A obra “O Inferno de Dante” é a primeira parte de uma trilogia, sendo as outras duas Purgatório e Paraíso, escrita pelo italiano Dante Alighieri. No poema épico escrito no século XIV, Dante é acompanhado pelo poeta romano Virgílio pelos nove círculos que estruturam o inferno. O contexto citado anteriormente é importante não só por ser muito influente, mas também por ser o alvo da releitura proposta por Ponciano Correia em Dantesco: Contos Indigestos, lançado pela Editora Flyve.
Histórias marcantes e formatos textuais
Diferente do poema épico, a releitura não apresenta uma personagem principal, mas sim, protagonistas que são submetidos aos horrores de seus devidos círculos conto a conto. O leitor é guiado pelo livro, assim como Dante é guiado por Virgílio. Outro ponto muito interessante é a abordagem atualizada que feita em cada circulo, deixando a sensação de por que sofrer nos círculos do inferno se o mesmo pode ser encontrado ainda enquanto vivo.
A leitura dos contos é fluida, sendo impressionante a variedade de dormatos textuais abordados. Hora estamos em conto com uma estrutura convencional, outra em uma entrevista, e por que não uma história estruturada em formatos de noticias de jornais ou relato? Todas essas variedades são encontradas e a diferenciação entre elas deixa a leitura interessante e boa. Os adjetivos usados anteriormente se enquadram bem as sensações da leitura. Utilizar algo como “leitura gostosa e leve” não faria justiça com o conteúdo indigesto proposto pelo autor que passa por diferentes linhas dramáticas.
Entre as histórias mais marcantes, a que se passa no 2° Círculo (chamada “Pela Mão”) é chocante. Acompanhar o consumo da personagem pelos seus desejos e entender como isso a afligiu inicialmente é no mínimo agoniante. Fugindo da narrativa convencional, o conto do 8° Círculo estrutura uma história completa a partir do formato de noticias de jornal. Em seu enredo é mostrado a evolução da personagem com o tempo em relação a sua carreira política e vida familiar. Por mais que esses dois contos foram citados, todos os outros são tão atuais quantos estes e trazem diferentes reflexões.
Veredito
Dantesco: Contos Indigestos é um livro muito interessante e atual. A revisitação dos círculos do inferno pela perspectiva proposta é marcante e atinge o leitor em cheio ao retratar fatos que são facilmente encontrados em nossa sociedade com diferentes tons. Os contos com diferentes formatos textuais são um diferencial da obra e que mostra a versatilidade do autor.