Distribuída pela Synapse Distribution, Fruto da Memória é uma produção grega escrita e dirigida por Christos Nikou com Cate Blanchett como produtora executiva.

Essa comédia dramática foi exibida em 2020 nos festivais de Veneza e de Toronto, e mais recentemente foi exibido na Mostra Internacional de São Paulo. O filme também foi indicado pela Grécia para concorrer ao Oscar 2021 e conta com os atores Aris Servetalis e Sofia Georgovasili no elenco. Confira o que achamos do filme logo abaixo.

Atenção: essa review contém spoilers de Fruto da Memória

Epidemia de amnésia

A história acompanha o personagem Aris, um homem que acaba vítima de uma epidemia de amnésia misteriosa que se espalha pelo mundo e que não tem cura. Após ser encontrado em um ônibus sem saber quem é, Aris é levado para o Departamento de Memória Perturbada do Hospital Neurológico onde os pacientes são tratados enquanto as autoridades tentam encontrar suas famílias.

Entretanto ninguém aparece para buscar Aris, então ele recebe a oferta de fazer parte de um programa de reinserção na sociedade que o hospital promove: ele é colocado em uma nova casa e passa a receber diversas “missões” de seus médicos sobre coisas que ele pode fazer para construir uma nova vida, como conhecer novas pessoas, descobrir novos prazeres e etc.

Em uma de suas missões, Aris conhece uma mulher chamada Anna, também vítima de amnésia e que se encontra na mesma situação que ele. Ambos se aproximam e começam a passar bastante tempo juntos.

Fruto da Memória

Retorno a si mesmo

Apesar da amnésia não ter cura, de tempos em tempos Aris tem lapsos de memória onde enxerga algum aspecto de sua vida passada, mas tenta ignorar isso enquanto constrói uma nova personalidade.

Ele passa seu tempo com Anna, onde os dois realizam as missões que os médicos desejam e vivem novas experiências. Em dado momento, Aris recebe uma nova tarefa de seus médicos: ele deve encontrar alguém em estado terminal em um hospital, passar tempo com essa pessoa e formar laços com ele e a família, e quando essa pessoa inevitavelmente falecer, comparecer ao enterro.

Aris encontra um senhor com problemas nos pulmões e ambos formar uma boa amizade, onde em algum momento o protagonista lembra que teve uma esposa mas que ela infelizmente faleceu. A morte de seu novo amigo também aciona um novo gatilho na mente de Aris e ele lembra onde sua esposa está enterrada.

Após ir ao cemitério, ele aparentemente recupera toda sua memória e acaba se lembrando de onde ele costumava morar. O filme termina com o protagonista sentado na mesa de sua casa, sozinho, enquanto descasca uma maçã para comer.

Fruto da Memória

Veredito

Apesar de Fruto da Memória parecer ser um filme sobre amnésia, a ideia na realidade é ser um ensaio sobre o luto e como isso pode afetar as pessoas. De acordo com o diretor do filme, esse enredo foi criado quando ele mesmo perdeu uma pessoa próxima:

“Nesta época, questões como identidade, perda, memória e sofrimento não saíam da minha cabeça. Esse filme explora o que e quem faz de você a pessoa que você é e o quanto disso é autenticamente você e o que é imposto ou criado por outros”.

A própria estrutura do filme comprova isso, com Aris muitas vezes agindo como alguém que se submete a vontade dos outros e como, nem mesmo sem memórias, a dor do luto o abandona. A estética mais intimista e os poucos personagens também trabalham para que a conversa não seja sobre a doença, e sim sobre como essas pessoas se portam após isso.

Um fator importante do filme é o simbolismo presente nas maçãs: ao longo da história, Aris está sempre comendo uma maçã, e em uma cena o dono da loja onde ele compra essas maçãs o questiona sobre o motivo de ele consumir a fruta e ele mesmo não sabe responder. Acontece que a maçã é rica em substâncias chamadas fisetina e quercetina, ambas com propriedades que favorecem o amadurecimento do cérebro e estimulam mecanismos cerebrais associados à memória.

A combinação desse intimismo com temas bem abordados resultam em um bom filme que oferece importantes momentos reflexivos, mas apesar disso, a estética da produção não é muito convidativa e pode vir a ser um problema para quem está mais acostumado com filmes mais rápidos.

Fruto da Memória já está disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.

Material assistido em cabine de imprensa virtual

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Fotografia
Matheus
Fã de Yu-Gi-Oh!, Drakengard/NieR e Tomb Raider. Nas horas vagas, analista de Relações Internacionais e professor de inglês.
fruto-da-memoria-criticaFruto da Memória que combina0 intimismo com temas bem abordados, combinação essa que resulta em um bom filme que oferece importantes momentos reflexivos. Apesar disso, a estética da produção não é muito convidativa e pode vir a ser um problema para quem está mais acostumado com filmes mais rápidos.