O jogo Deadtimes Defenders foi desenvolvido e distribuído pela Ravenous Games Inc. e foi lançado em acesso antecipado na data de 18 de fevereiro de 2020 para a plataforma PC (Steam). Com uma jogabilidade bem divertida e no estilo side-scrolling, o RPG consiste em um looter shooter contra monstros de diferentes dimensões. Graficamente o jogo é bonito, o visual dos monstros são bem variados e os itens diferenciados entre si.
Portais, monstros e muitas armas
Na pele de um soldado, a missão é entrar em diferentes portais de realidades alternativas derrotando os monstros das diferentes dimensão. As criaturas que enfrentamos são bastante variadas, respeitam a temática ambiente e cada uma tem sua movimentação e ataques, assim, é preciso perceber como é o comportamento para melhorar a movimentação pelo campo de batalha. As armas e equipamentos também são interessantes, sendo elas variadas e com diferentes tipos de tiro.
Para vencermos a fase é preciso passar por ondas de inimigos até que encontremos o portal que nos da acesso ao hub do mundo padrão. Ao chegarmos no hub podemos realizar diferentes ações, entre elas negociar itens adqueridos, fazer upgrades em nossa armas (visual e dano) e usar pontos de habilidades para o desbloqueio de habilidades. No total são quatro conjuntos com diferentes habilidades para serem desbloqueadas, porém só é possível deixar três delas ativas ao mesmo tempo.
Tal limitação na quantidade de habilidades mais a armas e itens variados que podem ser personalizados é criado um cenário único para o jogador. Assim, permitindo que ele jogue da forma que achar mais divertido, seja om armas de distância, explosivas ou até mesmo corpo-a-corpo combinando com as habilidades ativadas.
Mecânica para liberar portais
Como já dito antes, cada portal possui seus monstros próprios e para completa-lo precisamos enfrentar ondas de inimigos. Só que passar pelo portal uma vez não é garantia com o próximo estará desbloqueado. Para conseguirmos avançar é necessário desbloquear a próxima fase com uma determinada quantidade de cristais que são obtidos durante a gameplay, porém eles são pegos de forma aleatória ao derrotar os monstros. Assim, quanto mais avançamos no jogo, mais vezes será necessário repetir portais antigos para adquirir o item.
Da mesma forma que as armas, os cristais também podem ser comprados no hub a um preço bastante alto. Isso torna mais viável, e também divertido, a repetição da fase. O problema é que com a evolução do personagem e a repetição dos portais a experiencia pode se tornar um pouco repetitiva, pois parte do desafio é perdido e passa a ser apenas uma atividade de busca por recursos. A forma de tornar menos repetitivo é fazer o ogador buscar novos itens enquanto repede as missões.
Visual atraente e divertido
O jogo dá uma liberdade de construção de personagem muito boa para o estilo side-scrolling, lembrando bastante os clássicos e divertidos beat ups ao enfrentar as diferentes ondas de inimigos. Visualmente o jogo é agradável e mostra um design de personagens muito bem feito, apresentando também uma grande variedade de monstros, armas e itens. Mesmo com diversos oponentes, o jogo poderia ter mais chefes e também conquistas, pois a estrutura do jogo é propicia para isso.
Deadtime Defenders dá uma liberdade de construção de personagem muito boa para o estilo side-scrolling, lembrando bastante os clássicos beat ups. O jogo é bom e irá agradar a diferentes públicos com suas mecânicas divertidas e visual atrativo. A história serve como um plano de fundo para matarmos monstros e é funcional, estimulando o o jogador a querer avançar pelos cenários e descobrir o que os aguarda.
NOTA: 3,9/5