Depois de Hikari finalmente ter encontrado sua parceira digimon, Tailmon, o grupo formado pela própria Hikari, Taichi, Sora e Takeru, junto de seus parceiros, partem em direção a FAGA, para derrotarem Millenniumon. Em Hikari e Tailmon, a Digimon Sagrado assume uma postura super-protetora para com a digiescolhida da luz, sem perceber qual é o seu real papel como um todo.

A cidade submarina

O grupo, a bordo de Komondomon, continua atravessando o deserto até finalmente chegarem no oceano – sua jornada continua, agora debaixo d’água. Tailmon explica que as correntes marítimas os levarão para FAGA, o local onde o maior fragmento de Millenniumon caiu ao fim da guerra antiga, e que também é lar de vários seres malignos que desejam a reencarnação do ser das trevas.

A corrente marítima de repente se torna volátil, o que acaba jogando Komondomon em direção a uma espécie de cidade submarina. Após um pequeno confronto com os locais, os digiescolhidos os ajudam contra um ataque de um grupo de Mataraymon, que são espantados por Tailmon.

O grupo descobre que um MarinAngemon é quem comanda a cidade, e que a mantém sob a água com a ajuda de seu Anel Sagrado, similar ao que Tailmon tem em sua cauda. MarinAngemon convida os digiescolhidos para descansarem em seu castelo antes de partirem, e também explica que, temendo ataques futuros, ela moverá a cidade de lugar pela manhã.

MarinAngemon se apresenta para o grupo.

O digivice da Luz

A manhã chega, e MarinAngemon começa a mover a cidade para outra localização, quando um Anomalocarimon, acompanhado de mais Mataraymon, os atacam. Greymon, Birdramon, Pegasus e Tailmon atacam os inimigos – quando Hikari pede para ir junto de sua parceira, Tailmon insiste que a luta é trabalho dela e que a garota não deve se envolver.

Anomalocarimon utiliza ataques elétricos, o que dificulta a movimentação de grupo para contra atacá-lo. Tailmon começa a agir de forma descuidada, com o pensamento de que, como Digimon Sagrado, é trabalho dela proteger a todos. Quando Taichi e o agora evoluído MetalGreymon partem para ajudar, Hikari pede para ir junto.

Chegando perto de Tailmon, Hikari salta em direção a ela e, após expressar seus sentimentos dizendo que a Digimon não precisa mais fazer as coisas sozinhas e que todos estavam lá junto com ela, o digivice da Luz finalmente aparece nas mãos de Hikari. Com o poder renovado, Tailmon, MetalGreymon, Birdramon e Pegasusmon derrotam Anomalocarimon.

O episódio termina com o grupo retornando para as correntes marítimas e continuando sua jornada em direção a FAGA e a Millenniumon.

Tailmon e Hikari após o surgimento do digivice da Luz.

Veredito

Já passamos da metade do anime, de acordo com as previsões da Toei Animation, e o episódio 34 foi o exemplo perfeito do que tem sido o reboot no geral: vários momentos esquecíveis, com um roteiro que se recusa a trabalhar o grupo como um todo e com várias cenas problemáticas na parte da animação.

Foi um episódio que se propôs a introduzir melhor a personagem Tailmon e sua relação com Hikari, para poder trazer sua digievolução para Angewomon no próximo episódio, mas na prática a relação toda pareceu muito corrida – assim como o anime num todo.

Continuamos a espera de ver uma interação maior entre o grupo, além de mais destaque para os outros digiescolhidos que continuam esquecidos no churrasco, ao invés do foco no grupo de Taichi.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.