Com uma premissa muito interessante, Death and Taxes será lançado em 20 de fevereiro para a plataforma PC (Steam). O jogo foi desenvolvido e distribuído pela Placeholder Gameworks.

No comando da vida (e da morte)

Logo no início do jogo vemos um homem criando um ser. Esse homem se revela com o nome de Fate (Destino), e nosso personagem como um agente da morte, chamado Grim Reaper, que serve a ele e as vezes a seu gato. Fate comanda uma empresa que analisa e decide quem vive ou quem deve morrer.

Diariamente nosso personagem é submetido a regras que guiam o julgamento de fichas, assim, tendo que decidir quem irá morrer ou continuar vivo. Porém, e se  Fate nem sempre estiver certo? E se ele não querer mais a vida humana na terra? E se ele estiver em uma crise existencial?

Bom caro jogador … Aí já parte de suas decisões também.

Visual do game

O jogo apresenta um visual bastante simplista, sendo que parte da história é contada em forma de quadrinhos com bons desenhos que se mantém no decorrer do jogo. Isso dá um charme para a obra e já mostra o seu grande enfoque narrativo.

O jogo usa a relação de cores quentes e frias para mostrar a importância dada a alguns assuntos e suas intenções dos personagens. Por exemplo, Fate é comumente relacionado a cor amarelo combinando com sei perfil pacifico, porém com tom de voz ameaçador. Enquanto isso, em cenas que somente o seu gato aparece há prevalência da cor azul em consonância com a atitude passiva do gato a praticamente tudo.

O poder da escolha

O jogo é parado e envolve bastante leitura, já que devemos analisar e julgar as fichas baseado nas regras dadas na instrução do dia. Ao finalizar o dia devemos falar com Fate para a entrega dos resultados e recebimento do pagamento.  Com as moedas recebidas podemos adquirir itens cosméticos para nosso personagem ou para nossa mesa de trabalho, como calendário, rádio e outros enfeites.

Obedecer ou não as regras do dia é numa escolha do jogador, porém é válido falar que o não cumprimento não resultado em pagamento e pode resultar em finais diferentes. Assim, basicamente o jogo consiste nisso, julgar e conversar com seu chefe. Em sua mesa de trabalha há um celular, nele podemos observar as consequências de nossas escolhas ao formato de postagens semelhantes a tweets.  

A parte dos diálogos é uma das que mais se destaca, pois ela define a relação com Fate e ações que ele irá adotar. Assim, influenciando diretamente nas regras a seguir na execução da análise das fichas.

Death and Taxes é um jogo que coloca todo seu foco na narrativa. As suas mecânicas e textos favorecem a história de uma forma complementar. O jogo tem a duração certa e possui uma fator replay bem curioso e forte. Nele podemos jogar em mundo paralelo e tomar novamente as decisões, possibilitando alterar o destino do mundo com o conhecimento prévio das ações passadas.

NOTA: 4,5/5