Endling: Extinction is Forever foi lançado em julho de 2022 para as plataformas PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, Nintendo Switch e plataformas Mobile, sendo desenvolvido pelo Herobeat Studios.
O game traz como protagonista uma mãe raposa, que está a beira da extinção e deve que luta pela sua sobrevivência e de seus quatro filhotes em meio a um mundo caótico à caminho da destruição. Assim, fica claro a mensagem ambiental que o jogo carrega, conseguindo transmitir o que deseja com clareza com a escolha de protagonista e cenas mostradas durante a campanha.
O game apresenta um carisma que não vem somente da protagonista e o cuidado com seus filhotes, mas também de toda a construção de cenário e sua estética amigável que é complementar a narrativa. Em meio às mudanças climáticas todos os seres vivos vão sendo afetados e precisam tomar decisões difíceis envolvendo sua própria sobrevivência. Desta forma, se constrói um cenário que força o aspecto survival do game e coloca o jogador em constante ameaça, mas não podendo ceder a ficar sempre em lugares seguros, uma vez que é necessário se aventurar por regiões cada vez mais perigosas para buscar alimento para os filhotes.
Em relação a suas mecânicas, Endling: Extinction is Forever se mostra bastante simplista, permitindo ao jogador interações básicas com o cenário que envolvem ações como subir em árvores, coletar alimentos e comandar os filhotes com um mesmo botão. Ao longo do gameplay podemos ir voltar em um mesmo cenário, o que unido à mecânicas simplistas pode resultar atividades repetitivas, mas que podem ser recompensadas pelo seu belo aspecto visual e uma evolução narrativa rápida.
O que pode influenciar um pouco mais na gameplay são as características de cada filhote que devido a suas evoluções podem se apresentar com habilidades diferentes no decorrer da campanha. Vale ressaltar que a trilha sonora é muito bem utilizada e colabora bastante para a ambientação e imersão do jogador.
Veredito
Endling: Extinction is Forever é um jogo sensível, que traz uma forte mensagem ambiental e um visual bastante único que apresenta elementos de sobrevivência com estrutura narrativa quase que linear. Sua gameplay simplista é interessante, porém um pouco repetitiva devido às idas e vindas no cenário sem mudanças de atividades.
Entretanto, o já comentado visual, o carisma dos personagens e sua ambientação imersiva contornam esta questão de forma bastante fácil e o torna muito atrativo. Sem dúvida um jogo muito interessante e que vale muito a pena ser jogado, porém prepare seu emocional já que o título não poupa o peso das decisões e as consequências das mudanças ambientais que impactam as diferentes formas de vida.