X-Out: Resurfaced foi lançado em 20 de fevereiro de 2025 para as plataformas PC, Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 4 e PlayStation 5. Desenvolvido pela KRITZELKRATZ 3000 e publicado pela United Games Entertainment, o título apresenta desafios de alto nível e estilo nostálgico que abraçam o gênero de “jogos de navinha” 2D.
Trazendo a ambientação de suas fases no fundo do mar,o game é bem direto e não demora para colocar o jogador em contato com os inimigos: outros veículos subaquáticos e criaturas robóticas que devem ser destruídas. Data essa premissa simples, o jogo implementa diferentes mecânicas que o diferenciam dos demais, seja em sua navegação pela fase ou por como é utilizada a vida do veículo do jogador.
Que tal entrarmos em mais detalhes?
Escolhas estratégicas
Enquanto é comum em jogos do gênero a vida do jogador ser marcada pela quantidade de tiros (ou golpes) que pode levar, em X-Out: Resurfaced temos nossa energia marcada por uma barra contínua, que diminui de forma diferentes para cada dano que nos é afligido. Por exemplo, um tiro inimigo pode não ser fatal, mas trombar em um dos rochedos do fundo do mar sim.

Também é um diferencial a quantidade de tentativas para completar a fase, isso porque as tentativas variam de acordo com a quantidade de naves que compramos antes de começar a missão. Sendo nos dado uma quantia inicial de créditos, podemos escolher entre naves de diferentes atributos e poder de fogo. Se possível, comprando mais de uma, que irá indicar a quantidade de nossas tentativas.
Da mesma forma, podemos aplicar os créditos em melhorias na nave ao invés de gastar em quantidade. Desta forma, mesmo com menos tentativas, podemos ter maior poder de fogo, mísseis que são disparados automaticamente de tempos em tempos, entre outros benefícios. Essas escolhas de gameplay sem dúvida trazem elementos únicos ao game que o diferencia dos demais.

Navegação
A navegação pelas fases é a parte mais desafiadora do game, mais até mesmo que o próprio chefe ao final da fase. Sendo apresentados diversos obstáculos rochosos além dos inimigos, é preciso ter muito cuidado para não se chocar e zerar sua barra de vida rapidamente.
Dois pontos bastante interessantes são a estrutura de sua navegação e seu modo espelhado. Começando pela estrutura, a parte mais alta da sua parte navegável não é limitada. Isso adiciona o desafio de que sair para aquele espaço também marcará o fim de sua aventura. Essa abordagem difere de outros jogos que optam por limitar a parte superior do mapa, também servindo como um suporte ao jogador para desviar de alguns desafios.
Se a fase normal já é bastante desafiadora, imagina jogar ao contrário? É isso mesmo! Tal qual Castlevania: Symphony of the Night, após finalizar o jogo são liberadas as fases espelhadas. Na versão normal navegamos da esquerda para a direita, já na espelhada da direita para a esquerda. Essa simples mudança muda a dinâmica do jogo e o torna mecanicamente desafiador para os jogadores que se propuserem a completar 100% do jogo.

Vale reforçar o comentário que a navegação na fase acaba sendo o verdadeiro desafio. Por mais que os chefes sejam interessantes, eles apresentam poucos desafios pelas suas movimentações truncadas e pela presença de diversos pontos que nos permitem simplesmente parar nossa nave e atirar, vencendo com movimentos mínimos.
E as conquistas?
Jogos do gênero são também conhecidos por serem fontes de conquistas/troféus fáceis … o que não acontece aqui. Isso porque as fases são desafiadoras e exigem um certo treino para localizar e identificar as movimentações.
Mesmo que o X-Out: Resurfaced apresente uma janela para ativar códigos, a ativação desativa as conquistas. Ou seja, ativar trapaças é permitido, porém o jogador não será recompensado por completar o nível utilizando o recurso.
Veredito
X-Out: Resurfaced é um jogo interessante, desafiador e divertido ao propor novidades em um tipo gameplay que pode ser bastante repetitiva. Seu visual é bem trabalhado ao trazer uma estética retrô e com designs bem feitos para os modelos do jogo. Um ponto que incomoda é o desbalanceamento entre a fase e o chefe final. Caso fosse mais equilibrado os desafios o título traria mais satisfação.
*Chave para análise enviada pela United Games Entertainment para Xbox Series X|S