Lançado ontem (14) na Epic Games Store, Road to Exotics é um jogo de corrida arcade ao estilo de jogos antigos como Road Fighter e Out Run.

Desenvolvido pela JR Gamestudio, Road to Exotics conta com diferentes modos de jogo e corridas contra até 300 adversários simultâneos que, ao estilo do próprio Road Fighter, possuem diferentes padrões que serão usados para atrapalhar sua corrida.

A equipe do Mega teve a oportunidade de jogar o game na íntegra antes do lançamento – confira nossa crítica abaixo.

As corridas

O contexto de Road to Exotics é dos menos importantes: o jogador participa de diversas corridas contra alienígenas, sempre em busca do primeiro lugar. O estilo da história (ou no caso, da falta dela) é herança do próprio gênero de corrida arcade, onde o que realmente importa é a corrida em si.

As disputas são divididas em grupos de cinco níveis: quatro níveis com três corridas cada e um nível bônus, acessível apenas alcançando determinado número de troféus, diferente para cada grupo. Ao concluir os níveis bônus, o jogador libera o próximo grupo, assim como novos carros e faixas de trilha sonora.

As corridas também variam, podendo ser uma disputa normal pelo primeiro lugar entre até 300 corredores onde também é necessário manejar seu combustível, um time attack para alcançar a linha de chegada a tempo, ou ainda apenas um sprint sem tempo contado.

Road to Exotics
Reprodução/JR Gamestudio

Os corredores

Para quem já jogou Road Fighter, os adversários das corridas irão parecer familiares. Cada carro tem um padrão de movimento caracterizado pela sua cor: brancos e amarelos continuam na sua faixa sem se mover para os lados, laranjas se movem uma faixa na direção do jogador, vermelhos tentam se chocar com seu carro pelos lados, verdes ficam se movimentando sem parar na sua tela, e azuis aceleram até estar na sua frente e freiam bruscamente para colidir.

Além disso, o modo time attack também conta com carros civis de cores aleatórias que não fazem nada contra o jogador, assim como um grande caminhão vermelho que solta barris explosivos na pista, sendo necessário estar atento para desviar do perigo.

Um destaque muito legal é que essas informações são passadas ao jogador durante as telas de carregamento através de pequenos clipes do próprio Road Fighter, que também usava esse padrão de carros adversários.

Road to Exotics
Reprodução/JR Gamestudio

Os carros

Ao vencer as corridas em cada grupo, o jogador também libera diferentes modelos de carros, variando entre clássicos, monster trucks, fórmula 1 e mais. Cada carro é customizável com diferentes cores, mas não apresentam diferença entre si em termos de performance, sendo mais uma escolha estética do que qualquer outra coisa.

Os adversários também seguem a mesma escolha de modelos do jogador, sendo divertido ver, por exemplo, vários monster trucks correndo uns contra os outros, mas também mostra certa falta de criatividade.

Esse problema de criatividade e variação também aparece quando falamos dos cenários e da trilha sonora do game, que são extremamente repetitivos e limitados, e não mostram a mesma qualidade de outros títulos do gênero mais recentes como Horizon Chase.

Road to Exotics
Reprodução/JR Gamestudio

Veredito

Road to Exotics é o tipo de jogo para relaxar e passar o tempo, feito principalmente para quem gosta do gênero de corrida arcade feito aos moldes dos clássicos já citados aqui. O grande problema é que o game não se propõe a ser nada além disso, um passatempo de algumas horas.

Não se trata de uma experiência refinada e de alta qualidade que irá cativar o jogador e fazê-lo voltar ao game outras vezes, já que toda a parte sonora e visual são extremamente repetitivas e até mesmo irritantes em certo ponto, principalmente se tratando das músicas.

Em quesito de gameplay, o jogo faz seu trabalho de forma simples e competente, sem apresentar grande complexidade e mantendo apenas comandos de aceleração, frenagem e direção. Os adversários também não são muito desafiadores, uma vez que seus padrões são bastante simples de compreender e de evitar.

Um lado positivo é a localização completa dos textos para PT-BR, que facilita a navegação pelos menus do game. Por outro lado, não há customizações e opções disponíveis que visam a acessibilidade de jogadores.

No geral, o game pode ser uma boa pedida para quem quer apenas passar um pouco de tempo em algo que não seja necessário pensar muito e focar apenas nas próprias corridas.

Road to Exotics
Reprodução/JR Gamestudio

Road to Exotics está disponível para PC via Epic Games Store.

*Chave para review concedida pela JR Gamestudio via Keymailer

REVER GERAL
Direção
Jogabilidade
Trilha Sonora
Design
Localização
Matheus
Fã de Yu-Gi-Oh!, Drakengard/NieR e Tomb Raider. Nas horas vagas, analista de Relações Internacionais e professor de inglês.
critica-road-to-exotics-traz-de-volta-estilo-classico-de-jogos-de-corrida-mas-peca-na-falta-de-criatividadeRoad to Exotics é o tipo de jogo para relaxar e passar o tempo, feito principalmente para quem gosta do gênero de corrida arcade feito aos moldes dos clássicos já citados aqui. O grande problema é que o game não se propõe a ser nada além disso, um passatempo de algumas horas.