A jornada dos digiescolhidos em busca dos brasões continua, e dessa vez Joe e Gomamon serão os protagonistas. Em Vikemon vai para as Geleiras, os digimon das águas termais estão em busca de um lugar mais quente para viver, mas acabam sendo atacados por um navio pirata liderado por um Olegmon.

Digimon Adventure EP 59 | Crítica

Aventura no gelo

Após se tornar senhor das fontes termais, Joe agora lidera o grupo em uma empreitada nas geleiras. Apesar do esforço, nenhum deles tem força para continuar e acabam caindo no gelo. Quando tudo parecia perdido, uma sombra enorme surge no céu: era um digimon dirigível chamado Blimpmon, que trazia Mimi, Palmon e os outros digimon da escola da Babamon.

Após resgatar o grupo de Joe, Mimi explica que eles estão em uma expedição pelo Continente Nuvem e por isso estavam naquela região. Já Joe e os demais estavam procurando um lugar mais quente para viver: acontece que as fontes termais secaram aparentemente do nada, e os digimon começaram a passar frio. Seguindo o rumor escutado por Kabukimon, o grupo partiu e acabou se perdendo nas geleiras antes de alcançar seus objetivos. Entendendo a situação, Mimi resolve levar todos até o local mais quente no continente.

Porém, de repente, eles são atacados por um navio pirata: a bordo dele estavam vários Gawappamon e Hangyomon liderados por um Olegmon. O autointitulado Xogum do navio exige que todos entreguem suas comidas, e quando escuta a recusa, começa a atacar novamente Blimpmon. TonosamaGekomon rebate as balas de canhão com seus ataques sonoros, mas acaba perdendo o equilíbrio e caindo de Blimpmon. Joe e Gomamon são atingidos e também caem, sendo capturados pelos piratas.

Digimon Adventure EP 60
Olegmon.

Vikemon, o rei das geleiras

Prisioneiros dos piratas, Joe e Gomamon escapam de sua cela facilmente e passam a investigar o navio. Eles descobrem que os digimon de lá não tem nenhuma comida, e confirmam isso quando são vistos por um Gawappamon que não consegue correr atrás deles por estar sem energia: a ilha onde eles moravam se tornou infértil, provavelmente devido a energia das trevas que está correndo pelo digimundo. Para salvar seus amigos, Olegmon decidiu partir a procura de um novo lugar para viver, saqueando navios pelo caminho. Porém, mesmo os mares estavam vazios e eles acabaram vagando pelas geleiras sem ter o que comer.

Escutando com atenção a história, Joe entende o que ele precisa fazer e vai até o deck do navio desafiar Olegmon para uma batalha apostando seu orgulho como líder e sua liberdade, assim como seus suprimentos. Quem perder também se tornará servo do vencedor.

A batalha começa e Olegmon se mostra muito mais forte e habilidoso mesmo contra a forma evoluída de Gomamon, Zudomon. Ele e Joe até conseguem desferir alguns golpes usando de estratégias de distração, mas ainda assim ficam em desvantagem e são atingidos facilmente.

Olegmon explica que não tem intenção de tomar as vidas dos oponentes e só está atrás de suprimentos para salvar sua tripulação, não podendo perder. Inflamados pelo discurso do oponente, Joe e Gomamon finalmente liberam todo seu poder e alcançam sua forma final: Vikemon. A batalha fica mais equilibrada, porém agora a dupla da confiança tem uma pequena vantagem, que é o bastante para vencer a luta com um golpe paralisador.

Após vencer, Joe explica seu plano para Olegmon: o que ele deseja é ajudar a tripulação do navio e os leva junto de seus amigos para a região quente do continente. Chegando lá, Joe ganha acesso ao seu brasão, e agora seu grupo está seguro de novo.

Digimon Adventure EP 60
Vikemon.

Veredito

Mais um arco de desenvolvimento de personagem chega ao fim, e esse talvez tenha sido o melhor deles. Joe é um personagem que entrega atuações interessantes, muito porque não se espera grandes feitos dele, mas também porque ele é o personagem mais pé no chão dentre os digiescolhidos, alguém com quem o público consegue se identificar de forma mais fácil.

Também é legal notar como o personagem se manteve no seu núcleo das águas termais, o mais bobo em relação a conteúdo, e que no fim conseguiu construir uma história com começo, meio e fim bem feitos – bastante diferente de outros núcleos da série. A coroação disso foi a aparição de Vikemon, que teve uma animação melhor do que a de HerakleKabuterimon no episódio passado, mas que também não passou a mesma sensação de grandeza de WarGreymon, por exemplo.

Estamos a 6 episódios do final, e o próximo capítulo colocará os holofotes de volta em Takeru e Patamon, que reencontrarão Eldoradimon e tentarão ajudá-lo a voltar pra casa. A dupla também costuma ter episódios interessantes, mas vamos esperar para ver.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.