Jogos rítmicos são muito interessantes porque além da música também envolvem diferentes temáticas e abordagens criativas. As mecânicas também devem ser bem trabalhadas para a integração da gameplay com o lado musical e resultar em um jogo funcional. Double Kick Heroes  se enquadra bem nos quesitos acima apresentando uma boa mescla das características. O jogo foi desenvolvido distribuído pela Headbang Club, sendo lançado em agosto de 2020 para as plataformas PC, Xbox One – já disponível no Gamepass – e PlayStation 4.

Apresentando um enredo simples, o jogo coloca o jogador em um mundo pós-apocalíptico para derrotar hordas de inimigos no mínimo exóticos ao som de muito rock. Apresentando um visual pixelizado carismático e com muitas referencias a grandes músicos como  James Hetfield – guitarrista e vocalista do Metallica – e Lemmy – baxista e vocalista do Mothorhead.

Ritmo alucinante

O rock não é só a trilha sonora, mas também o que guia cada uma das fases do jogo, já que atiramos do nosso veículo ao ritmo das músicas. Com uma divisão de seis mapas, cada um deles é composto por 5 fases, sendo a quinta a batalha contra um chefe.  Para passar delas devemos apertar os botões quando pedido, assim, completando a musica e atirando nos inimigos.

A premissa é simples, porém positivamente caótica ao mesclar os tiros, batalha e a jogabilidade rítmica que pega o jogador de forma energética. Inclusive, durante a gameplay não foram raras às vezes em que me peguei errando notas (o morrendo) por empolgar com trilha sonora ou por parar para admirar o design dos personagens. O ponto visual também é positivo, pois os chefes são marcantes e os demais mobs muito criativos.

Em relação à eliminação dos inimigos, o carro apresenta uma arma básica, sendo melhorada com o acerto consecutivo. Porém, dependendo da dificuldade em que está se jogando novas armas são adicionadas e para ativa-las novos pontos de ritmos são adicionados. Isso faz com que quanto maior a dificuldade, maior a proximidade com a música tema da fase. Quando a fase é concluída, ela pode ser jogada quantas vezes o jogador quiser.

O foco é a diversão

O jogo deixa o jogador livre para se divertir, pois caso não consiga passar de uma música ele é pode mudar a dificuldade sem afetar o progresso no modo campanha. As dificuldades são: Rock, Rock Pesado, Metal, Violento e Extremo, sendo que cada um deles adiciona novos elementos de desafio. Anteriormente foi citada a adição de novas armas, no caso elas são ganhas com o avançar das fases, porém só são aplicadas se jogadas em certas dificuldades. Por exemplo, a granada só é utilizada quando jogamos a partir da Rock Pesado e a Sniper a partir do Violento.

Mas nem só de modo história vive o jogo, pois em seu modo arcade o jogador pode repetir as músicas, sem a necessidade de navegar pelo mapa, no melhor estilo guitar hero. Além disso, o jogo apresenta uma galeria de músicas que não está disponível no modo campanha como um bônus aos fãs de rock.

Veredito

Doble Kick Heroes é um jogo surpreendente, muito divertido e que mescla de forma competente a questão rítmica em meio a sua história e jogabilidade. Para os fãs de rock é difícil não repetir algumas fases – ou buscar no modo arcade – somente para ter novamente a experiência da música em meio ao visual caótico da gameplay. As referencias são muito divertidas e bem colocadas. É um jogo que vale muito a pena, ainda mais para os fãs de rock mais pesado.

NOTA: 4,2/5

Cedido por: Headbang Club