A Grande Catástrofe finalmente fez contato com os digiescolhidos através de Taichi e Agumon. Enquanto todos tentam entender o que está acontecendo, Hikari e Takeru continuam sua jornada. Em Hikari, Nova Vida, os digiescolhidos da Luz e da Esperança retornam ao lugar de descanso de Petaldramon e encontram um local de nascimento de digiovos.
Digimon Adventure EP 57 | Crítica
Floresta do renascimento
A bordo de Komondomon, Hikari e Takeru estão em direção ao local de descanso de Petaldramon. Ao chegarem lá, eles encontram seus antigos amigos Muchamon e Puwomon e veem que a floresta cresceu muito e se tornou local de nascimento de digiovos, a forma pela qual os digimon nascem. Novamente do nada, Taichi e Agumon aparecem no local.
Hikari nota que um dos ovos está frio e não dá sinais de vida. Para entender o que está acontecendo, ela pede para que Muchamon e Puwomon os levem até onde acharam o digiovo. No caminho, eles percebem que a floresta está passando por um problema: os digiovos estão sendo atacados por digimon fantasmas chamados Soulmon. Tailmon afasta os inimigos com o poder de seu anel sagrado, mas os ovos já estão frios e sem sinais de vida.
Tailmon e Hikari então bolam um plano para ajudar a floresta: a ideia é que Taichi e os outros busquem todos os digiovos que estão espalhados pela floresta antes que os Soulmon os encontrem, enquanto as duas irão procurar os inimigos e se livrar deles sem destruir o ambiente ao redor. O grupo então se separa.
A ameaça de SkullBaluchimon
Hikari e Tailmon partem para dentro da floresta usando o anel sagrado de Tailmon como uma espécie de detector de metais voltado para Soulmon. Taichi, Takeru e os outros encontram vários digiovos, enquanto Hikari e Tailmon descobrem que existem muito mais Soulmon do que elas achavam. O motivo disso acabam se revelando rapidamente: é a influência de SkullBaluchimon, um digimon inimigo da vida.
Com Tailmon evoluindo para Angewomon, a batalha começa. SkullBaluchimon é muito maior que Angewomon, o que torna a luta desvantajosa para ela e Hikari. As duas acabam sendo atingidas por um ataque de grande proporções do inimigo, e mesmo com o poder do digivice de Hikari, elas não conseguem revidar apropriadamente e Angewomon é atirada em direção ao túmulo de Petaldramon.
Enquanto isso, Taichi e os outros começam a ser atacados pelos Soulmon, e outra batalha se inicia para proteger os digiovos.
A Luz da vida
Angewomon aterrisa no local onde os digiovos já encontrados estavam sendo mantidos e percebe que todos eles estão sem cor e frios. Ela também nota que está cercada de Soulmon e precisa lutar contra todos em seu estado enfraquecido. Hikari consegue chegar ao local mas é seguida por SkullBaluchimon, que mais uma vez usa seu ataque para destruir tudo ao redor, colocando todos em perigo.
Quando a poeira do ataque abaixa, todos estão no chão: Angewomon já não consegue se mexer, e Hikari foi atirada para longe junto com os digiovos. Ela tenta alcançar o ovo mais próximo, quando seu senso de dever e seu poder como digiescolhida da luz faz com que o digiovo ganhe vida novamente, dando origem a um pequeno Nyokimon.
Esse nascimento milagroso dá forças para Hikari, que entende qual é seu papel como portadora da luz. Com as forças renovadas, ela compartilha seu poder com Angewomon, que emite uma luz tão poderosa que devolve a vida aos digiovos que estavam frios e faz com que SkullBachimon e os Soulmon desapareçam e retornem ao estado inicial de todo digimon: digiovos. Assim elas protegem a floresta e o legado de Petaldramon.
Veredito
Diferente dos últimos episódios focados em digiescolhidos específicos, este capítulo fez um trabalho muito interessante em reforçar o papel especial de Hikari na história. Assim como Takeru, o brasão dela não representa uma característica comum como coragem ou sinceridade, mas sim algo maior que ela ou os outros: a Luz da vida.
As outras adaptações de Digimon sempre tiveram muita dificuldade em retratar com precisão e objetivamente o que isso quer dizer, e isso também acontece com o reboot. Porém, desde que Hikari foi introduzida no anime, seu papel como portadora da Luz tem sido explicado da melhor forma possível para o telespectador. O problema é que seu papel não parece ser tão importante assim no enredo principal do anime.
Mesmo assim, o episódio fez um bom trabalho em colocá-la contra um inimigo que traz a morte, fazendo Hikari dar um novo passo em direção à sua compreensão do que é ser a portadora da Luz. No mais, o episódio não foi tão marcante e a falta de uma evolução para o nível final, mais especificamente Ophanimon, a forma anjo de Tailmon, talvez tenha prejudicado o impacto que o capítulo deixou de ter.
O próximo episódio, porém, terá uma nova evolução: Koshiro e Tentomon terão que enfrentar vários desafios para salvar seus amigos, alcançando a forma final no processo. Tem tudo para ser um episódio interessante, uma vez que o foco será em Koshiro, um personagem que tende a ser diferente dos demais em suas tomadas de decisão e análises.
Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.