Shield King foi desenvolvido e publicado pelo estúdio Afil Games para as plataformas Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 4 e PlayStation 5 em 17 de julho de 2024. O game, que já havia sido lançado para PC (via Steam) em agosto de 2023, mostra uma proposta de sobrevivência e é divertido dentro de suas limitações. 

Gameplay

Quando falamos de Shield King, somos apresentados a um jogo que tem como proposta principal a sobrevivência contra ondas de inimigos, porém nosso único ataque físico é a defesa! Isso porque para derrotarmos os inimigos temos como arma principal a investida de nosso escudo, que pode resultar em dano ou empurrões para regiões do cenário que causarão danos fatais.  

Além do escudo, encontramos frascos que podem nos ajudar em diversas situações. Estes frascos podem ser obtidos derrotando inimigos ou sendo jogados por um helicóptero, sendo eles com as funcionalidades de possibilitar o aumento de recursos obtidos (XP e ouro) ou danos causados em inimigos. Entre as fases também podemos realizar melhorias em nosso escudo ou adquirir novos, o que pode trazer maior valor de ataque ou efeitos como empurrar o inimigo mais longe com o impacto.

Shield King - 1
Reprodução/Afil Games

De forma geral, seu gameplay funciona bem, porém mesmo com uma aparente variedade de recursos o jogo se torna repetitivo em um curto espaço de tempo. Também colabora para isso a estrutura de seus mapas, que são compostos por topo de prédios que têm alterações pontuais.

Percepção de progressão

Os inimigos do jogo são variados e apresentam diferentes perfis de comportamento. Mas, mesmo com esse elemento contando a favor do game, os encontros se tornam rapidamente repetitivos quando pensamos no fator de repetição de cenários entre os diferentes mundos, assim, dando a impressão de falta de progressão mesmo com o aumento de nível e melhoria de equipamento. Falta progressão visual para o jogador e isso afeta a percepção como um todo.

Um ponto positivo do game são seus troféus/conquistas. O game não dificulta para o jogador que busca engordar suas pontuações e libera as premiações em situações simples. Por exemplo, ao matar cada um dos inimigos pela primeira vez, ao realizar uma compra/update com o mercador, entre outras ações que seriam comumente feitas.

Shield King - 2
Reprodução/Afil Games

Veredito

Shield King pode enjoar em pouco tempo, porém pode ser um prato cheio para os caçadores de conquista/troféus. Seu visual não incomoda e sua variedade de inimigos é boa para que o jogo se propõe, porém a repetição de cenários traz um sentimento de falta de progressão que pode ser bastante frustrante.

* Chave para review enviada por Afil games para Xbox Series

REVER GERAL
Gameplay
Cenários
Inimigos
Progressão
Visual
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e Jornalista.
critica-shield-king-e-bom-para-conquista-mas-repetitivoShield King pode enjoar em pouco tempo, porém pode ser um prato cheio para os caçadores de conquista/troféus. Seu visual não incomoda e sua variedade de inimigos é boa para que o jogo se propõe, porém a repetição de cenários traz um sentimento de falta de progressão que pode ser bastante frustrante.