Jogos como A Little to The Left e Unpacking podem parecer banais em uma primeira vista. Entretanto, suas jogabilidades simplificadas e narrativas que envolvem suas ações dizem muito sobre suas mensagens e propósitos. Seguindo esta linha de títulos, temos o While Waiting, lançado em 05 de fevereiro de 2025, desenvolvido e publicado pela Optillusion para as plataformas Nintendo Switch e PC (via Steam).

Sua narrativa acompanha a vida de um garoto, sendo iniciada a primeira fase antes do seu nascimento e seguindo até o seu desenvolvimento como adulto. Ao longo de 100 fases acompanhamos seu envelhecimento e vivenciamos os períodos de espera. Isso mesmo! Enquanto alguns jogos focam na atividade do trabalho e partes intensas da vida, aqui temos a espera como um elemento motor para o desenvolvimento das ações ou da não ação.

While waiting - 1
Reprodução/Optillusion

Entre as fases que jogamos estão a espera de um ônibus, o tempo de uma torradeira finalizar o preparo de um pão e até mesmo aqueles minutos tensos em que devemos esperar os outros falarem e se acalmarem. Nestes cenários, o título convida o jogador a agir e interagir com o ambiente. O fato do jogador não precisar realizar nenhuma ação, indica que caso ele opte, é possível não fazer nada e passar de fase, indicando que a espera chegou ao fim.

As interações com os cenários são simples e basicamente temos quatro comandos: mexer para os lados, cima, baixo e a barra de espaço como ação do objeto que estamos em contato. Por mais minimalista que seja, os comandos são suficientes, pois cumpre proposta do game de colocar o jogador para vivenciar a espera. Junto com ela o silêncio também é bastante presente, sendo os efeitos sonoros composto por músicas de fundo pontuais e barulhos referentes aos cenários.

While Waiting - 2
Reprodução/Optillusion

O game mescla bem sua mensagem com a proposta narrativa e gameplay, o que torna ele bastante divertido mesmo trazendo como foco momentos que podemos detestar em nossas rotinas. A partir de um novo ponto de vista, é interessante como While Waiting nos convida a uma reflexão profunda que torna as 100 fases rápidas e todo o seu contexto reflexivo e tocante.  

A espera vale a pena?

While Waiting tem uma proposta curiosa, gameplay simples e narrativa que foca nos momentos que mais vivemos na vida: a espera. Essa abordagem torna o jogo divertido ao questionar o jogador o que ele pode fazer enquanto espera, assim, oferecendo reflexões ao seguir o personagem protagonista por toda sua vida, passando por diferentes fases com a constante espera. Visualmente o título é caprichado e ao juntar sua escolha estética, gameplay e história, temos um título que prende a atenção e se torna sensível e essencial.

Video games podem trazer sentimentos inimagináveis e propor cenários para diferentes ações. No caso de While Waiting, ele nos convida a uma reflexão interativa sobre diversos aspectos da vida, não necessariamente as consequência de nossas escolhas, mas como percebemos o tempo e o que fazemos com ele. Uma coisa é certa, fica a mensagem que a espera é inevitável e será uma recorrência em nossas vidas até o fim, basta saber usá-la.  

*Chave para esta review foi enviada para PC (via Steam) pela Optillusion

REVER GERAL
Narrativa
Gameplay
Visual
Efeitos sonoros
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e Jornalista.
critica-while-waiting-mostra-que-a-vida-e-esperaWhile Waiting tem uma proposta curiosa, gameplay simples e narrativa que foca nos momentos que mais vivemos na vida: a espera. Essa abordagem torna o jogo divertido ao questionar o jogador o que ele pode fazer enquanto espera, assim, oferece momentos de reflexão ao seguir o personagem protagonista por toda sua vida, passando por diferentes fases com a constante espera.