Lançado oficialmente no último dia 5 de setembro, Shogun Showdown é um RPG tático de turnos com mecânicas de roguelike e deckbuilder.

O game foi produzido por Roboatino, desenvolvedor solo italiano, e publicado pela editora francesa Goblinz Publishing. Após cerca de 14 meses em Acesso Antecipado na Steam, Shogun Showdown teve sua versão 1.0 finalmente lançada em todas as plataformas, e a equipe do Mega teve a oportunidade de conferir o game na íntegra.

Gameplay afiada

Shogun Showdown se baseia em uma gameplay que exige bastante atenção por parte dos jogadores e que se divide em duas partes – de um lado, os elementos de RPG tático aparecem na forma de posicionamento, sendo necessário movimentar seu personagem pelo cenário para conseguir atacar e desviar dos inimigos, que aparecem em formato de ondas.

Já no outro lado, os elementos de deckbuilder tomam conta das tomadas de decisões: cada ataque é representado por uma carta diferente que o jogador pode ganhar ao longo de cada sessão de gameplay. Os ataques tem grande variedade de estilos, com golpes de curta, média e longa distância, e muito mais.

O que encaixa essas duas partes do combate é a estrutura roguelike do game, onde morrer leva o jogador de volta para o primeiro nível, fazendo-o começar tudo do zero. É possível fazer upgrades temporários ao final de cada fase, e permanentes cada vez que o jogador morre, fazendo a próxima tentativa ter mais chances de ser bem-sucedida.

Esse loop de gameplay torna cada sessão única e satisfatória em seu próprio mérito, com cada personagem jogável, upgrades e ataques tendo a possibilidade de construir uma build que irá levar o jogador até o fim do game.

Shogun Showdown
Reprodução: Roboatino/Goblinz Publishing

Japão feudal em pixel art

Um dos elementos que mais chama a atenção em Shogun Showdown é a qualidade de sua pixel art: tanto os cenários do game quanto seus personagens, sejam jogáveis ou não, são inspirados na época do Japão feudal e são todos cheios de personalidade.

Todas as fases tem uma paleta de cores específica, tornando cada local facilmente distinguível um do outro. Além das cores, os desenhos de cada cenário são de uma qualidade altíssima, com detalhes como construções, celas e mais ajudando a contar a narrativa do game a medida que o jogador avança.

Os personagens jogáveis tem designs criativos e que demonstram bem suas características, algo que também acontece com os inimigos do game num todo, principalmente com os chefes de cada área.

Shogun Showdown
Reprodução: Roboatino/Goblinz Publishing

Veredito

Shogun Showdown é um dos melhores títulos independentes desenvolvidos dos últimos tempos, e o lançamento de sua versão 1.0 vem apenas para confirmar a qualidade do game.

Seu combate bem encaixado e variedade de inimigos e situações, quando em conjunto com os visuais do game e de seu design de som, constroem uma experiência extremamente satisfatória e altamente customizável, já que os diferentes personagens, ataques e upgrades podem mudar drasticamente cada sessão.

Tudo isso fica ainda mais impressionante uma vez que lembramos que este é o trabalho de apenas uma pessoa, e que, além disso, Shogun Showdown é apenas seu primeiro jogo. Ao jogar o game, fica extremamente claro todo o carinho e dedicação que o desenvolvedor Roboatino colocou no jogo.

O game é recomendação certeira para qualquer um que gosta de roguelikes, deckbuilders, RPGs táticos, ou que apenas apreciam um jogo bem feito.

Shogun Showdown
Reprodução: Roboatino/Goblinz Publishing

Shogun Showdown já está disponível para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, Nintendo Switch e PC via Steam e GOG.

*Key para review para PC recebida via JF Games

REVER GERAL
Jogabilidade
Design
Trilha Sonora
Dificuldade
Direção
Matheus
Fã de Yu-Gi-Oh!, Drakengard/NieR e Tomb Raider. Nas horas vagas, analista de Relações Internacionais e professor de inglês.
critica-shogun-showdown-mistura-mecanicas-de-roguelike-e-deckbuilder-em-excelente-gameShogun Showdown é um dos melhores títulos independentes desenvolvidos dos últimos tempos, e o lançamento de sua versão 1.0 vem apenas para confirmar a qualidade do game. Seu combate bem encaixado e variedade de inimigos e situações, quando em conjunto com os visuais do game e de seu design de som, constroem uma experiência extremamente satisfatória.