Cyberpunk 2077 foi recém-lançado pela CD Projekt Red e como de costume veio recheado de materiais extras que exploram seu universo. Entre seus conteúdos estão trilha sonora, wallpapper, artbook e uma HQ intitulada Cyberpunk 2077: Sua Voz. Diferente dos quadrinhos digitais de The Witcher (Reason of State, Matter of Concience e Killing Monsters), a de Cyberpunk não está disponível para download, mas a partir de um site que é acessado com a conta do usuário GOG. A página web que disponibiliza a história já conta com trilha sonora para ambientar o leitor por suas 82 páginas.
Enredo
A história se passa em 2023, ano marcado pelo final da Quarta Guerra Corporativa. Logo no início somos apresentados ao Todd, um funcionário da NCART (Night City Area Rapid Transport). Tudo muda quando vê uma garota sendo atacada por dois membros da gangue Maelstrom. A misteriosa garota foge e entrega para Todd um chip, pedindo que ele fuja dali. Que informações teria esse chip?
Equipe e arte
Sua produção está nas mãos de Aleksandra Montyka e Marcin Blacha no roteiro, Danijel Zezedj na arte e Krzysztof Ostrowski na colorização. É interessante observar que Montyka já trabalhou no roteiro do quadrinho “Of Flesh and Flames”, lançada em 2019 pela CDPR e Dark Horse Comics. A dupla de roteiristas exploram bem o universo e suas características, tratando o leitor como uma pessoa familiarizada com o contexto de Cyberpunk. A vantagem de estar iterado com o universo é a de obter informações de eventos importantes para o ano em que se passa o jogo, porém a história é completa para quem é pouco inteirado de Cyberpunk.
Em relação a arte e colorização é feito um trabalho primoroso. Os desenhos conseguem transmitir a sensação de velocidade e o caos de Night City e seus arredores, utilizando palhetas de cores desbotadas que vão ficando cada vez mais quentes com o ritmo das situações em que Todd e Yishen passam. A variação da tonalidade de azul, utilizado para mostrar gravações, combina com o contexto tecnológico e passa a sensação de incapacidade e frieza.
Veredito
Cyberpunk 2077: Sua Voz é um excelente quadrinho, pois em poucas páginas mostram as principais características das personagens e instiga a curiosidade do leitor. Além disso, conta com um roteiro consistente durante toda trama e uma arte de encher os olhos.
NOTA: 5/5
ATENÇÃO: A partir daqui TEREMOS SPOILERS, então siga por sua conta e risco.
Após pegar o chip, Tood volta para ajudar a garota e salva sua vida em troca do item que ela o deu. Porém, ele salva as informações consigo e ela some após estar segura. Com a ajuda de uma amiga, que o leva até um canal, Todd descobre que na verdade ele ajudou a mercenária Yishen Rhel, também descobre sua localização e que havia roubado um chip da Zetatech. Por não ter dinheiro para pagar o canal, ele topa participar de um experimento com um chip por 24 horas. Ao encontrar com Yishen, ele é obrigado a acompanha-la na missão, pois possui as informações salvas.
*Nota: Canal – Intermediário entre o mercenário e cliente.
A tarefa os leva até as Badlands em que devem esperar um grupo de nômades. Entretanto, no caminho são atacados e param descansar, mas acabam encontrando os Raffen Shev. Ambos lidam bem com a situação e Todd repara que durante a ação escutou vozes estranhas em sua cabeça. Com a chegada dos nômades que esperavam eles partem para sua missão, porém Yishen está ferida.
*Nota: Raffen Shev – Grupo nômade formado por renegados. Normalmente são violentos, atacam outros nômades e não são confiáveis.
O grupo ataca um comboio de transporte militar e rouba uma maleta misteriosa. Ao voltarem para Night City, Yishen vai cuidar de seus ferimentos e Tood se responsabiliza por entregar a encomenda ao cliente chamado Johnny Silverhand, que inclusive pergunta a Todd se ele sabe manusear uma arma, assim, o convidando para ação. Todd fica sem saber o que dizer e diz que não, então Johnny da as costas e vai embora.
No dia seguinte, a amiga de Todd diz alegremente que sua fita de ND foi um sucesso e ao mesmo tempo ele vê no noticiário o atentado a torre da Arasaka. Agora, Todd se da conta que o chip gravou todos os acontecimentos, a fita foi comercializado e colocou Yishen em risco. Enquanto Todd revê a gravação, Yishen é morta no consultório médico.