Com uma proposta dungeon roguelite que não se apega a ações tomadas de imediato, The Land Beneath Us foi lançado em 13 de maio de 2024 para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC (via Steam) e Nintendo Switch. Desenvolvido pela FairPlay Studios e distribuído pelo Dear Villagers, o game traz um background inspirado na mitologia gaulesa com gameplay baseado em turnos simultâneos e gráficos pixelizados.
No game sua história é um tanto superficial, sendo o jogador explorando o submundo, conhecido como Annwn, em busca de redenção. O avanço no jogo ocorre baseado em arenas, que em determinados pontos enfrentamos o chefe até chegar ao final da trilha com o inimigo mais forte. Isso acarreta na mudança de área, novas características e inimigos para serem derrotados.
Graficamente o jogo acaba caindo em um lugar comum a jogos do gênero, isso inclui os inimigos mais comuns que são genéricos e pouco marcantes. entretanto, os chefes se mostram mais caprichados e com mecânicas de ataque que devem ser analisadas bem antes de uma investida mais forte ou movimentação mais próxima.
Gameplay
O que mais se destaca em The Land Beneath Us é a sua gameplay que apresenta turnos síncronos, ou seja, o movimento do personagem ocorre simultaneamente com os inimigos, sendo possível ver onde os ataques irão ocorrer. Este aspecto do game intensifica a estratégia utilizada nos cenários mais complexos, pois dá maior intervalo de tempo para elaborar suas ações e repensar o seu posicionamento. Caso o jogador não queira se mover, ele poderá passar sua vez e apenas os inimigos irão para os posicionamentos já demarcados.
A movimentação está diretamente associada às mecânicas de batalha, uma vez que equipamos as nossas armas nas posições direcionais e caso o movimento coincida com a posição de um inimigo – ou que esteja no alcance da arma – o dano é infligido. Ao todo podemos equipar quatro armas e cinco itens que trazem diferentes tipos de bônus para o personagem. Entre as vantagens fornecidas pelos itens estão, por exemplo, a recuperação de vida ao eliminar um inimigo, maior chance de ataque crítico à distância ou corpo-a-corpo, entre outros.
Falando em armas e itens, eles se apresentam em uma variedade considerável, o que permite ao jogador criar diferentes combinações para definir qual será sua abordagem nos cenários. Além de caírem de inimigos, as ferramentas da aventura também podem ser obtidas em baús que são abertos com ouro, este recurso obtido durante o avançar das arenas.
Evolução
Além do recurso do ouro, também são obtidos pontos que serve para a evolução do personagem. O update pode ser realizado em consoles que se localizam lobby anterior as arenas de batalha e trazem como melhoria de atributos, como por exemplo, maior quantidade de vida ao iniciar uma aventura. Mesmo com a melhora, o game continua desafiador e interessante, dando mais recursos para o jogador sem deixar de exigir a estratégia necessária.
No lobby também podem ser encontradas missões que servem como um guia para o jogo. Por exemplo, vencer o determinado chefe, abrir uma quantidade de baús, entre outras, tais missões trazem como benefício ao jogador não só pontos para a melhoria das habilidades, mas também adiciona novas armas e itens que podem ser encontrados nos baús que são abertos durante a dungeon. A adição de novos elementos desta forma pode motivar o jogador e adiciona uma rejogabilidade considerável até mesmo para um game do gênero roguelite.
Veredito
The Land Beneath Us é um roguelike bastante comum em sua aparência para jogos do gênero ao se utilizar de gráficos pixelizados e câmera top down. Nem todos os inimigos são criativos, apesar dos chefes destoarem das demais criaturas que enfrentamos. Entretanto se destaca a mecânica de movimentação e batalha são simples e bastante estratégicas. Em relação a movimentação, mesmo sabendo onde o ataque do inimigo será utilizado, para avançar de forma consistente é necessário bastante atenção para não ficar preso no próprio cenário, que apresenta seus obstáculos, enquanto escolhe a hora certa de andar, atacar ou não realizar nenhum movimento.
A batalha, que se associa a movimentação pelo posicionamento das armas, também traz um impacto bom com o recuo do personagem em alguns tipos de ataques e uma variedade considerável de itens considerável. Assim, juntando estes elementos temos uma gameplay que prende a atenção e chama a atenção pelas combinações de bônus de itens e tipos de armas que podem ser feitas.
Pode não ser a experiência mais marcante da sua vida, mas The Land Beneath Us é divertido e funciona bem dentro de sua proposta. Caso sejam fãs de roguelike ou roguelite é um game que vale bastante a pena conhecer pela sua gameplay que foge do padrão de colocar o jogador em apuros pela velocidade dos ataques ou hordas infinitas de inimigos.
*Chave de review enviada pela Dear Villagers para Xbox Series