Desenvolvido pela Nomada Studio e publicado pela Digital Devolver, Neva foi lançado em 15 de outubro para PlayStation 4, PlayStation 5, PC, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. O game apresenta um visual encantador e uma narrativa sem muitas falas que conecta a escolha visual, trilha sonora e gameplay.

Forjando uma amizade

Em Neva acompanhamos a protagonista Alba e seu lobo, chamado Neva. Com o mundo sendo destruído rapidamente, a história se passa em ciclos representados pelas estações do ano primavera, outono, inverno e verão, sendo que em cada um destes ciclos novos desafios são propostos para eles ao confrontarem inimigos que estão ganhando cada vez mais espaço.

Além das mudanças de estação que marcam a passagem temporal, o lobo também serve como fator determinante para entender a passagem do tempo. Isso porque, ao iniciarmos a aventura, temos como companheiro um filhote, que com a mudança de estações cresce até se tornar um adulto.

Fight
Reprodução/Digital Devolver

A relação entre Alba e o lobo tem uma evolução visível, mostrando o quão companheiros eles vão se tornando na aventura. Quando colocamos o todo a luz e falamos sobre subtextos, podemos levantar pontos sobre como as estações mostram um ciclo e o amadurecimento, representado pela amizade dos personagens, é necessário para lidarmos com o que tem que ser enfrentado.

Trazendo um visual único, com cores que aparentam emular pinturas de aquarela, o game não possui falas e deixa sua composição visual e trilha sonora conduzir e transmitir a narrativa. Neste ponto, temos aqui um jogo que sabe trabalhar sua narrativa de forma clara ao usar recursos criativos que poderiam confundir mais do que ajudar. Felizmente, não é o caso.

Neva - boss
Reprodução/Digital Devolver

Plataformas intensas

Apresentando cenários bem elaborados e baseados em plataformas 2D, o game propõe um combate que não cresce tanto por parte do personagem. Entretanto, ele é incrementado com novas habilidades do lobo no decorrer da história e fica mais rico com as mecânicas devido a suas utilizações em elementos do mapa.

Em relação à habilidade de Alba, desde o começo do jogo, ela já pode correr e utilizar sua espada para o combate e sem atuação do lobo como um recurso para derrotar inimigos. No decorrer das estações, o lobo cresce e ganha novas habilidades, podendo inicialmente morder e imobilizar inimigos na sua fase jogos. Quando adulto, ele pode se incorporar na espada de Alba para ampliar a força de seus ataques e servir de montaria. As duas últimas citadas são poderes utilizados mais para o final do jogo, quando chegamos na Estação de Inverno.

Para ambos os personagens as mecânicas funcionam bem e são divertidas de serem utilizadas, ainda mais que são ganhas de forma cadenciada e evolutiva. Nesta evolução, os cenários também atuam como elemento que enriquece a gameplay, pois na mesma toada em que os protagonistas, as fases são acrescidas de novos elementos e interações que trazem maior variedade de lutas e desafios.

inverno
Reprodução/Digital Devolver

Veredito

Neva é um jogo que chama inicialmente pelo seu visual, crescendo ainda mais quando vemos sua gameplay divertida e como os diferentes elementos se conectam para a construção de sua narrativa. Seus desafios são interessantes e funcionam de forma efetiva na proposta de plataformas 2D.

Sem dúvida é um game que vai valer muito a pena investir seu tempo! Ele é bonito, divertido e sua história, além de tocante, é bem construída.

*Chave para análise enviada para Xbox Series X|S

REVER GERAL
Gameplay
Visual
Enredo
Ambientação
Efeitos sonoros
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
critica-viva-e-evolua-nas-estacoes-do-ano-com-nevaNeva é um jogo que chama inicialmente pelo seu visual, crescendo ainda mais quando vemos sua gameplay divertida e como os diferentes elementos se conectam para a construção de sua narrativa. Seus desafios são interessantes e funcionam de forma efetiva na proposta de plataformas 2D.