Visions of Mana é o primeiro jogo da linha principal da série em 18 anos e promete entregar um retorno ao mundo da série com uma bela revisão em todos os seus sistemas.

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Sendo o primeiro jogo da linha principal da série Mana desde Dawn of Mana que foi lançado em 2006, ele faz parte de um esforço de longa data da Square Enix de manter a série relevante e acessível para os jogadores não só com novos jogos, mas com novos remakes e remasters que a série recebeu nos últimos anos.

Visions of Mana vêm na onda dos lançamentos dos remakes de Secret of Mana e Trials of Mana, jogos amados pelos fãs da série e que por muito tempo estavam disponíveis apenas no Super Nintendo e, no caso do Trials of Mana, sequer tinha ganhado uma localização oficial no ocidente.

História

Visions of Mana segue o protagonista Val, um Soul Guard, encarregado de acompanhar os escolhidos os espíritos da natureza que são chamados de Alms até a grande Árvore Mana, onde irão se sacrificar para reabastecer a magia necessária para manter o mundo em harmonia e prosperidade.

Val então embarca em uma peregrinação por todo o mundo, conhecendo novas culturas e no caminho questionando se é justo que pessoas tenham que se sacrificar para o bem maior.

Val e Hinna, a dupla inicial de protagonistas em Visions of Mana.

A história é bem direta ao ponto e, para o bem ou para o mal, o jogo ainda carrega muito da vibe de JRPGs da era do SNES. Os personagens que você encontra pela a jornada e principalmente os personagens jogáveis têm muita personalidade para dar, mas o jogo não é exatamente sutil na hora de tratar os diálogos e os temas da história. 

Há também alguns pontos da história em que o jogo não se justifica muito bem antes de simplesmente adicionar elementos de grande peso na trama.

O Mundo de Mana

Visions of Mana não possui um mundo aberto, mas todas as suas extensas áreas dão toda a magia e encanto da exploração de um mundo aberto daria, mas tirando todo proveito do design que uma área limitada teria.

A maior parte do seu tempo no jogo será indo atrás de cada ponto de interesse no mapa que, apesar de render as mesmas recompensas, faz um ótimo trabalho alimentando aquela vontadezinha que temos de “ah, só mais um pouquinho”.

Visions of Mana
O mundo de Visions of Mana é simplesmente lindo.

E isso vêm de várias formas: Baús espalhados pelo mapa, desafios de combate, o eventual elemento collectathon espalhado pelas áreas e novas formas de deslocamento pelo mapa.

E é nos cenários onde outro elemento se destaca em Visions of Mana: A direção de arte desse jogo não acertou apenas no design dos personagens, mas cada cenário do jogo é lindo da sua própria forma e apesar de se assemelhar em alguns momentos com outros jogos focados em exploração e com uma direção artística similar, o resultado final ainda é impressionante e não fica devendo em nada para a concorrência.  

Combate e Artefatos Elementais

O tchan de Visions of Mana é a presença dos artefatos elementais e a forma como eles interagem com várias partes do jogo.

Cada um dos 5 personagens jogáveis possui uma classe base e 8 novas classes para cada artefato obtido durante a história. Cada classe tem suas particularidades que vão desde adições aos combos básicos até o desbloqueio de magias específicas para que seu personagem tenha acesso.

Sem contar que cada classe vem acompanhada de um design único cheio de charme como foi com seu antecessor Trials of Mana.

Os artefatos elementais também interagem com o cenário, tornando acessíveis novos desafios de combate e alguns provendo formas únicas de atravessar o mapa.

Já o combate pega muito do que foi feito no remake de Trials of Mana e aplica a sua própria visão, melhorando muito a experiência do jogo. 

Trials of Mana tinha um combate um pouco quadrado demais, havia apenas um combo que poderia ser interrompido a qualquer momento com um golpe mais forte e esse ultimo golpe tinha sempre uma única função esperada dele. 

Reprodução: Square Enix

Em Visions of Mana o combate consegue atingir um ponto muito satisfatório de liberdade nas suas ações, mesmo mantendo a base simples e direta ao ponto. Ele também adora usar tipos de fraquezas diferentes como dano de corte e dano de contusão além dos tipos de dano elemental.

Todas essas variações e o quão comum é encontrar inimigos com as mais diferentes combinações de fraquezas garantem que nunca iremos manter o mesmo esquema de time e classes.

O combate de Visions of Mana possui duas outras mecânicas que agregam muito para a diversão do combate, sendo elas a Class Strike e os ataques únicos de cada artefato elemental.

Class Strikes são similares aos Limit Breaks de Final Fantasy, a única diferença sendo que a barra que precisa ser preenchida para realização de um Class Strike é compartilhada entre todos os membros do time.

Já os ataques elementais únicos são habilidades atreladas aos artefatos elementais que são equipados para que seu personagem troque de classe. Eles possuem um tempo de recarga variado e cada um causa um efeito único.

O artefato da água, por exemplo, possui um efeito onde você pode mirar um jato de água em inimigos que fazem com que eles fiquem presos em bolhas de água. Inimigos em bolhas quando são atacados causam a explosão da bolha e causam muito dano em qualquer inimigo na proximidade da explosão.

Reprodução: Square Enix

Ambos os recursos têm seus propósitos próprios e ajudam a manter o combate dinâmico e divertido, sempre criando novos objetivos durante os encontros de combate.

Infelizmente, Visions of Mana não possui localização em português brasileiro e o jogo não conta com nenhum recurso adicional de acessibilidade além de modos de dificuldade.

Veredito

Visions of Mana é extremamente divertido. Seu combate é simples e direto ao ponto, mas com a quantidade perfeita de elementos extras que o tornam dinâmico. Já o mundo e cenários lindos do jogo são vastos mesmo na sua limitação e entregam um senso de exploração muito genuíno, com vários objetivos espalhados pelas áreas só esperando pelo jogador.

A história carrega o tom característico de conto de fadas da série e mesmo que em alguns pontos a narrativa não seja tão forte, os personagens carregam bastante personalidade e os diálogos entre eles é uma bela amostra disso.

Visions of Mana será lançado no dia 28 de agosto para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series e PC.

*Chave para review cedida por Square Enix.

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Design
critica-visions-of-mana-e-lindo-e-divertido-apesar-de-alguns-pecadosVisions of Mana é extremamente divertido. Seu combate é simples e direto ao ponto, mas com a quantidade perfeita de elementos extras que o tornam dinâmico. Já o mundo e cenários lindos do jogo são vastos mesmo na sua limitação e entregam um senso de exploração muito genuíno, com vários objetivos espalhados pelas áreas só esperando pelo jogador. A história carrega o tom característico de conto de fadas da série e mesmo que em alguns pontos a narrativa não seja tão forte, os personagens carregam bastante personalidade e os diálogos entre eles é uma bela amostra disso.