DRAGON QUEST XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition é o mais novo lançamento da Square Enix. O game foi dirigido por Takeshi Uchikawa e conta com a arte do lendário Akira Toriyama.

No game você entra na pele de “Hero”, um herói ao qual você pode nomeá-lo da forma que preferir, ao longo do game você reúne forças com diversos companheiros que estão espalhados pelo vasto território de Erdrea. Nessa jornada para salvar o mundo você visita incontáveis vilas e cidades, onde você coleta objetos para forjar equipamentos, criar elos de amizade e realiza diversas missões.

A review a seguir não contém spoilers!

A Jornada do Herói

No game somos transportados para o mundo de Erdrea, e tudo começa quando o Reino de Dundrasil é invadido e destruído por um exército de monstros. O protagonista ~até então um bebê~ sobrevive e é encontrado boiando em um rio dentro de uma cesta pelo velho Chalky da vila Cobblestone.

A criança então é adotada e cresce naquela vila até realizar a cerimônia de maioridade, onde Amber revela ao seu “filho” que ele é na verdade adotado e deve buscar mais sobre seu passado. Após o desenrolar da história e sendo caçado constantemente por Rei Carnelian de Heliodor, o nosso protagonista embarca em uma jornada para descobrir mais sobre o que é ser um Luminary.

Ao longo de sua jornada você pode reunir diversas informações úteis explorando as cidades e casas, além de enriquecer seu bestiário lutando com diversos monstros usando habilidades únicas de cada personagem, variando entre Knight, Thief, Mage e Martial Artist.

DRAGON QUEST XI S: Echoes of an Elusive Age - Definitive Edition
© 2017, 2020 ARMOR PROJECT/BIRD STUDIO/SQUARE ENIX All Rights Reserved.
©SUGIYAMA KOBO/ PSUGIYAMA KOBO

DRAGON QUEST XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition além de contar com mais de 100 horas de conteúdo jogável, nessa edição definitiva também traz aos jogadores um modo 2D retrô com uma série de submissões que nos permite visitar os mundos dos títulos anteriores de Dragon Quest.

Apesar de ser um jogo vasto ~bota vasto nisso~ DRAGON QUEST XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition é um game bem intuitivo e prático. Ao longo da jornada o jogador pode facilmente se “reencontrar” seguindo os conselhos dos NPC’s que dão dicas de onde ir, principalmente os de balões de fala rosa, que precisamente vão te fornecer informações cruciais para seguir a missão.

O menu também oferece as opções “Travellers Tips” e também “Party Talk” onde você é lembrado do seu objetivo atual da história. Um fator para lá de curioso e muito útil é a rápida recapitulação quando o jogador torna a jogar, que serve para refrescar a memória dos últimos acontecimentos. 

Já as missões secundárias são sinalizadas com bolas roxas no mapa, e elas variam entre missões curtas que você pode resolver na mesma cidade até a missões que exigem que você e sua party viagem pelo continente. Completando essas missões você obtém recompensas valiosas e até ensinamentos de forja.

Nova edição, velhos companheiros

Diferentemente do título de 2017, Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition traz consigo novas histórias paralelas dos seus companheiros de viagem e também missões individuais. World of Tickington em 16 bits também está disponível e repleto de missões secundárias que enriquecem suas informações para prosseguir na jornada.

Uma dica bastante relevante para quem vai iniciar a jornada é seguir os tockles que aparecerem. Sim, uns “fantasminhas” que são originalmente de Tickington sempre estão perto de itens importantes e também pontos cruciais de missões.

Dragon Quest pode parecer ter uma trama simplista, mas certamente Yuji Horii, Kenjirou Mori e Jun Ito sabem desenvolver personagens com bastante personalidade, o que torna sua jornada sempre cheia de surpresas e bem humorada ~Sylvano e Veronica estão com dor na coluna por carregarem o jogo nas costas~.

