RPM – Road Punk Mayhem foi desenvolvido pela Panda Indie Studio e publicado pela Eastasiasoft Limited, sendo lançado em 17 de julho de 2024 para as plataformas PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, xbox Series X|S, PC e Nintendo Switch.
O game tem um belo visual cel-shaded e utiliza a visão top-down para sua gameplay, se assemelhando bastante aos clássicos jogos de nave no qual o jogador tem que sobreviver a uma tempestade de balas. Além disso, chefes com padrões interessantes marcam as fases que compõem o jogo.
Tiros e pontuação
Quando falamos de narrativa, RPM – Road Punk Mayhem se mostra pouco se importar e traz apenas um background que apresenta uma terra devastada e inimigos que devem ser derrotados. O aspecto narrativo mais superficial e a união com o ganho de pontuação nas tentativas remetem diretamente aos jogos de fliperama, cujo objetivo é a otimização do gameplay. Isso é reforçado com o registro e rankeamento da pontuação obtida.
Quanto a dificuldade, o jogo não apresenta seleção de níveis dos desafios, porém é equilibrado e proporciona maior número de chances ao jogador com o início de novas tentativas. Por exemplo, iniciamos a tentativa com trê vidas, porém ao perdermos e iniciar novamente ganhamos uma vida a mais que na tentativa anterior. De uma certa forma isso facilita para chegar ao final do game, porém o foco se mostra em acumular pontos e atingir posições mais altas no ranking.
Fliperama do Mad Max?
Sua gameplay se mostra bastante simples e polida, assim, temos como recursos a serem utilizados a navegação pelo cenário, tiros simples e concentrados nos inimigos e como mecânica de defesa o tele transporte para diferentes pontos do mapa. Com a vida de nosso veículo sendo representada por galões de combustível, podemos encontrar melhorias para a arma do nosso veículo, porém as melhorias deixam apenas o tiro mais forte e não acrescenta diferentes padrões.
Caso o jogo buscasse se aprofundar na história ou ter maior duração, a mudança nos padrões e melhorias mais elaboradas seria importante. Porém, como é apresentada uma proposta que remete aos jogos de fliperama e com duração curta, mas ideal para a proposta, apenas o fortalecimento se mostra funcional.
Sobre a mecânica de teletransporte, ela permite que o jogador pause o tempo por alguns instantes e seja realocado na tela sem sofrer dano dos obstáculos ou tiros inimigos que estavam pelo espaço transpassado. A mecânica funciona bem e é essencial para lidar com a chuva de balas na tela, principalmente nas batalhas contra os chefes. Cada uma das lutas apresenta padrões de tiros bastante distintos e com o avançar das fases também é requerida a melhoria de esquiva do jogador, assim, trazendo ainda mais valor ao teletransporte.
Ao todo temos cinco inimigos principais, sendo cada um deles dedicado a uma fase e com cenários distintos entre si. Como já dito anteriormente, cada um deles tem padrão de batalha bastante distinto, mas facilmente reconhecível.
Os inimigos comuns acabam sendo repetitivos, mas devido às curtas durações das fases não são enjoativos. Quando falamos das fases em si, os elementos mais distintos – fora os chefes – são os obstáculos que enfrentamos. Por exemplo, na terceira fase teremos algumas regiões com muros, enquanto que na quarta fase – com temática de deserto aos moldes de Mad Max – precisamos desviar de carros que aparecem de diferentes sentidos do mapa.
Reta final
RPM – Road Punk Mayhem apresenta gameplay descompromissado, lembrando os jogos clássicos do fliperama com visual revitalizado. O game pode ser completado em menos de uma hora e suas cinco fases são bem distribuídas quanto às temáticas e padrões de batalha. O fator rejogabilidade fica por conta de sua pontuação e ranking, que estimula novas tentativas otimizadas para subir na tabela.
Além de divertido e com as qualidades anteriormente citadas, o título pode ser bastante interessante para os jogadores que buscam conquistas. Isso porque completar a maior parte delas implica em finalizar o jogo.
Assim, é um jogo que pode atingir diferentes públicos e sua fórmula agrada a diferentes níveis de jogadores. Podemos considerar que o jogo é uma boa indicação e vale bastante o tempo de gameplay!
*Chave para review cedida pela East Asiasoft Limited para Xbox Series