Crítica: The Pale Reach, DLC de Dredge, leva o horror ao continente gelado – Lançado em março de 2023, Dredge foi lançado para as plataformas Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC e Nintendo Switch, sendo desenvolvido pela Black Salt Games e publicado pela Team17.
Em seu enredo o game coloca o jogador na pele de um marinheiro, que inicialmente, tromba em seu caminho com mistérios envolvendo objetos misteriosos em uma região inspirada em contos de horror cósmico. Seguindo a mesma premissa, a DLC intitulada The Pale Reach adiciona não só novos recursos, mas também uma nova região para ser explorada.
Assim, como em todo o universo do game, se vê muitas inspirações em contos de H.P Lovecraft no novo conteúdo, por exemplo no fato de ser mostrado uma região gelada e envolta de segredos antigos que levam muitos à loucura. Dada a descrição anterior é possível ver muitas semelhanças com o conto “Nas montanhas da loucura”. Além disso, foram adicionados um novos equipamentos de pesca, novos tipos de peixes (normais e alterados) e oito novas conquistas para serem desbloqueadas.
Entre os equipamentos estão varas para pesca no gelo, quebra gelo para ser anexado no barco, uma nova rede de pesca e uma âncora. Equipamentos como as varas e o quebra gelo fazem parte da história e são fundamentais para a conclusão das missões de The Pale Reach, assim, deixando a âncora como um dos equipamentos mais importantes por auxiliar na locomoção pelo mapa. Ao utilizá-la é criado um portal no ponto em que foi jogada até a ilha Blackstone. Por mais que após melhorar os motores a navegação fique rápida, o portal pode ajudar na busca de recursos.
Dicas e quando jogar a DLC
O conteúdo da DLC pode ser acessado a qualquer momento apenas indo mais ao sul do mapa na região com a interrogação em vermelho. Para acessar as missões na íntegra é preciso buscar peças para o quebra gelo e obter uma vara que permita a pesca no gelo. A pesca na DLC poderá não render muito dinheiro, mas manter o Narval afastando realizando oferendas já é uma recompensa e tanto. Dito isso, um ponto interessante para acessar o conteúdo se passar sufoco é após entregar as duas primeiras relíquias do jogo base, pois neste ponto do game já temos um barco um pouco mais evoluído e com espaços extras.
A título de curiosidade, um dos novos equipamentos é uma máquina de gelo. Ao entregarmos ela podemos fazer gelo e manter os peixes no barco conservados por mais tempo. Isso é ideal para os jogadores que fazem navegações mais longas ou estão buscando os peixes raros para completar as missões secundárias.
Veredito
A DLC Dredge: The Pale Reach – lançada em 16 de novembro – adiciona ótimos conteúdos ao jogo base e leva a sua narrativa para cenários gelados, bastantes clássicos nas histórias de H.P Lovecraft. Os novos peixes trazem mais desafios opcionais para serem completados e a âncora pode ser utilizada para uma navegação mais ágil pelas ilhas em diferentes pontos do jogo. Em relação a suas missões, é seguido o mesmo padrão do jogo base, porém aumentando a ameaça mesmo durante o dia, no qual os ataques do narval podem ocorrer normalmente. Ao todo a DLC apresenta oito novas conquistas/troféus. Entre eles, metade podem ser adquiridos cumprindo os objetivos, enquanto que as demais ficam com os já conhecidos desafios de pescar todos os tipos de peixes e ações mais pontuais.
* Chave cedida pela Team17 para PlayStation 5