© 2017, 2020 ARMOR PROJECT/BIRD STUDIO/SQUARE ENIX All Rights Reserved.
©SUGIYAMA KOBO/ PSUGIYAMA KOBO

A trilha sonora do jogo é realmente algo que arranca arrepios! Além de estar totalmente orquestrada, você também pode alternar entre a trilha sinfônica e sintetizada. Infelizmente o jogo não conta com legendas em português, o que pode afastar muitos jogadores brasileiros ~já que é um jogo denso e com bastante detalhe~, mas o jogo está disponível com áudios em japonês e também inglês.

Claro que como um bom RPG o modo foto não poderia ficar de fora, ao longo do jogo você pode imortalizar sua aventura com diversas fotos reorganizando sua party com várias poses diferentes.

Luminary e sua Party

O jogo segue a linha de combate por turnos, porém totalmente estilizável. Ou seja, o jogador pode optar por seleções prontas de combates como “Show No Mercy”, “Fight Wisely”, “Mix It Up”, “Don’t Use MP”, “Focus on Healing” e também pode ajustar a velocidade de batalha. Para os que gostam de um bom combate pensado, o jogador pode optar pela opção “Follow Orders” onde os personagens a cada turno vão esperar os seus comandos para iniciarem seus turnos.

Ao longo de sua jornada você vai juntando mais companheiros em sua party, os membros do grupo ganham experiência, independentemente de serem usados ativamente em batalha ou não, ou seja, há várias combinações diferentes que te permitem experimentar uma equipe que se adapte melhor ao seu estilo de jogo. Além disso ao longo das batalhas o jogador poderá usar ataques especiais intitulados como Pep Powers.

Vale frisar que o jogador tem a liberdade de trocar os membros do grupo em Line-Up e seus equipamentos no meio da batalha, o que é muito útil. Algo muito importante nesse game é que o jogador sempre deve se certificar de adicionar itens às sacolas de cada personagem para que eles estejam disponíveis no combate.

Outro fator positivo no jogo é que é possível redistribuir seus pontos de habilidade, então nada de pânico! É possível que você por meio da opção “Rectification” em uma capela ou acampamento realoque seus pontos onde preferir, com um pequeno custo.

© 2017, 2020 ARMOR PROJECT/BIRD STUDIO/SQUARE ENIX All Rights Reserved.
©SUGIYAMA KOBO/ PSUGIYAMA KOBO

Por falar em acampamento, nesse jogo a hora do dia é fundamental para alguns tópicos. Alguns inimigos reagem de forma diferente dependendo da hora do dia e alguns nem mesmo aparecem antes do sol de por. Nos acampamentos e hospedarias, você pode descansar recuperando assim seus pontos de vida e magia, e podendo também salvar o seu progresso, apesar de já contar com um save automático.

Na edição definitiva é permitido que os jogadores também utilizem a forja (Fun-Size Forge) quando quiserem, não limitando apenas o uso em acampamentos e pousadas. Fun-Size Forge será crucial no seu progresso, já que com ela você vai produzir equipamentos variados e exclusivos para os seus personagens. É muito importante que os jogadores também gastem o máximo de tempo possível coletando itens, pois eles vão permitir que você melhore seu equipamento ainda mais.

Para os heróis que estão em busca de uma emoção extra, Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition traz novas opções de dificuldade, onde os combates ficam MUITO MAIS desafiadores.

Banindo a Escuridão

DRAGON QUEST XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition pode ser carimbado como melhor jogo da série Dragon Quest, bem como um dos melhores JRPGs contemporâneos, já que consegue equilibrar todos os elementos de um bom combate de turnos com um enredo arrebatador e envolvente. E assim como outros JRPGs a sexualização de alguns elementos no jogo não ficam de fora, mas felizmente não é algo que atrapalhe a experiência do jogador como um todo.

DRAGON QUEST XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition estará disponível para o sistema PlayStation 4, Xbox One como um título Play Anywhere, Windows 10 e PC (Steam), e também na Epic Games no dia 4 de dezembro de 2020.

Dica da editora: O jogo não termina nos créditos! Certifique-se de continuar para encontrar uma GRANDE QUANTIDADE de novo conteúdo narrativo em Erdrea. Siga a história principal e não desista até você chegar no final verdadeiro do jogo!

NOTA: 4,5/5
Jogo: Cedido pela Square Enix