inimigos interessantes visualmente e desafiadores, além de uma arte simples mas eficaz.