Em 13 de de maio de 2020 foi lançado Deep Rock Galactic, desenvolvido pela Ghost Ship Games e distribuído pela Coffee Stain Studios, para as plataformas PC e Xbox One. O jogo leva o sentido de multijogador bastante a sério, permitindo de 1 a 4 jogadores, exigindo uma boa interação para que a missão possa ser completada com sucesso.

O jogo não apresenta um enredo consistente pelo fato do multijogador ser prioridade. No controle de um dos anões do time devemos explorar cavernas com amigos convidados ou entrando em salas públicas. Além disso, o jogo apresenta um visual simpático e polido que vai agradar bastante aos jogadores. 

Mecânicas básicas e exploração

No controle de um personagem anão, o jogo utiliza uma câmera em primeira pessoa, seu personagem e sua equipe devem explorar um conjunto de cavernas em busca de cumprir o objetivo exigido. Entre as missões está a busca por recursos minerais específicos enquanto vocês devem se defender de hordas de insetos gigantes espaciais. Diga-se de passagem, o jogo possui uma boa variedade de inimigos e são bastante desafiadores. A rede de cavernas é gerada proceduralmente, isso torna cada gameplay única, desafiadora e as diversas dificuldades de missões tornam as coisas ainda mais interessante.

Os personagens que podem ser escolhidos são divididos em quatro classes: Atirador, Escoteiro, Perfurador ou Engenheiro. O atirador se responsabiliza por enfrentar a maior quantidade de inimigos, a exploração fica por conta do Escoteiro, o Perfurador consegue transpor rochas  com facilidade e o Engenheiro pode construir estruturas defensivas. Mesmo que cada um tenha sua especialidade, os jogadores não tem a obrigação de escolher classes diferente. A escolha fica por conta do time e quatro jogadores de escoteiros, por exemplo, pode ser formado.

Para deixar o personagem com a cara do jogador, o jogo permite que alterações em roupas, equipamentos, rosto (cabelo e barba) e diferentes cores podem ser escolhidas. Os equipamentos são liberados de acordo com o nível do personagem e são comprados com moedas ganhas ao completar missões. Além disso, também é possível aprimorar as armas de forma individual, dando prioridades no aspecto desejado.

 

Comparações são inevitáveis

Diversão, exploração e combate de hordas. Estes elementos  são comuns a diversos jogos e em Deep Rock Galactic eles também estão presentes. Assim, é inevitável a comparação com a exploração procedural presente em Minecraft e o combate de hordas que vemos em Left 4 Dead. Claro, não podemos construir segundo nossa vontade, mas a quebra de elementos e o gráfico um pouco poligonal é uma característica do jogo. Já de Left 4 Dead é pego a inspiração na quantidade de inimigos e na variedade em que eles se apresentam. Estando presentes em diferentes proporção e forma de se combater.

Veredito

Deep Rock Galactic é uma mistura interessante de exploração e ação que exige bastante trabalho em equipe e apresenta personagens variados com diferentes funções. Seus visuais são agradáveis, a gameplay é precisa e todos os comandos respondem bem. O fator de explorar amplas cavernas procedurais e batalhas contra hordas de insetos espaciais é muito divertido. O game é um indicação certa e que vai agradar a maioria dos jogadores que buscam uma experiencia multijogador.   

NOTA: 3,8/5