Assim que Yamato e Gabumon conseguiram atingir uma nova forma final e encontrar o segredo de seu digivice, Taichi e Agumon seguiram sua viagem. Em A Catástrofe faz Contato, a dupla é subitamente atacada por velhos conhecidos que se dizem mensageiros do ser que trará a Grande Catástrofe para o mundo.

Digimon Adventure EP 56 | Crítica

O retorno de Algomon

Taichi e Agumon estão sendo carregados por um grupo de Honeybeemon para seu próximo destino. Koshiro e Tentomon também estão se preparando para partir em busca de mais informações sobre a Grande Calamidade quando, durante a conversa entre os quatro, Taichi e Agumon são atingidos por um vento muito forte sendo transmitido por um olho gigante no céu. Os dois acabam sendo levados para dentro do olho.

Ambos acordam no que parece ser uma dimensão alternativa cheia de raízes de plantas e olhos verdes os observando. Finalmente o inimigo se revela: são Algomon, o primeiro digimon que Taichi e Agumon enfrentaram quando se se conheceram na Rede de Dados. Foram eles que causaram grandes estragos no mundo humano com suas interferências na Rede.

Porém, ao contrário dos anteriores, esses Algomon conseguem falar. Um dos Algomon evolui para uma forma mais humanoide e com maior desenvoltura na fala. Ele explica que os eles estão ali para executar uma missão, a ordem de seu criador, e prossegue para separar a dupla. Quando Agumon consegue se livrar das raízes, ele encontra vários Taichi, todos correndo em sua direção. Os Algomon então prendem todos os Taichi em suas raízes.

Os vários Taichi criados por Algomon.

Companheirismo

Olhando com um pouco mais de atenção, Agumon percebe que os Taichi aparentam ter personalidades completamente diferentes. Porém, ele acaba se distraindo com o grito de dor de um dos Taichi e tenta libertá-lo, apenas para descobrir que ao liberar o digiescolhido falso, uma explosão é ativada para atingir Agumon. Algomon diz que se trata de um teste: encontrar o verdadeiro Taichi significa sair daquele lugar.

Agumon fica muito confuso mas começa a libertar todos os Taichi, sendo atingido por uma explosão atrás da outra. Ele não consegue se concentrar com todo o barulho que os Taichi fazem, mas continua atacando para libertar todos até encontrar seu verdadeiro amigo. É quando Agumon lembra que o verdadeiro Taichi sempre enfrenta todas as situações com otimismo e coragem, ativando uma espécie de poder explosivo que estava escondido, forte o suficiente para livrar todos os Taichi de uma só vez, fazendo que que eles desapareçam.

Agumon finalmente encontra o verdadeiro Taichi, que estava sendo mantido preso atrás de suas cópias por um dos Algomon. Ambos então partem para o contra-ataque, destruindo todos os Algomon e, como WarGreymon, lançando o ataque Força Terra para destruir aquela dimensão em que estavam.

Agumon ativando o que parece ser um Burst Mode, um modo onde o digimon libera um grande poder momentaneamente.

Grande Calamidade

De volta ao digimundo normal, o único Algomon que sobrou foi aquele que tinha a forma mais avançada e fala fluentemente. Ele avisa que aquele que o criou em breve começará a agir e tudo se transformará em nada. Algomon então desaparece no ar.

Taichi contata Koshiro novamente, que faz a conexão de que tudo sempre esteve ligado aos Algomon: os ataques em Tóquio, o fluxo de dados fluindo para o digimundo em forma de energia das trevas, tudo. Yamato acha que esse contato direto feito pelo inimigo pode significar que os digiescolhidos não são mais uma força que pode ser ignorada.

Koshiro e Tentomon decidem sair da árvore de Wisemon e continuar sua jornada em busca do segredo dos brasões. Taichi percebe que a bússola em seu digivice parou de se mover, apontando fixamente para uma direção. No final do episódio, vemos uma esfera negra rodeada de Algomon, e no meio dela vemos um olho amarelo aberto.

A evolução do Algomon mais consciente.

Veredito

Após alguns episódio apenas focados nas evoluções finais e desenvolvimento de personagens (embora não muito bem feito), finalmente temos um capítulo focado no enredo do anime. Não foram reveladas muitas informações, mas apenas o fato da retomada da história existir já é bom.

O mistério por trás dos Algomon continua não-resolvido, mas ver suas aparições depois de tantos episódios mostra que, apesar dos inúmeros problemas com a produção, uma coisa que o reboot tem feito é prestar atenção à sua construção de mundo.

É provável, porém, que o episódio fosse melhor caso tivesse sido focado em outro personagem que não Taichi e Agumon – talvez, por exemplo, se fossem Koshiro e Tentomon na mesma situação, tivéssemos maiores explicações ou tentativas de entender o que está acontecendo, já que faz parte das características de Koshiro tentar entender o mundo ao seu redor.

Apesar disso, podemos dizer que a interação entre os dois protagonistas foi mais interessante do que o usual, uma vez que o foco foi Agumon e não Taichi – falando em Taichi, a adição de “clones” foi algo bem diferente, mas que poderia ter sido explorado melhor.

Em um balanço geral, foi um bom episódio de retomada de enredo, respondendo poucas perguntas e criando outras, inclusive sobre o ser dentro da esfera negra com olho amarelo. Ele já havia aparecido antes, após a batalha em Tóquio, e é bom que o anime não tenha esquecido dele.

O próximo episódio focará em Hikari e Tailmon, e apesar disso, não é provável que vejamos uma nova forma final para a Digimon Sagrado. Mas, mesmo assim, pode ser interessante ver o desenvolvimento de Hikari no capítulo.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.