Dandara é um jogo brasileiro que foi atualizado recentemente para o chamado Trials of Fear Edition. Nessa nova versão do game que foi lançado há dois anos atrás para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, IOS e Android, os desenvolvedores tiveram um bom tempo para repensar elementos do game. Nessa nova versão, os jogadores encontraram três novas batalhas extras contra chefes, um mundo novo nomeado como Hidden Realms, novas habilidades de combate e uma revitalização da trilha sonora.

O JOGO

Nessa mistura de Dark Souls e Gravity Rush, nós temos um mundo onde o sal é sua moeda. A trama se passada em um mundo de Sal, que está em colapso e os cidadãos agora se encontram oprimidos, e caba a personagem principal Dandara, solucionar esse problema. Dandara curiosamente é baseada em uma guerreira brasileira do século XVII, Dandara dos Palmares.

O sal é essencial nesse jogo, você o usara para navegar por labirintos, melhorar habilidades, atravessar mapas e muitos mais. No game você não consegue andar, apenas pular, o que torna tudo um pouco mais difícil, pois você só é capar de se mover pelos caminhos de sal e isso significa que você dever calcular bem seus saltos para seguir em frente. Esquivar-se dos ataques inimigos e até mesmo evitar danos é algo que você pode demorar a se acostumar, porém felizmente o começo lento te ajuda a pegar o ritmo.

Como qualquer outro game Metroidvania, você tem que explorar até encontrar uma saída, ou achar uma habilidade ou item que abra um caminho para que você consiga seguir permitindo que você supere obstáculos, sendo assim compensado com “sal”. Como dito anteriormente, você poderá usar o sal para aumentar as habilidades de Dandara.

JOGABILIDADE

O jogo facilmente controlável no Switch, já que você usará o analógico esquerdo para se direcionar, o botão X para disparar sua arma e altera-la com o botão R.

O combate é bem simples e para evitar danos, você deve atacar. O ataque é definitivamente a melhor defesa nesse game. Os inimigos são extremamente capciosos, assim a atacando de varias maneiras. Em Dandara o jogador vai se deparar com uma grande pluralidade de salas com perspectivas diferentes, o que tonar o gameplay ainda mais extenso podendo durar cerca de 9 – 10 horas.

O SAL É ESSENCIAL

É muito importante frisar que ao morrer no game, você é transportado de volta ao seu último ponto de salvamento, que acabam se tornando uma espécie de acampamento onde Dandara poderá realizar viagens rápidas e recuperar sua saúde. Outro ponto que não pode agradar a todos, que é bem semelhante ao Hollow Knight é que para atualizar, você precisa fazer esse pagamento com sal derrotando inimigos e desbravando mapas, porém se Dandara morrer esse sal será deixado para trás e para recuperá-lo o jogador deve retornar e coletar o seu “corpo” no local que morreu.

O jogo também conta com outro ponto falho, ao abrir o mapa para conferir sua localização, o jogo não para, de modo que os inimigos ainda possam te atacar, então se você deseja olhar o mapa, planeje um local primeiro. Com essa nova atualização, apesar de uma mecânica um tanto quanto cansativa, o jogo ainda é capaz de apresentar belos cenários e uma boa trama.

NOTA: 3/5