Pegasusmon, a nova digievolução de Patamon, apareceu em boa hora no episódio anterior. Com a ajuda dele, Taichi, Sora e Takeru puderem continuar sua busca pela irmã do digiescolhido da coragem. Em Hikari, Luz do Alvorecer, finalmente teremos o encontro entre a digiescolhida da luz e Tailmon, o segundo e último Digimon Sagrado.
O renascimento de Millenniumon
O episódio começa com um grande grupo do que parecem ser vários Vademon em volta de um grande cristal escuro. O líder do grupo entoa uma espécie de profecia/plano e diz que é hora de Millenniumon renascer. SkullKnightmon está segurando o cristal em que o vilão se encontra, e Hikari continua ao seu lado, montada em DarkMaildramon.
Na outra ponta do enredo, temos Koshiro explicando novamente qual é a situação do mundo humano para os digiescolhidos: como haverá uma grande colisão na Estação Espacial Internacional que causará uma grande catástrofe em Tóquio. Fora o grupo de Taichi, todos os outros digiescolhidos continuam no mesmo lugar do último episódio.
Após encerrem sua reunião, Komondomon chega a uma espécie de ferro-velho com uma cratera no centro. SkullKnightmon está lá com Hikari e, pelo o que ouvimos dos Vademon, ambos servirão de sacrifício para o renascimento de Millenniumon. Vários cristais surgem do chão, e Sora diz se tratar de fragmentos do corpo do vilão. SkullKnightmon absorve Hikari para dentro de si e evolui para DarkKnightmon, aumentando seu poder.
A Luz desperta
Taichi e Greymon, Sora e Birdramon, e Takeru e Pegasusmon partem para cima do inimigo. À medida que o poder de DarkKnightmon aumenta, parece que a ressurreição de Millenniumon se aproxima mais.
Enquanto isso, dentro de DarkKnightmon, Hikari enxerga uma luz, e percebe que se trata do ser que esteve a chamando esse tempo todo. No lado de fora, Taichi continua lutando para derrotar o inimigo – Sora e Garudamon derrotam DarkMaildramon e Takeru e Pegasusmon derrotam os minions das trevas.
Hikari finalmente consegue alcançar a luz, que começa a tomar forma. As duas são atacadas por uma sombra que parece com Millenniumon e, desesperadas, elas fogem, na esperança de que Taichi irá salvá-las – dito e feito, WarGreymon surge mais uma vez e consegue atravessar o corpo de DarkKnightmon com seu Tornado Bravo, salvando as duas de dentro do inimigo.
Vendo seu plano falhar, os Vandemon dizem que esperarão a próxima oportunidade – ainda não é o fim de Millennium. O episódio termina com o segundo Digimon Sagrado se apresentando: seu nome é Tailmon.
Veredito
Depois de tanta espera, Tailmon finalmente se juntou à equipe. Claro que, mais uma vez, a forma como isso aconteceu não fez tanto sentido e também não foi explicada – obviamente é possível que o anime explique tudo mais para frente mas, por agora, as coisas simplesmente não se encaixam como deveriam.
Além disso, diferente de Takeru e Patamon, parece que este arco de encontro entre Hikari e Tailmon foi concluído rápido demais, com um foco desnecessário em Taichi, que mais uma vez foi o herói. Os próximos episódio devem (espero) explorar um pouco mais a relação das duas, e talvez as coisas melhorem um pouco.
Em relação ao resto do grupo de digiescolhidos, eles simplesmente não existem na trama. Mais um episódio se passou sem que eles fossem importantes de qualquer maneira: Koshiro continua repetindo as mesmas informações, Joe e Mimi continuam sendo alívio cômico desnecessário, e Yamato continua sem falar nada. O anime tem muito o que fazer para que esses personagens se tornem relevantes.
O lado mais interessante é os dos vilões: cada episódio acrescenta uma nova dúvida, principalmente quanto aos objetivos e origens de Millenniumon. Claro que nem essa parte do enredo escapa, mas é a parte menos ruim.
De resto, podemos destacar a trilha sonora, que é sempre muito bem executada, e as cenas de luta, que realmente trazem emoção, o que é bem legal. Resta saber se os próximos episódios vão se manter sem profundidade e se apoiando em lutas e mais lutas, ou se algo relevante vai ser feito.
Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, às 23h30, na Crunchyroll.