Fena: Pirate Princess episódio 3 | Crítica – E o episódio 3 de Fena: Pirate Princess nos trouxe novamente várias cenas que são um verdadeiro colírio para os olhos e também mais da trama principal da obra. No episódio passado vimos a protagonista partindo em busca de mais informações sobre a pedra misteriosa deixada por seu pai, Franz, acompanhada do grupo de ninjas da ilha Goblin.

No episódio intitulado como “Bar-Baral”, o grupo de desajeitados desembarca em uma outra cidade independente que é conhecida por ser um lugar onde os piratas de todo o mundo vão para liquidar seus tesouros.

Fena: Pirate Princess episódio 3 Crítica
Fena dando aula de como fazer humor sem precisar ser ofensivo [Reprodução: Crunchyroll]

Já em terra, o grupo principal se divide e os gêmeos que estão acompanhando Fena acabam encontrando um artefato bem similar à pedra que o pai de Fena deixou para ela; após uma “sutil” barganha, eles descobrem que a pedra foi esculpida em um lugar chamado Libar-Oberstein, na Aalemanha. O vendedor revela que há um rumor de que essa pedra pertenceu a uma família real.

Um fato curioso que vale a atenção no terceiro episódio é logo em seus primeiros segundos onde Abel recebe um pombo-correio – nessa cena temos um jogo de câmera que nos leva a pensar que quem enviou essa mensagem para o Supervisor da Colônia foi o chefe da ilha Goblin. Após Abel ordenar, um grupo de piratas segue as coordenadas para encontrar a protagonista em Bar-Baral para capturá-la.

O plot ainda se torna mais interessante após a conversa entre Abel e O’Malley (nova personagem introduzida) ao final do episódio, que nos leva a crer que Fena tenha algum grau de parentesco – ambos com cabelos “brancos” e tem o mesmo colar, com o Supervisor ou talvez seja até uma pretendente. Outro tópico que corrobora com essa teoria é que o Sconne, ao ver Yukimaru fugindo com Fena, chama a jovem de Alba Regina, que em latim juntando os dois nomes pode ser traduzido como: A Senhora Branca Absoluta ou A Rainha Branca.

Após serem cercados pelo grupo enviado por Abel, Yukimaru sai em disparada para salvar sua “amiga” e sem muitos ferimentos, o ninja consegue escapar. Um ponto para lá de positivo foi a excelente direção de arte de Yuya Kusumoto nesse episódio e a incrível imersão que o background passou para o espectador – precisamos tirar o chapéu para o Yoshihiro Sono. Será que eu posso falar de novo da trilha sonora? Mal posso esperar para dar stream nesses hinos!

Fena: Pirate Princess episódio 3
É tanta beleza e cabelos hidratados! [Reprodução: Crunchyroll]

Nem tudo é um mar de flores! Assim como nos episódios anteriores cenas de violência gráfica e discussões de cunho sexuais não ficaram de fora, apesar de não ser o foco. Em “Bar-Baral” muitas discussões políticas vem a tona como por exemplo a exploração das lavouras da América e o controle das as cidades independentes que também estão sob domínio da Inglaterra.

O episódio também não se esquece de suas sutilezas e parte disso vem especificamente do “acting” dos personagens, que ressalta os momentos de linguagem corporal – desde o riso safado de Shitan até as orelhas avermelhadas e o “beicinho” de Yukimaru ao toque de Fena. Sem abusar do humor, Fena: Pirate Princess vem apresentando cenas divertidas pontuais que são bem distribuídas ao longo dos episódios. Boa parte delas se deve a inocência de Fena ou as confusões dos gêmeos.

Fena: Pirate Princess episódio 3
“Você estava certíssima quando falou que é só elogiar os homens para fazerem o que eu quisesse.” [Reprodução: Crunchyroll]

A Animação

O embate principal do terceiro episódio gerou uma série se cenas fluídas, e isso se deve ao excelente gerenciamento dos quadros intermediários, chamados inbetweens. Como resultado tivemos um excelente trabalho na movimentação dos personagens e também nas transições de cena que utilizaram o “Ease Out” – valorizando a cena de desaceleração final.

Fena: Pirate Princess
[Reprodução: Crunchyroll]

Ficha técnica de Fena: Pirate Princess

História: Kazuto Nakazawa e Production I.G

Diretor: Kazuto Nakazawa

Screenplay: Asako Kuboyama

Música: Yuki Kajiura

Distribuição: Crunchyroll