Em A Amizade Azul Queima, Gabumon foi capturado por um digimon inimigo e sua vida corre perigo. Para salvá-lo, Yamato contará com a ajuda de Joe e Gomamon, que finalmente conseguiram escapar da fonte termal onde estavam presos.

Digimon Adventure EP 37 – Review

O ritual de Mephismon

O episódio começa com Yamato sendo perseguido por um bando de Troopmon quando um gêiser explode abaixo deles, fazendo os inimigos saírem voando. Joe e Gomamon surgem, explicando que seguiram o fluxo do gêiser até ali, conseguindo escapar de uma fonte termal onde estavam presos.

Yamato revela a situação para os dois: enquanto tentavam proteger os digimon mais fracos da área de um inimigo chamado Mephismon, Gabumon acabou sendo capturado. Mephismon está realizando um tipo de ritual das trevas sacrificando outros digimon para alimentar um cristal negro, possível fragmento de Milleniumon, e Gabumon será sua próxima vítima.

Não conseguindo escalar a montanha sozinho e chegar até seu companheiro, engolindo seu orgulho, Yamato pede ajuda para Joe e Gomamon. O plano é usar os Torpedos Arpões de Ikkakumon para criar bases onde Yamato possa se apoiar e escalar a montanha.

Mephismon realizando seu ritual.

O Digiescolhido da Amizade

Ao iniciar sua escalada, Yamato relembra como conheceu Gabumon. Pouco antes de Taichi conhecer Koromon, Yamato já estava dentro da Rede de Dados e conhecia Tsunomon. Na época, o digiescolhido não queria nada com seu futuro parceiro e só estava tentando voltar pra casa. Quando eles são atacados, Tsunomon protege o garoto e eles acabam criando um vínculo forte de amizade.

Mephismon reinicia seu ritual, pronunciando seu feitiço de forma a afetar todos na área. Joe e Ikkakumon estão sendo atacados pelos Troopmon e também estão sendo afetados pelo feitiço, quando Joe começa a entoar fórmulas de matemática e fatos históricos de uma forma tão compenetrada e poderosa, que acaba contra-atacando as ondas do feitiço de Mephismon e colocando os Troopmon do seu lado.

Com a ajuda de Ikkakumon, Yamato finalmente chega ao topo da montanha e encontra Gabumon, mas Mephismon já começou seu ritual. Se esforçando para romper a barreira criada pelo inimigo, Yamato declara seu carinho por seu companheiro com toda sinceridade: Gabumon foi o primeiro amigo que ele já teve e isso é muito precioso para o garoto.

Com o poder do digivice, Gabumon é solto e começa a revidar contra Mephismon. Evoluindo para Garurumon e depois para WereGarurumon usando seu Sagittarius Mode, e finalmente derrotam Mephismon e limpam a área de sua energia maligna. No fim, Taichi, Takeru e o resto do grupo conseguem chegar ao local, assim terminando de reunir os digiescolhidos.

Yamato tentando romper a barreira de Mephismon.

Veredito

No geral, A Amizade Azul Queima foi um bom episódio. Com algumas referências ao anime original de Digimon se tratando da relação entre Joe e Yamato, o desenvolvimento da trama foi interessante. Mas ele acaba caindo na mesma questão que o episódio anterior: por mais interessante que tenha sido, a construção dos episódios anteriores foram muito mal feitas, o que causa a sensação de que algo está faltando no roteiro.

Na parte da animação, alguns pontos precisam ser destacados: no geral, os traços foram bem feitos, exceto na parte em que Takeru explica pra Taichi e Koshiro que seus pais são separados – é como se aquela cena tivesse sido feita a parte do resto do episódio, e destoa totalmente do clima. No mais, não há muito a reclamar nessa questão.

Vale destacar também que foi um total desperdício que a forma mega de Gabumon não tenha sido apresentada, em um episódio claramente feito para Yamato ter um destaque. Agora que o grupo está reunido de novo, resta saber se os próximos episódios voltarão para a Tachilândia ou continuarão dando destaque para os outro personagens.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.