Em 2025 a série Tales of comemora 30 anos e para iniciar as comemorações, tivemos o lançamento de Tales of Graces f Remastered!
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Com 30 anos de história e dezenas de títulos espalhados por todos os consoles desde o Super Nintendo, é normal que um ou outro fique perdido em plataformas inacessíveis.
Tales of Graces é um desses jogos, que foi originalmente lançado para Nintendo Wii e mais tarde recebeu a atualização que adiciona o F no título, lançado para PS3 e com o Remaster, o jogo está mais acessível que nunca!
Uma Narrativa Que Toma Seu Tempo
À primeira vista, a história de Tales of Graces pode ser um pouco difícil de tragar.
Com um prólogo que parece durar bem mais do que as 3 horas denunciadas pelo relógio do jogo, acompanhamos Asbel, o filho primogênito de um lorde que chefia um vilarejo em uma cidade do interior do seu reino.
Ele é o líder do seu pequeno grupo de amigos, sempre em busca de aventura, fazendo birra e fazendo questão de desobedecer todas as ordens do pai.
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Porém esse longo prólogo com Asbel estabelece muito bem todos os principais elementos da história do jogo, motivações e mudanças que os personagens sofrem ao longo da jornada.
Todos os grandes temas da história do jogo e desenvolvimentos de personagens acontecem meio que em contraste a esse prólogo.
Como de praxe de todos os jogos da série Tales of, o jogo é massivo, com todos os tipos de mapas e ambientes imagináveis e com um tempo total de jogo que beira ao obsceno e questionável.
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A Ação Não Tão Confusa de Tales of
O combate por sua vez, apesar de ser um dos elementos que mais é terreno comum entre os jogos da série, acaba sendo um pouco mais próximo do que temos nos jogos mais recentes da série na forma como ataques fracos e fortes interagem entre si e também com os “recursos de ação” que ainda resgata muito como eram os jogos de Tales dessa era, que o personagem poderia realizar X ações antes de ter que parar e esse número poderia aumentar ou diminuir com o desempenho do jogador no combate.
A customização e a livre alternância entre os ataques, combinado com a recompensa por gerenciar bem o tempo de espera para recuperar suas ações e defesas precisas criam a dinâmica básica de Tales e nesse remaster o jogo já tem quase tantos elementos em campo quanto os outros jogos mais modernos da série, mas não fica tão fácil de se perder na ação quanto alguns outros títulos são.
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O combate de Tales of Graces F consegue ser bem direto ao ponto e até um pouco simples, mas acaba sendo um ponto positivo para o jogo para contribuir com o quão rápido o jogo quer que flua toda a ação para alternar com a história.
Talvez o único ponto realmente negativo seja um que está presente em quase todos os jogos da série que é a incrivelmente limitada capacidade de armazenar itens. Poder carregar apenas 20 unidades de um mesmo item só garante que eu vou ter que parar o meu jogo e passar no NPC que vende itens em todas as oportunidades que eu tenho.
Remasterização e Qualidade de Vida
Tendo jogado esse remaster no PC, é impressionante como ele consegue trazer os visuais do jogo original com o aumento de resolução e efeitos quase que perfeitos de antiserrilhado e se manter super leve.
Uma das qualidades do jogo original que acaba sendo muito ajudada com o update de resolução é a qualidade das animações nas cutscenes. Dá pra ver que foi dada muita atenção a detalhe em animações muito específicas que trazem um charme a mais pro jogo.
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O jogo tem baixos requisitos e roda muito bem em máquinas mais antigas e o desempenho no console não é nada diferente.
Já quando o assunto é acessibilidade, o jogo possui um recurso muito único que é a Grade Shop, onde antes mesmo de um novo jogo ser iniciado, o jogador pode “comprar” vários recursos que são tanto facilidades quanto elementos para incrementar a dificuldade do jogo.
Por exemplo, é completamente possível adquirir 5 vezes mais experiência com seus personagens usando desse método, mas também há opções que negam a obtenção de experiência ou dinheiro.
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Esse recurso é incrível já que ele também permite que você aumente a velocidade de movimento fora de batalha e também uma série de outras facilidades que ajuda a “cortar” muitas das partes mais arrastadas do jogo de um jeito customizado pelo jogador.
Apesar do jogo ter uma versão incrível no PC, ele não veio com tradução em português.
Veredito
Tales of Graces F Remastered já seria a forma definitiva de experimentar esse jogo só por tornar ele disponível em plataformas modernas, mas a otimização no PC e também os recursos de customização da experiência também enriquecem muito a forma de jogar tanto para quem quer conhecer esse título perdido da série quanto para quem jogou o original.
Tales of Graces f Remastered já está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC via Steam.