Dredge foi lançado de fininho no final de março e se consolidou como uma das grandes surpresas do início de 2023. Desenvolvido pela Black Salt Games e distribuído pela  Team17, o game foi lançado para Xbox One, PlayStation 4 e 5, Xbox sires X|S, PC (via Steam) e Nintendo Switch, apresentando uma história misteriosa e que combina muito bem com o visual e gameplay proposta.

Sua narrativa se passa no ano de 1927 e gira em torno de um marinheiro que retorna as suas atividades após um terrível acidente. Com seu universo embebido no horror cósmico, o jogador navega e cumpre missões que apresentam pouco a pouco os acontecimentos de forma a sempre trazer mais perguntas que atiçam ainda mais a curiosidade do jogador. Entretanto é necessário explorar, pois cada missão secundária pode apresentar mais da mitologia do universo e do passado do protagonista. Vale ressaltar que o game possui dois finais distintos e depende do quanto o jogador buscou informações acerta da cidade e dos acontecimentos passados.

Dredge-3

Gameplay simples e imersiva

A primeira vista o game se destaca pela suas mecânicas de pesca que guiam as formas com que as missões serão realizadas e impactam na melhora do barco que usamos, uma vez que tanto os peixes como os materiais são encontrados nos mares. Para realizar estas atividades temos os mais variados recursos como varas para pesca em regiões vulcânicas, águas rasas, abissal, redes de arrasto, motor para drenagem e mais. Assim, a gameplay de premissa simples fica cada vez mais rica com o desenvolvimento da narrativa .

Dredge-1

Outra mecânica que tem impacto direto é a mudança de horários do dia, que faz com que o game tenha uma alternância entre dia e noite. Se o navegar de dia é uma atividade mais corriqueira e banal, a noite revela os horrores dos mares e ameaças além mundo comuns ao horror cósmico. Os peixes, que são encontrados em mais de 100 variedades diferentes, também mudam e faz com que certas missões sejam ocorram obrigatoriamente no período noturno, assim, expondo o jogador a riscos que podem ser diminuídos com a melhora do barco e habilidades ganhas com o avanço da narrativa. 

Falando sobre mapa, ele aparenta ser grande inicialmente, porém a melhoria do barco com a adição de mais velocidade e habilidades tornam a navegação cada vez mais agradável e fluida. Suas regiões são bem definidas e realizar a pesca e cumprimento das missões nos diversos ambientes exige que o jogador se adapte em relação a seus equipamentos. Além disso, a arte de Dredge é muito bonita e caprichada. Seus designs, palheta de cores e gráficos conseguem abordar o horror e o bizarro de forma a impactar o jogador, porém sem agredir com o excesso de cenas grotescas.

Dredge-2

Veredito

Dredge é um jogo que fisga o jogador ao unir suas mecânicas de gameplay, narrativa e mundo imersivo de forma extremamente coesa. Fazendo uma abordagem voltada ao horror cósmico, tanto a misteriosa história do protagonista como dos personagens secundários ganham destaque e  tornam cada missão, mesmo que sejam extremamente simples, curiosa e empolgante. Seu visual também consegue explorar bem atemática abordada e passa a aflição necessária para trazer maior senso de importância e consequências às ações realizadas.

Mesmo antes do do meio do ano de 2023, o game pode ser considerado um destaque e vale muito a pena ser jogado! Será difícil os jogadores que começarem a se aventurarem por esses mares não se interessarem em explorar mais do caprichado mapa e descobrir cada segredo escondido.

Chave do jogo cedida pela Team17

REVER GERAL
Narrativa
Gameplay
Visual
Trilha sonora
Construção de mundo
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
dredge-criticaDredge apresenta um universo cativante e fortemente influenciado pelas histórias de H.P Lovecraft. Sua gameplay é divertida e incentiva os jogadores a explorar os mares e ilhas no mapa. Já em relação a seu visual e trilha sonora, o game é bastante estilizado e mostra um capricho muito grande nestes aspectos. Sem dúvida um título que vale muito a pena conferir!