Dauntless é um RPG de ação com multiplayer online cooperativo, gratuito para jogar, com crossplay e disponível para as principais plataformas (PS4, Xbox One, PC e Switch) com a possibilidade de continuar o seu progresso de uma plataforma em outra, por meio de uma conta da Epic Games que no caso distribui o jogo desenvolvido pela Pheonix Labs.
Em Dauntless, seu personagem é um Slayer, um caçador que em conjunto com outros enfrenta monstros ferozes e (na maior parte do tempo) muito maiores que você chamados Behemoths. Ao derrotar estas feras o caçador recolhe partes de seus corpos e as utiliza para criar armas e armaduras que além de trazerem características das bestas derrotadas, como efeitos associados a algum elemento específico, fortalecem o seu personagem permitindo ao jogador enfrentar inimigos cada vez mais fortes.
Sim, eu sei o que provavelmente está passando pela sua cabeça. As semelhanças com Monster Hunter estão presentes e claras até pra mim que nunca joguei um jogo sequer do triple A da Capcom. E é exatamente por isso que trazer esta experiência para um público maior através de um jogo acessível para os mais diversos jogadores, mesmo que de forma limitada, é uma ideia incrível. E a proposta parece ainda melhor quando você traz ela para a experiência híbrida do Switch, mas só parece mesmo, pois é justo aí que começam os problemas.
A minha experiência com Dauntless no Switch foi uma montanha russa. Se por um lado a premissa de caçar monstros em grupo me conquistou, a execução da mesma no console da Nintendo sendo bem generoso foi sofrível.
Quando fiz a missão introdutória, confesso que no primeiro momento achei o combate com a espada, a primeira arma a qual o jogador é apresentado, um tanto quanto repetitivo, mas quando mais a frente fui apresentada a outras 5 opções de armamentos, cada qual com suas próprias mecânicas e possibilidades de combos, genuinamente comecei a me divertir. Sério, devo ter ficado uns bons 30 a 40 minutos testando as possibilidades com cada arma na área de treinamento.
Mas mesmo nos momentos em que eu estava curtindo a experiência de enfrentar um dos Behemoths em conjunto com outros jogadores em um canto qualquer do universo de Dauntless estava sempre ali um problema incapaz de ser ignorado, o péssimo desempenho do jogo no console da empresa de Mario e Cia.
Sei bem que o Switch tem suas limitações em comparação aos seus concorrentes, mas é inaceitável que até mesmo em áreas pouco movimentadas do mapa havia momentos em que o jogo apresentava cenas em slow motion que quase eram dignas de um filme do Zack Snyder. Acho que só faltou um filtro sépia.
O simples ato de abrir um menu aparentava ser um esforço gigantesco pro console, ao ponto de a todo momento eu achar que o jogo iria crashar, até que efetivamente aconteceu. O Switch não aguentou a conversa com um NPC e crashou. Simplesmente desistiu. Do NPC, de mim e do jogo.
Em suma, mesmo com as limitações que um jogo free to play impõe, eu gostei do game em si, mas a versão do Switch tem problemas técnicos demais com os quais são difíceis de não se incomodar, novamente, sendo bem generoso com a análise.
Qual é a minha recomendação? Olha… Se você curte este estilo de jogo e tem um outro console ou um PC talvez seja melhor você aproveitar para experimentar Dauntless por lá, afinal já que o cross progression nos permite continuar a aventura sem iniciar do zero vamos fazer uso do que estão nos oferecendo, né? Só sei que é o que eu vou fazer.